Como fazer inspeção de obras na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre inspeção de obras em áudio!

Garantir o controle da qualidade, do cronograma e do orçamento durante a execução é crucial para o sucesso de um empreendimento. Por isso, as organizações devem realizar a inspeção de obras com periodicidade e rigor. É nessa etapa que os problemas são encontrados e podem ser resolvidos sem causar grandes transtornos.

Afinal, custa muito mais ter que consertar um erro ao final da construção do que corrigir durante a execução. Além disso, com o processo sendo realizado com frequência, é possível até evitar que um imprevisto aconteça. Assim, as chances de atrasos, retrabalhos e gastos desnecessários diminuem. 

Ao negligenciar essa etapa, os profissionais não conseguem realizar um controle e gestão de projeto adequado. Sem a fiscalização não há como saber se os serviços estão em conformidade com o planejamento e normas. 

Por isso, a inspeção de obras deve ser rotina no canteiro, sendo realizada com frequência e atenção. Confira mais a seguir sobre o assunto!

O que é a inspeção de obras?

Além de servir como uma ferramenta de controle, a inspeção de obras funciona como uma medida preventiva para evitar erros e garantir a proteção. Ou seja, não só o andamento das etapas é conferido, mas também se algum erro foi cometido e ainda como estão as condições de trabalho.

O processo deve ser feito por um profissional qualificado, como um engenheiro civil, com registro no CREA. Em alguns casos ela pode ser realizada por estagiários, mas posteriormente deve ser revisada por alguém especializado. É importante que quem fique responsável saiba reconhecer os gargalos e identificar erros de execução.

Qual a importância da inspeção de obras na construção civil?

Realizar a inspeção de obras com frequência e periodicidade traz diversos benefícios para a construtora. A partir das informações coletadas, é possível identificar problemas que aconteceram e riscos futuros. Assim, os gestores conseguem agir com rapidez e previsibilidade, evitando atrasos e acúmulo de erros na execução.

Além disso, com as inspeções, os colaboradores podem relatar dificuldades que acabam surgindo. Dessa forma, é possível corrigir as situações e manter ou até aumentar a produtividade na construção. Obter esses feedbacks também propicia um ambiente de trabalho mais saudável, melhorando o desempenho da equipe.

Outro benefício da inspeção de obras é na segurança do canteiro. Durante as visitas aos locais de trabalho, os profissionais podem registrar e acompanhar o uso de EPIs e a aplicação das normas. Assim, é possível evitar acidentes e minimizar os imprevistos nas frentes construtivas.

Como fazer a inspeção de obras na construção civil?

Para conseguir tirar proveito das vantagens da inspeção de obras, é preciso saber como realizá-la de forma eficiente. Por isso, confira abaixo 4 passos para que os profissionais consigam identificar os problemas, riscos e coletar as informações nas frentes construtivas:

Passo 1: planejar

Para saber como e o que vistoriar, é necessário realizar um estudo e planejamento das atividades. Reunir os projetos, relatórios e demais documentos que orientem como a execução dos serviços deve ocorrer e quais resultados esperados é o primeiro passo. Assim, os profissionais têm como comparar o que foi executado com o planejamento.

Além disso, é preciso ficar de olho no cronograma para saber quais etapas vão estar ocorrendo nas frentes construtivas em cada inspeção. Dessa forma, o profissional responsável pode focar em analisar elementos diferentes dependendo da fase da execução. Tornando possível inspecionar mais a fundo e coletar mais detalhes. 

Passo 2: inspecionar

Tendo os documentos em mãos e sabendo quais serviços e elementos serão inspecionados em cada local, é possível realizar a inspeção de obras propriamente dita. O profissional responsável deve, primeiramente, fazer uma análise visual dos elementos e das condições do local.

Com isso, é possível comparar os resultados com os projetos e documentos, além de averiguar se as normas de segurança estão sendo seguidas. Nessa análise visual também deve ser analisado se não há problemas aparentes, como, por exemplo, vazamentos ou rachaduras. 

Na hora da inspeção, também é recomendado que seja feita com auxílio de ferramentas, como trenas e prumos de nível. As conexões hidráulicas e pontos elétricos devem ser testados. Pode-se também realizar testes para garantir a qualidade, como o de percussão em revestimentos cerâmicos.

Passo 3: corrigir

Com a análise realizada e as informações coletadas, os gestores podem agir para corrigir os erros ou minimizar os incidentes

Assim, é possível evitar acúmulo de gargalos ou até que eles passem despercebidos. Mas para que a correção seja assertiva, é crucial que os problemas tenham sido detalhados e descritos com clareza durante o processo. 

Passo 4: avaliar

Depois de toda a verificação da obra e da etapa de correção, é hora de avaliar os resultados da execução

Isso significa fazer um controle da qualidade, produtividade e conformidade dos serviços que devem estar de acordo com o esperado. Assim, é possível comparar os resultados com as construções e o andamento com os prazos do cronograma. 

Com uma inspeção de obras realizada de forma eficiente e com certa frequência, é possível garantir maior controle dos serviços. Isso evita que erros passem despercebidos e causem chamados de clientes. A inspeção também diminui as chances de atrasos e gastos excessivos com retrabalhos.

No entanto, realizar este processo de forma manual pode ser improdutivo e gerar resultados pouco assertivos. Com o auxílio de tecnologias, como softwares de gestão, essa etapa pode ser agilizada. As soluções permitem uma automação de processos e funcionalidades como adição de fotos nos registros e acesso remoto aos relatórios.

Agora você já sabe como funciona a inspeção de obras e como esse passo é importante para o sucesso dos empreendimentos. Para saber como melhorar a administração de construções, confira nosso checklist que apresenta as atividades que você não pode deixar de acompanhar durante a execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção