Como o Módulo de Apontamento do Mobuss ajuda a aumentar a produtividade na construção

Você entende o valor do Apontamento para a sua obra? Tem o hábito de acompanhar os serviços executados? Você controla a produtividade na construção, como a de operários e equipamentos, os retrabalhos realizados, a falta de profissionais, material ou equipamentos? Você controla serviços não previstos como limpeza, descarga de materiais e a ociosidade de pessoas e dos equipamentos?

Como acontece a coleta das informações para a geração do seu diário de obra? Em quanto tempo você tem as informações necessárias para a tomada de decisão? Essas são perguntas frequentes para um gestor de obra ou profissional responsável por gerar ou formatar esses dados.  

O atual cenário da construção civil apresenta diversos problemas, tais como, baixa produtividade, baixa qualidade do produto final, custos e prazos divergentes dos previstos e altos índices de perdas, onde a maioria das empresas e profissionais ainda recorrem a recursos tradicionais, como o papel, para a coleta de dados de Apontamento da produtividade na construção ou Apropriação de Insumos. E essa rotina implica em uma série de problemas, que comprometem a confiabilidade das informações, como, por exemplo, a demora na compilação dos dados, retrabalhos para digitação das informações e em muitos casos perda da informação.

Atualmente, muitas empresas estão optando pelo uso de softwares para apoiar esta rotina, são soluções que auxiliam os profissionais a lidarem com o enorme fluxo de informação que são coletadas diariamente.

Sem contar que na coleta analógica a tomada de decisão em relação ao apontamento dos serviços ficará a cargo do Apontador e, às vezes, o mesmo por falta de treinamento não terá o conhecimento suficiente dos serviços executados. Por isso, a coleta acaba não sendo realizada de forma eficiente, nem obtendo o resultado esperado para a geração dos indicadores.

Em qualquer segmento da construção, ter a informação o mais rápido e correto possível pode significar a diferença entre ter lucro ou prejuízo no empreendimento. Com a utilização da tecnologia nos canteiros de obras há a possibilidade de configurar a base de dados para que o resultado de coleta no campo seja otimizado e gere qualidade no trabalho executado pelo Apontador. Não há necessidade de retrabalhos para compilação das informações e no menor tempo.

Construtoras que optaram pela utilização de softwares que atendem à demanda, assim como o Mobuss Construção, antes da implantação da solução demoravam até 15 dias para fazer a apuração dos resultados de Apontamento. Com a utilização do sistema passaram a fazer este mesmo trabalho diariamente, a qualquer hora com dados atualizados e confiáveis.

Indicadores de apontamento que aumentam a produtividade na construção

Produtividade de colaboradores

Essas empresas puderam controlar a produtividade de colaboradores analisando quanto cada um produziu num determinado período de tempo, como mostra a planilha:

Volume de horas gastas

É possível também analisar o volume de horas gastas para produzir um determinado serviço e comparar com a produção desejada, como mostra o gráfico abaixo:

Horas de retrabalho

Aqui vemos as horas de retrabalho que irão demandar mais prazo na conclusão da obra e, consequentemente, um custo maior para a construtora:

Para a construção pesada a necessidade de controlar os equipamentos é um ponto importante para o negócio. A coleta, compilação e análise de dados são um pouco diferente, pois trabalha-se com uma grande quantidade de equipamentos que podem ser próprios ou locados onde a subutilização, quebra ou ociosidade aumentam significativamente os custos da obra. Com a análise das informações geradas pelo sistema é possível dimensionar a quantidade de equipamentos necessários para o cumprimento do cronograma, além de ter informações de horímetro que são muito úteis na previsão das manutenções.

Horas equipamentos

Como na imagem abaixo, que traz uma visão bem clara da utilização de equipamentos na obra, é possível confrontar com o cronograma ou planejamento, a fim de verificarmos se neste período as atividades programadas estão sendo executadas.

Neste indicador  temos uma visão individualizada por equipamento que mostra claramente as perdas e as horas trabalhadas, facilitando as análises realizadas pelas construtoras se os equipamentos estão sendo utilizados da forma correta e identificar todos os tipos de perdas que ocorreram no período.

Estes são apenas alguns exemplos de indicadores que o Mobuss Construção pode lhe fornecer para auxiliar no gerenciamento da sua obra. Ficou interessado? Então entre em contato com a gente e veja como o módulo de apontamento pode aumentar a produtividade na construção.

Aproveite para assistir o nosso webinar sobre Indicadores da Produtividade na construção e o vídeo explicativo do nosso Módulo de Apontamento, no qual mostramos mais motivos para você trazer a tecnologia para o seu canteiro de obras.

Escrito por: Alberto Ricardo Pereira – Analista de Implantação de Sistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção