Quais as vantagens da  estrutura pré-moldada na construção?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre estrutura pré-moldada e a pré-fabricada em áudio!

Na indústria da construção, há uma busca constante por métodos mais eficientes, rápidos, resistentes e econômicos para a realização das obras. O foco são soluções que permitam encurtar prazos de execução, otimizar custos e manter os padrões de qualidade. Nesse contexto, a estrutura pré-moldada e a pré-fabricada surgem como alternativas ideais.

Os processos tradicionais de edificações demandam um longo período de execução, o que pode resultar em atrasos e custos extras. Além disso, a incerteza das condições climáticas, a dependência da mão de obra e a complexidade logística muitas vezes se tornam dificuldades ao projeto.

Para superar isso, a estrutura pré-moldada e a pré-fabricada ganharam destaque como soluções viáveis e inovadoras. Esses sistemas oferecem uma alternativa de otimização de etapas. Sua fabricação ocorre em ambiente controlado e padronizado, permitindo construir de forma mais eficiente.

Confira mais sobre o assunto a seguir:

O que é uma estrutura pré-moldada?

Uma estrutura pré-moldada é um sistema construtivo onde os componentes de uma edificação como lajes, vigas, pilares e painéis, são fabricados previamente em uma indústria ou ambiente específico. 

Esses insumos são moldados e concretados de acordo com o projeto, seguindo rigorosos padrões de qualidade e controle. Após a fabricação, esses elementos são transportados para o local da construção, onde são montados e conectados para formar a disposição final.

Esse tipo de estrutura pode variar em tamanho e forma, sendo produzido de acordo com a necessidade. As fábricas que utilizam o processo geralmente possuem condições controladas. Isso permite a produção mais eficiente, padronizada e precisa dos elementos, minimizando variações causadas por fatores externos, como o clima.

Os recursos podem ser confeccionados em diversos materiais, incluindo concreto armado, protendido e aço. Essa flexibilidade permite que as disposições sejam aplicadas em uma ampla gama de projetos. Seu uso vai desde edifícios residenciais e comerciais até processos industriais e de infraestrutura.

É importante destacar que a escolha entre uma estrutura pré-moldada e outros métodos deve ser baseada nas características do projeto, necessidades do cliente e condições do local. Cada sistema possui vantagens e desafios específicos. Assim, a seleção adequada pode fazer a diferença no sucesso do empreendimento.

Diferenças entre estrutura pré-moldada e pré-fabricada

As estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas são duas abordagens distintas. Elas apresentam diferenças fundamentais que se manifestam em diversos aspectos. Há variações desde o local de fabricação até a montagem final, além das características de customização e os tipos de obras para os quais são mais adequadas.

O primeiro modelo tem seu processo ocorrendo em indústrias ou locais especializados. Componentes individuais, como lajes, vigas e pilares, são concretados nessas instalações. Essa abordagem oferece maior flexibilidade na customização em termos de formas e dimensões dos insumos.

Após a produção, os componentes são transportados para o canteiro de obras. Lá eles são montados de forma rápida e precisa de acordo com a personalidade de cada edificação. O sistema é especialmente adequado para construções que demandam execução ágil, como edifícios residenciais, comerciais e industriais com componentes repetitivos.

Por outro lado, os pré-fabricados envolvem a fabricação de módulos ou seções completas do edifício em locais externos ao canteiro. Isso inclui insumos maiores, como paredes e andares inteiros. A customização das estruturas nessa abordagem é mais restrita devido à necessidade de coordenar as partes que serão montadas.

O transporte desse sistema é mais complexo, demandando planejamento cuidadoso e equipamentos especializados. A sua montagem ocorre no local do projeto, envolvendo a colocação dos módulos e a finalização das conexões complexas no próprio canteiro.

Quais as principais vantagens desses tipos de estruturas?

Tanto a estrutura pré-moldada quanto a pré-fabricada oferecem várias vantagens que as tornam atraentes para a indústria da construção civil. Confira as principais:

Ambiente mais limpo e organizado

Um dos benefícios notáveis desses modelos é a criação de um ambiente de trabalho mais limpo. Isso tem um impacto positivo tanto nos aspectos práticos quanto nos ecológicos e sociais do setor.

Ao optar por uma estrutura pré-moldada ou pré-fabricada, uma parte do trabalho ocorre em locais controlados, como fábricas especializadas. Isso resulta em menos sujeira, poeira e resíduos no canteiro de obras. 

Assim, é possível melhorar as condições de trabalho, reduzir os insumos e minimizar os riscos de acidentes trabalhistas.

Com menos operações de corte, concretagem e processos de alvenaria ocorrendo na obra, o ambiente se mantém organizado. Isso não apenas contribui para a segurança dos trabalhadores, mas também reduz os desafios associados à higienização e manutenção diária do local.

Menos desperdício

O uso de uma estrutura pré-moldada ou pré-fabricada gera redução no desperdício de materiais. Isso resulta em economia de recursos, maior eficiência operacional e impacto reduzido no espaço do projeto

A fabricação controlada de componentes com base em construções precisas minimiza erros e otimiza a utilização de recursos. 

Dessa forma, se contribui para uma edificação mais sustentável e econômica. Além disso, a diminuição do desperdício agiliza as operações, promovendo a menor probabilidade de atrasos.

Redução de custos

A fabricação controlada em espaços especializados evita gastos desnecessários com  materiais, resultando em economia direta e menor impacto ambiental. 

Além disso, a montagem rápida e precisa desses elementos reduz a necessidade de mão de obra especializada, acelerando cronogramas e diminuindo custos de contratação.

Por fim, com o canteiro organizado e o menor impacto no local do projeto, se evita custos indiretos com a edificação, como limpeza, manutenção e possíveis obrigações legais. 

Cumprimento de prazos

Com uma linha de montagem industrializada, é possível minimizar ajustes e retrabalhos no ambiente da construção. 

Além disso, há uma redução de interferências entre diferentes atividades, maior planejamento e a minimização do impacto das condições externas, o que contribui para a garantia do cronograma

Maior qualidade

Outra vantagem do uso de estrutura pré-moldada e pré-fabricada é a garantia de maior qualidade em relação aos métodos tradicionais utilizados. A fabricação controlada resulta em componentes mais uniformes e precisos. 

Essa abordagem gera em elementos mais duráveis, resistentes e estéticamente agradáveis. A conformidade com as normas de edificações é assegurada, aumentando a confiabilidade do projeto como um todo. Assim, é possível garantir uma maior eficiência final de todas as etapas.

É importante levar em consideração as informações apresentadas sobre as características e vantagens da estrutura de cada sistema. Cada uma delas pode desempenhar um papel fundamental no sucesso do empreendimento. 

Ao selecionar o método mais apropriado para as necessidades específicas de cada projeto, é possível garantir eficiência financeira e também contribuir para uma obra mais sustentável, eficaz e de alto padrão. Portanto, antes de tomar decisões, é preciso conhecer cada método e entender os resultados esperados.

Para saber mais sobre como ter uma abordagem ecológica, leia também nosso ebook sobre práticas sustentáveis na construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção