O papel das inovações na construção civil

Desde a década de 1980, as construtoras vêm rompendo alguns paradigmas e alterando seus próprios processos. Foi nessa época que inovações na construção civil começaram a desempenhar um papel de grande impacto mercadológico.

A fim de se adaptarem a um novo estilo de trabalho, influenciado por sistemas construtivos cada vez mais modernos, as empresas desse mesmo segmento buscam por ferramentas de colaboração eficientes e dispositivos móveis, entre outras.

Especialmente numa área de alta competitividade, como a construção civil, as tecnologias inovadoras mostram-se grandes aliadas de engenheiros e arquitetos. Afinal, elas oferecem soluções para facilitar até mesmo seus projetos mais complexos. Dessa forma, conseguem prever falhas antes que possam influenciar negativamente o andamento da obra e também otimizar todo o processo.

Portanto, o papel das inovações na construção civil merece destaque! Estamos diante da Inteligência Artificial (IA), das cidades inteligentes, das tecnologias mobile e muito mais. Na revolução  produtiva em que vivemos, este movimento permite entregar mais e melhor.

Você está ciente do potencial que a modernização representa para sua construtora? Pois é bom compreendê-lo a fundo e descobrir meios atualizados para aplicação em tarefas diárias.

Conheça mais sobre o papel das inovações na construção civil e alternativas a seguir!

Afinal, o que são inovações na construção civil?

Inovar tem a ver com o aprimoramento constante e a gestão da inovação adequada para auxiliar no cumprimento dos objetivos da empresa. Consequentemente, trata-se de compreender um problema e viabilizar uma solução para o mesmo.

Porém, estas soluções vão muito além de maquinaria e tecnologia! Uma inovação pode ser de ordem organizacional, gerencial, de produto etc. O importante é que esteja voltada para a superação dos desafios do ramo.

É o exemplo de optar pelo uso de sensores vestíveis para gerenciar melhor o trabalho da equipe ou de equipamentos. Há ainda a possibilidade de uma política de resíduos a fim de diminuir o impacto ambiental. Cada caso têm suas aplicações bastante específicas, busca-se as opções mais viáveis.

A inovação atua tanto no cenário macro (econômico, político, meio ambiente etc), quanto no micro (gestão da obra, dos trabalhadores etc). A partir do reconhecimento de necessidades e exigências do setor de atuação, busca-se opções viáveis.

Algumas inovações na construção civil que você precisa conhecer

Sistemas de construção (CAD, BIM e outros)

Nos sistemas CAD (Computer Aided Design), ou “Desenho Assistido por Computador”, os projetos são representados por objetos geométricos. Os profissionais informam apenas as características básicas dos elementos. Entretanto, com o modelo BIM (Building Information Modeling), as paredes, por exemplo, deixam de ser apenas duas linhas paralelas e passam a apresentar dados reais, como materiais, fabricantes, dimensões, finalidades e até mesmo seus custos.

Quando se trabalha com esse modelo, as informações são agrupadas num único local. Isso possibilita o efeito cascata. Ou seja, a simples alteração de um objeto acarreta na mudança automática de toda a documentação associada a ele. Exemplo disso são fachadas, vistas, cortes e dados quantitativos.

Isso promove agilidade e eficiência ao processo inteiro, desde o projeto até a construção. Acabam-se criando as condições necessárias para a implantação de iniciativas inovadoras. Um projeto executado com o BIM oferece uma visão ampla de todos os detalhes. Pois ele disponibiliza, além das 3 dimensões, a integração do tempo e custo.

Por permanecerem na nuvem, os relatórios podem ser acessados a qualquer momento e lugar. O que substitui a antiga entrega de documentos e dá ao gestor uma ampliação na sua capacidade de gerenciamento.

Produtos e materiais

Há também uma série de produtos e materiais para inovações na construção civil. Com tecnologias que facilitam a vida no canteiro de obras, estas podem ser o verdadeiro diferencial de grandes construtoras. Conheça algumas delas:

Concreto PVC

Composto basicamente por perfis modulares de PVC (Polyvinyl Chloride), ou policloreto de vinil, que ao serem combinados e preenchidos de concreto, constroem paredes e divisórias. Além de ser altamente resistente a ação de fungos e agentes químicos, proporciona um maior conforto térmico e bloqueia a umidade.

Concreto PVC - O papel das inovações na construção civil
Fonte: Folha de Londrina

Biconcreto

Desenvolvido por pesquisadores da TU Delft (Universidade Técnica de Delft), possui propriedades de autorreparação. Por ter bactérias em sua composição, é também chamado de “concreto vivo”. A ação destes organismos faz com que tenha a capacidade de se auto regenerar com eficiência.

Bioconcreto - O papel das inovações na construção civil
Fonte: UFSC

Contrapiso autonivelante

É feito com argamassa autonivelante, a qual tem por finalidade poupar o desempenamento. Já que reduz o tempo de entrega da obra, bem como custos e espessura do contrapiso.

Contrapiso autonivelante - O papel das inovações na construção civil
Fonte: AECweb

Cobertura de Light Steel Framing

É um sistema de construção estruturado em perfis de aço galvanizado, tratado a frio, que serve para diminuir o peso de estruturas e agregar rapidez ao processo de montagem.

Light Steel Framing - O papel das inovações na construção civil
Fonte: Hacks da Engenharia

Mobilidade e gestão para o canteiro

A quantidade de dispositivos móveis presente nos canteiros aumentou significativamente. Com eles, os gestores são capazes de gerenciar suas obras com mais agilidade, controle e gastos reduzidos. Através da simplificação de processos internos, controle e gerenciamento de atividades tornam-se mais dinâmicos.

Esta também é a melhor forma com a qual os profissionais podem gerenciar suas equipes a distância, além de controlarem informações dentro do próprio escritório da construtora.

Leia também este post sobre IoT (Internet das Coisas) para entender sobre mobilidade e conectividade, agregando inteligência aos processos construtivos.

Conclusão

Embora apresentem um enorme potencial, utiliza-se essas tecnologias de modo ainda muito restrito na cadeia de construção.

Uma alternativa para superar esse obstáculo é a formulação de propostas inovadoras junto das equipes. A troca de experiências entre os diversos profissionais também age como um elemento deflagrador do processo criativo no campo da inovação.

Modernizar-se representa um grande salto qualitativo para as empresas que atuam neste mercado, mantendo as construtoras no páreo para competir com qualquer concorrente.

E então, você já está utilizando alguma dessas inovações na construção civil nos seus empreendimentos? Comente suas dúvidas e compartilhe experiências conosco!

Conheça agora os desafios e oportunidades da Indústria 4.0 e não fique para trás. Uma boa leitura para você!

8 Comentários


  1. Parabéns pela contextualização e síntese bem explicada sobre o tema.

    Responder

  2. Gostei de saber sobre estes dois tipos de concreto. Atualmente sonho em fazer minha primeira obra como empresário e não como empregado. Gostaria de saber se compensa usar essas inovações em obras de porte pequeno, como prédio de 3 pavimentos tipo com 3 apartamentos cada, mais térreo para são de festas e estacionamento.

    Responder

    1. Olá Charles,

      Excelente pergunta!

      Acreditamos que os benefícios das inovações que abordamos podem ser obtidos independente do tamanho da obra.

      No entanto, recomendamos que você realize uma comparação com o método convencional para avaliar qual é a melhor opção para você. Os fornecedores destes insumos podem ter ajudar com mais informações sobre preços, vantagens e desvantagens.

      Até mais!

      Responder

  3. Bom dia. Como citar este artigo? Qual seria o modelo de referencia?

    Responder

    1. Olá Luís, pedimos desculpas pela demora em responder, devido a uma atualização do site não foi possível visualizar o seu questionamento antes.

      O artigo é produzido pela equipe do Mobuss Construção, sugerimos tirar dúvida com um professor sobre a melhor forma de referenciá-lo.

      Atenciosamente.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção