5 dicas de segurança para evitar furtos no canteiro de obras

Qualquer empresa que trabalha nos ramos de engenharia e construção civil lida com um problema recorrente: os furtos nos canteiros de obras. Vigias, tapumes, armários trancados e outros sistemas de segurança parecem não surtir o efeito desejado e as companhias continuam sendo lesadas. Algumas chegam ao ponto de prever esses prejuízos no seu orçamento de serviço. Mas como fazer para evitar que esse impasse dos furtos no canteiro de obras aconteçam?

Antes de sair investindo em diversos mecanismos de segurança e contratando qualquer pessoa para fazer a vigilância, tenha a certeza de que está fazendo os procedimentos corretos. Afinal, não adianta destinar muitos recursos para uma área se os sistemas escolhidos não são os melhores ou foram feitos de maneira errada. E para mostrar alguns métodos eficientes para evitar furtos no canteiro de obras, listamos no post de hoje 5 deles que podem ser boas alternativas às necessidades de sua obra. Descubra quais são eles a seguir.

1 – Funcionários vigilantes

Na hora de definir quem será o responsável por manter as coisas em ordem e evitar os furtos no canteiro de obras, opte por profissionais capacitados. Recorrer a uma empresa especializada será sempre uma boa opção, mas lembre de conferir trabalhos realizados por ela anteriormente e fazer uma pesquisa para certificar de que está contratando alguém confiável para o serviço. O mesmo vale para caso opte por contratar vigilantes sem vínculos com empresas de segurança.

2 – Segurança reforçada no almoxarifado

Contar com um vigilante na obra já aumenta a sensação de segurança, mas nem sempre evita que algum incidente venha a acontecer. Ter cuidado com o almoxarifado é importante para que mantenha a salvo materiais e equipamentos. Seguem algumas dicas de segurança que ajudarão na hora de cuidar dessa estrutura:

  • O lugar escolhido para colocar o almoxarifado é de grande importância. Alguns pontos da obra podem facilitar o acesso de terceiros a ele e dificultar o trabalho de um segurança. Montar em locais iluminados, de fácil visibilidade e longe de muros podem dificultar a ação de pessoas mal intencionadas.
  • Outra opção é alugar um imóvel vizinho ao empreendimento. Assim, terá um lugar para guardar os materiais mais visados, pois estarão fora do espaço de trabalho e ficará menos sujeito a ação de ladrões.

3 – Na dúvida, faça um seguro

Sempre existe a possibilidade de fazer um seguro de obra. Ele pode não evitar furtos no canteiro de obras, mas irá ressarcir o seu prejuízo com a ação de ladrões. Empresas de engenharia e construção civil costumam ter o hábito de fazer apólices para cobrir riscos de engenharia — aqueles para casos de desabamento, perda de vidas, danos a imóveis adjacentes e outros —, mas também é possível fazer um seguro para eventuais furtos.

Vale lembrar que existem algumas exigências:

  • Os materiais e equipamentos não podem estar ao ar livre;
  • As seguradoras exigem que os itens assegurados sejam armazenados em galpões, almoxarifados ou containers fechados.

4 – Todo cuidado é pouco

Manter um controle rigoroso das pessoas que entram e saem do canteiro de obras é outra dica importante. A estratégia é saber quem anda circulando pelo empreendimento e o que ele faz ali. Isso ajuda a intimidar e coibir que pessoas estranhas tenham acesso à obra, minimizando o risco de furtos.

Para isso, o uso de catracas eletrônicas com permissão de acesso através do crachá ou  biometria pode auxiliar, não só na questão de furtos, mas também evitando acidentes graves com a entrada de pessoas não autorizadas em um ambiente de risco.

5 – Não se esqueça da tecnologia

A segurança por meio de aparelhagem eletrônica já não é mais tão cara como antigamente e sempre será uma boa alternativa para proteger a sua obra. As opções são variadas: sensores, câmeras, cercas elétricas, fechaduras eletrônicas, alarmes. Escolha a que encaixa melhor ao seu orçamento e invista nesses recursos.

Com tablets e smartphones é possível criar uma central de monitoramento externo. Basta ligar todo o sistema eletrônico de segurança aos seus aparelhos, e assim você poderá vigiar o seu canteiro de obras de onde estiver e no momento que quiser.

Gostou das nossas dicas de segurança? Qual dessas opções você considera a mais adequada para evitar furtos no canteiro de obras? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *