Como a tecnologia pode auxiliar na segurança do canteiro de obras

Já diz o ditado: segurança nunca é demais. No canteiro de obras, então, ela está entre as principais preocupações dos gestores. Quando mal estruturada, o espaço de trabalho torna-se ambiente propício para acidentes de qualquer gravidade. Ninguém está imune quando a precaução está em inconformidade com as normas de segurança do canteiro de obras.

E não estamos nos referindo, apenas, a equipamentos e sinalização. A segurança do canteiro de obras vai muito além. Nesse processo, entram as EPIs, documentação trabalhista, exames e treinamentos. Nesses casos, a tecnologia torna-se uma aliada e tanto para o controle eficaz e fiscalização de todo o processo de segurança na obra. Confira!

Gestão organizada e controle de colaboradores

A gestão da segurança do canteiro de obras exige o cumprimento de uma série de requisitos e recomendações previstas nas famosas NRs (Normas Regulamentadoras). Caso o gestor de obras faça uso de algum software de gestão em que seja possível acompanhar sistematicamente o andamento da obra e de sua documentação correlata, é possível controlar prazo de validade de registros, de documentos trabalhistas e de exames obrigatórios.

Esse tipo de procedimento é fundamental para manter a legalidade da obra frente aos órgãos de fiscalização trabalhista — além de cumprir adequadamente as normas regulamentadoras aplicáveis.

Agendamento de reuniões de segurança e treinamentos

Uma equipe treinada está sempre atenta aos possíveis riscos no ambiente de trabalho, fazendo com que medidas preventivas sejam tomadas antes que os possíveis acidentes de trabalho se concretizem.

Nesse quesito, os softwares de gestão também podem ser de grande valia para o gerente. Por meio de um acompanhamento contínuo do andamento da obra, é possível manter um controle eficaz da agenda de eventos relativos à segurança do canteiro de obras — dentre eles, as reuniões e os treinamentos dos colaboradores —, impedindo que esse tipo de atividade seja esquecida ou postergada.

Além disso, esse tipo de solução tecnológica comprova que os profissionais envolvidos nas obras receberam treinamento. Essa verificação acontece por meio do registro de comparecimento aos eventos. O software armazena documentos digitalizados com a descrição detalhada de cada participante, incluindo fotos e assinaturas digitais.

Controle do recebimento de EPIs

Promover reuniões e treinar os colaboradores é, de fato, indispensável para manter as equipes de trabalho atualizadas. Entretanto, é importante que durante as atividades rotineiras, os conhecimentos teóricos sejam traduzidos em ações. Utilizar equipamentos de proteção individual é uma delas. Com o uso de softwares de gestão, é possível ter acesso imediato ao controle do recebimento de EPIs, bem como sua validade por exemplo. Esse é um ponto favorável do uso da tecnologia no canteiro de obras.

Em resumo, o uso de tecnologias representa mais uma forma de aumentar a segurança do canteiro de obras. Por meio de softwares especializados, o gestor tem acesso rápido a uma série de documentos e registros digitalizados, todos compilados em um só lugar, de fácil acessibilidade.

E você, já usa algum tipo de tecnologia no seu canteiro de obras? Para se informar mais sobre o assunto, entre em contato com a Teclógica e saiba mais sobre o Mobuss Construção e conheça outras vantagens e funcionalidades deste software de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *