Tablets na construção civil: mais qualidade às suas obras

Mobilidade é a palavra de ordem para otimizar tarefas. Desde 2016, o número de dispositivos móveis no Brasil supera o número populacional: 244 milhões de dispositivos ligados à internet um número que não pode ser mais ignorado por negócios de qualquer ramo, principalmente na área da construção.

Quando lidamos com obras, é preciso conectar de alguma forma o trabalho em campo ao escritório, controlando a distribuição de tarefas, os prazos e os orçamentos e acompanhando a evolução das etapas de construção para que sejam entregues dentro dos custos e prazos esperados. E a melhor forma de fazer isso, sem dúvidas, é com a utilização de tablets na construção civil.

Esses dispositivos chegaram para trazer aos gestores da indústria da construção a oportunidade de ter acesso a informações importantes em tempo real – seja on ou offline, apoiando a tomada de decisão. Se você ainda possui dúvidas sobre o uso de tablets na construção civil, continue lendo e descubra como essa tecnologia pode trazer mais qualidade para sua obra!

Apontamento de atividades

O uso de tablets na construção civil para o apontamento de atividades, auxilia profissionais a lidarem com o alto número de informações que são coletadas diariamente na obra. Em qualquer segmento da construção, ter a informação precisa, em tempo real, significa aumento de produtividade.

Os dispositivos móveis reduzem o tempo de acesso aos dados e possibilitam a geração de indicadores de desempenho para uma tomada de decisão. Além disso, eles permitem a realização de análises da eficiência de equipamentos e execução de tarefas.

Realização de inspeções de qualidade

Realizar inspeções é um procedimento chave para manter a qualidade dentro da obra. E, com o uso de tablets na construção civil é possível fazê-las por meio de formulários dinâmicos, que atendem às necessidades específicas do seu empreendimento.

Isso evita que respostas coletadas em papel tenham que ser digitadas em um computador, gerando retrabalho, além de acelerar processos, permitindo que sejam liberados por meio da assinatura eletrônica com aceite digital.

Aumento da segurança

A segurança é um dos itens que mais precisam de atenção do gestor de uma obra. Manter uma gestão organizada e proativa da segurança pode não ser tão fácil quanto imaginamos, principalmente sem o auxílio da tecnologia.

O uso de tablets na construção civil permite que você faça um acompanhamento efetivo de questões como: reuniões, documentação, uso de EPIs, exames e treinamentos. Você poderá, por exemplo, coletar as evidências da participação dos funcionários em treinamentos de segurança por meio de fotos ou assinatura eletrônica e deixar tudo salvo digitalmente, o que garante maior eficiência e agilidade de acesso aos dados no caso de uma eventual auditoria.

Controle da assistência técnica

O cliente de hoje quer ser bem atendido e ter suas dúvidas e problemas solucionados o quanto antes. A insatisfação no atendimento pode significar a perda de um, ou até mesmo mais clientes, além de afetar a credibilidade da empresa.

Porém, com auxílio da tecnologia, é possível otimizar a assistência técnica prestada aos clientes com a utilização de tablets na construção civil, que irão permitir que você visualize rapidamente todo o fluxo da solicitação do cliente, até o momento em que é completamente resolvida.

Vistoria da obra e entrega das chaves ao cliente final

Credibilidade e segurança são palavras-chave para garantir sucesso nesta etapa. Com o uso de tablets, é possível acompanhar visualmente cada fase de entrega da obra, fazendo com que toda a equipe visualize e se sinta participante ativo neste processo. Além disso, o cliente final também percebe valor e segurança da empresa, pois a vistoria da unidade e a entrega de chaves são feitas com o apoio da tecnologia em tempo real.

Com o dinamismo e segurança que a tecnologia proporciona,é possível atrelar as informações com outras áreas da empresa , garantindo a qualidade na entrega e da assistência técnica, a resolução de pendências anteriores em uma agenda de tarefas e a facilidade de consulta a toda documentação do projeto.

Gestão de documentos

Por último, são muitas as documentações envolvidas em qualquer empreendimento e é preciso ter cuidado para manter tudo organizado. Com o uso de tablets na construção civil, é possível melhorar a gestão de documentos no trabalho em campo, identificando a necessidade de determinado arquivo em cada etapa da obra, além de monitorar vínculos e permissões de acesso e a aprovação e publicação de revisões.

O objetivo de qualquer gestor é executar uma obra com qualidade. Sem dúvidas, o uso de tablets na construção civil permite a você garantir maior produtividade e eficiência nos processos, enquanto tem acesso ágil a dados da obra para basear sua tomada de decisão.


Imagem: MGI Tech

 

E, para que você saiba como otimizar os trabalhos, aproveite para baixar gratuitamente nosso e-book  sobre como garantir a qualidade da sua obra e veja, de uma vez por todas, como evitar falhas e fazer escolhas inteligentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *