Mobilidade, segurança e TV Corporativa na obra da Odebrecht

A tecnologia está tornando a construção civil cada vez mais inteligente. Esta certeza é reforçada quando um empreendimento como o Biografia Vila Mariana, desenvolvido pela Odebrecht na capital paulista, faz uso da mobilidade para gerir melhor as pessoas e tornar o canteiro de obras mais seguro.

Construído em mais de 4,9 mil metros quadrados, com 24 pavimentos, o Biografia Vila Mariana é um condomínio de luxo em uma das áreas mais nobres da cidade.

Quando contratou o Módulo de Segurança do Mobuss Construção e o Mobuss TV da Teclógica, a Odebrecht quis tornar a construção do empreendimento também uma experiência única e de mobilidade para seus colaboradores.

De acordo com Wellington Longo, gerente de construção da OR, tais melhorias foram implementadas com certa facilidade em função das interfaces amigáveis que os sistemas da Teclógica possuem.

“Ao todo, foi necessário apenas um mês e meio para que os sistemas fossem completamente implementados, incluindo tempo de treinamento dos operadores”, destaca.

Segurança para os colaboradores

A primeira fase do projeto consistiu na integração do banco de dados da OR, que foi formatado para gestão do pessoal e checagem de exames médicos e treinamentos imprescindíveis para a realização de determinados trabalhos no canteiro de obras. Para esta atividade, foi utilizado o dulo de Segurança do Mobuss Construção, plataforma de mobilidade focada neste segmento.

A seguir, essa inteligência foi inserida em catracas eletrônicas, que foram alocadas nas portarias do empreendimento. Um sistema de biometria passou a garantir a identificação dos profissionais através de dupla checagem, com o uso do crachá e pela leitura biométrica. (Confira no vídeo em 15:48)

“Agora, temos um controle mais preciso dos integrantes diretos e terceirizados, evitando o acesso indevido de pessoas no canteiro, reduzindo a possibilidade de acidentes e outras situações indesejadas”, afirma o gerente.

Outro aspecto positivo da mobilidade é o fato de que é possível acompanhar diariamente o andamento efetivo da obra. Filtra-se a informação por dados como cargo, empreiteira, entre outras, o que auxilia no planejamento e na medição da produção.

“Já contávamos com esse tipo de controle, porém ele era feito manualmente. Se antes demorávamos para localizar um documento, agora podemos fazê-lo em minutos”, comenta Longo.

Transparência para a equipe

Imagine atualizar os murais dos 26 andares com o cronograma da obra, instrução de atividades e relatórios de andamento com a rapidez e eficiência que um empreendimento nas dimensões do Biografia Vila Madalena exige de forma manual. Isto, além de mais trabalhoso, pode ser ineficiente.

Esqueça os murais de cortiça com papéis espalhados pelos andares e áreas de convivência do empreendimento. No Biografia Vila Madalena, a Odebrecht inovou com a mobilidade e utilizou 10 monitores em áreas como café, refeitório, grêmio e salas de engenharia para se comunicar com toda a equipe.

A solução de TV Corporativa da Teclógica, o Mobuss TV, foi primordial para que a empresa chegasse até seus colaboradores com as últimas informações, mensagens motivacionais e outras de cunho informativo. Tudo isso de forma programática e estratégica. (Acompanhe esses benefícios em 8:43 no vídeo)

Sucesso para a Odebrecht

A combinação do Mobuss Construção, entregando mais segurança e eficiência operacional, com o Mobuss TV, que proporcionou uma comunicação mais integrada e estruturada, trouxe mais eficiência e mobilidade para a Odebrecht. Isso fez com que a empresa transformasse seu investimento em tecnologia em qualidade de vida para seus colaboradores e maior produtividade para a obra.

É com essa visão de como a tecnologia pode agregar valor aos seus empreendimentos que a Odebrecht se mantém como uma das maiores e mais competitivas corporações da construção civil do Brasil. A empresa atua somente em empreendimentos de grande porte, com valor de vendas acima de R$ 300 milhões. Assim, vemos que investir em tecnologia é garantir mais eficiência, produtividade e lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção