O papel das inovações na construção civil

Desde a década de 1980, as construtoras vêm rompendo alguns paradigmas e alterando seus próprios processos. Foi nessa época que inovações na construção civil começaram a desempenhar um papel de grande impacto mercadológico.

A fim de se adaptarem a um novo estilo de trabalho, influenciado por sistemas construtivos cada vez mais modernos, as empresas desse mesmo segmento buscam por ferramentas de colaboração eficientes e dispositivos móveis, entre outras.

Especialmente numa área de alta competitividade, como a construção civil, as tecnologias inovadoras mostram-se grandes aliadas de engenheiros e arquitetos. Afinal, elas oferecem soluções para facilitar até mesmo seus projetos mais complexos. Dessa forma, conseguem prever falhas antes que possam influenciar negativamente o andamento da obra e também otimizar todo o processo.

Portanto, o papel das inovações na construção civil merece destaque! Estamos diante da Inteligência Artificial (IA), das cidades inteligentes, das tecnologias mobile e muito mais. Na revolução  produtiva em que vivemos, este movimento permite entregar mais e melhor.

Você está ciente do potencial que a modernização representa para sua construtora? Pois é bom compreendê-lo a fundo e descobrir meios atualizados para aplicação em tarefas diárias.

Conheça mais sobre o papel das inovações na construção civil e alternativas a seguir!

Afinal, o que são inovações na construção civil?

Inovar tem a ver com o aprimoramento constante e a gestão da inovação adequada para auxiliar no cumprimento dos objetivos da empresa. Consequentemente, trata-se de compreender um problema e viabilizar uma solução para o mesmo.

Porém, estas soluções vão muito além de maquinaria e tecnologia! Uma inovação pode ser de ordem organizacional, gerencial, de produto etc. O importante é que esteja voltada para a superação dos desafios do ramo.

É o exemplo de optar pelo uso de sensores vestíveis para gerenciar melhor o trabalho da equipe ou de equipamentos. Há ainda a possibilidade de uma política de resíduos a fim de diminuir o impacto ambiental. Cada caso têm suas aplicações bastante específicas, busca-se as opções mais viáveis.

A inovação atua tanto no cenário macro (econômico, político, meio ambiente etc), quanto no micro (gestão da obra, dos trabalhadores etc). A partir do reconhecimento de necessidades e exigências do setor de atuação, busca-se opções viáveis.

Algumas inovações na construção civil que você precisa conhecer

Sistemas de construção (CAD, BIM e outros)

Nos sistemas CAD (Computer Aided Design), ou “Desenho Assistido por Computador”, os projetos são representados por objetos geométricos. Os profissionais informam apenas as características básicas dos elementos. Entretanto, com o modelo BIM (Building Information Modeling), as paredes, por exemplo, deixam de ser apenas duas linhas paralelas e passam a apresentar dados reais, como materiais, fabricantes, dimensões, finalidades e até mesmo seus custos.

Quando se trabalha com esse modelo, as informações são agrupadas num único local. Isso possibilita o efeito cascata. Ou seja, a simples alteração de um objeto acarreta na mudança automática de toda a documentação associada a ele. Exemplo disso são fachadas, vistas, cortes e dados quantitativos.

Isso promove agilidade e eficiência ao processo inteiro, desde o projeto até a construção. Acabam-se criando as condições necessárias para a implantação de iniciativas inovadoras. Um projeto executado com o BIM oferece uma visão ampla de todos os detalhes. Pois ele disponibiliza, além das 3 dimensões, a integração do tempo e custo.

Por permanecerem na nuvem, os relatórios podem ser acessados a qualquer momento e lugar. O que substitui a antiga entrega de documentos e dá ao gestor uma ampliação na sua capacidade de gerenciamento.

Produtos e materiais

Há também uma série de produtos e materiais para inovações na construção civil. Com tecnologias que facilitam a vida no canteiro de obras, estas podem ser o verdadeiro diferencial de grandes construtoras. Conheça algumas delas:

Concreto PVC

Composto basicamente por perfis modulares de PVC (Polyvinyl Chloride), ou policloreto de vinil, que ao serem combinados e preenchidos de concreto, constroem paredes e divisórias. Além de ser altamente resistente a ação de fungos e agentes químicos, proporciona um maior conforto térmico e bloqueia a umidade.

Concreto PVC - O papel das inovações na construção civil
Fonte: Folha de Londrina

Biconcreto

Desenvolvido por pesquisadores da TU Delft (Universidade Técnica de Delft), possui propriedades de autorreparação. Por ter bactérias em sua composição, é também chamado de “concreto vivo”. A ação destes organismos faz com que tenha a capacidade de se auto regenerar com eficiência.

Bioconcreto - O papel das inovações na construção civil
Fonte: UFSC

Contrapiso autonivelante

É feito com argamassa autonivelante, a qual tem por finalidade poupar o desempenamento. Já que reduz o tempo de entrega da obra, bem como custos e espessura do contrapiso.

Contrapiso autonivelante - O papel das inovações na construção civil
Fonte: AECweb

Cobertura de Light Steel Framing

É um sistema de construção estruturado em perfis de aço galvanizado, tratado a frio, que serve para diminuir o peso de estruturas e agregar rapidez ao processo de montagem.

Light Steel Framing - O papel das inovações na construção civil
Fonte: Hacks da Engenharia

Mobilidade e gestão para o canteiro

A quantidade de dispositivos móveis presente nos canteiros aumentou significativamente. Com eles, os gestores são capazes de gerenciar suas obras com mais agilidade, controle e gastos reduzidos. Através da simplificação de processos internos, controle e gerenciamento de atividades tornam-se mais dinâmicos.

Esta também é a melhor forma com a qual os profissionais podem gerenciar suas equipes a distância, além de controlarem informações dentro do próprio escritório da construtora.

Leia também este post sobre IoT (Internet das Coisas) para entender sobre mobilidade e conectividade, agregando inteligência aos processos construtivos.

Conclusão

Embora apresentem um enorme potencial, utiliza-se essas tecnologias de modo ainda muito restrito na cadeia de construção.

Uma alternativa para superar esse obstáculo é a formulação de propostas inovadoras junto das equipes. A troca de experiências entre os diversos profissionais também age como um elemento deflagrador do processo criativo no campo da inovação.

Modernizar-se representa um grande salto qualitativo para as empresas que atuam neste mercado, mantendo as construtoras no páreo para competir com qualquer concorrente.

E então, você já está utilizando alguma dessas inovações na construção civil nos seus empreendimentos? Comente suas dúvidas e compartilhe experiências conosco!

Conheça agora os desafios e oportunidades da Indústria 4.0 e não fique para trás. Uma boa leitura para você!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *