Como a tecnologia pode auxiliar na segurança do canteiro de obras

A segurança do canteiro de obras está entre as principais preocupações dos gestores na construção civil. 

Quando mal estruturada, o espaço de trabalho torna-se um ambiente propício para acidentes de qualquer gravidade. Ninguém está imune quando a precaução está em inconformidade com as normas do segmento.

Muito além de equipamentos e sinalização, a segurança do canteiro de obras ainda inclui EPIs, documentação trabalhista, exames e treinamentos.

Em todos esses casos, a tecnologia é uma aliada fundamental para o controle eficaz e para a fiscalização de todo o processo de segurança na construção.

A seguir, entenda a relevância dos recursos tecnológicos e seus controles de acessos para a segurança do canteiro de obras e como são aplicados!

Qual a importância do controle de acessos para a segurança do canteiro de obras?

Dada as características dos trabalhos na construção civil, que geralmente envolvem a operação de maquinário pesado, atividades em alturas ou manuseio de materiais potencialmente perigosos, à segurança do canteiro de obras é um dos cuidados que mais exigem foco dos gestores.

Além do uso de EPIs e da adequação às Normas Regulamentadoras do setor, novos cuidados estão sendo adotados para que as construções se tornem mais seguras.

O principal recurso para otimizar a gestão da segurança em canteiro de obras é o uso de tecnologias informatizadas, que permitem o controle e o registro muito mais precisos de todos os seus requisitos.

Por meio de um bom controle de acessos, é possível ter o registro exato de todos os que entram e saem de uma construção.

A grande vantagem desse tipo de monitoramento é a obtenção da situação cadastral de cada colaborador, permitindo que eventuais adequações ou correções sejam feitas em tempo real, antes que causem problemas.

Por meio do controle de acessos, é possível checar na hora se os colaboradores estão com os EPIs corretos e se sua conservação está adequada, se os seus treinamentos estão em dia, se os exames obrigatórios foram realizados, entre outras situações.

O grande trunfo do controle de acessos é a possibilidade de integração com dispositivos móveis no canteiro de obras, o que permite que os gestores tenham acesso imediato às informações, mesmo distantes, e sejam avisados automaticamente caso alguma irregularidade exija verificação!

Por meio desse tipo de tecnologia, não só segurança do canteiro de obras é garantida, como também a organização é otimizada, bem como a produtividade de toda a equipe.

Com esse cuidado, os gestores garantem o melhor padrão de segurança possível aos seus colaboradores, o que também melhora sua satisfação tradicional e proporciona pleno alinhamento às questões previstas na legislação do segmento.

No próximo item, entenda como essas vantagens se aplicam ao cotidiano das obras.

Como a tecnologia proporciona construções mais seguras?

Agora que você já sabe como o controle de acessos promovido pelas tecnologias adotadas nas construções garante a segurança do canteiro de obras, confira quais são as suas aplicações mais relevantes:

Garanta pleno alinhamento com todos os requisitos exigidos por lei

A gestão da segurança do canteiro de obras exige o cumprimento de uma série de requisitos e recomendações previstas nas famosas Normas Regulamentadoras.

Entre as NRs relacionadas à segurança que devem ser cumpridas na construção civil, destacam-se:

  • NR 4, que estabelece os padrões para os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e os profissionais que irão promovê-los;
  • NR 5, que diz respeito à criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e seus requisitos;
  • NR 6, que versa especificamente sobre os EPIs obrigatórios para cada tipo de atividade exercida;
  • NR 7, que visa a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • NR 8, que estabelece os requisitos técnicos mínimos das obras para garantir o conforto e a segurança de seus realizadores;
  • NR 9, que diz respeito ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que também trata sobre a saúde dos trabalhadores em determinados aspectos;
  • NR 10, que aborda as condições corretas para que os colaboradores realizem instalações e serviços elétricos;
  • NR 12, que visa apontar os padrões de segurança e bem-estar relacionados à operação de equipamentos e máquinas;
  • NR 17, que combate problemas laborais através de padrões de ergonomia;
  • NR 18, que direciona processos organizacionais focados na implementação e controle de ações de segurança no canteiro de obras;
  • NR 33, que é aplicada quando o trabalho precisa ser realizado em espaços confinados, estabelecendo padrões de segurança e bem-estar para os trabalhadores;
  • NR 35, que informa todos os requisitos, cuidados e exigências que envolvem a realização de trabalhos em alturas. 

Caso o gestor de obras faça uso de algum software de gestão em que seja possível acompanhar sistematicamente o andamento da obra e de sua documentação correlata, é possível controlar prazo de validade de registros, de documentos e de exames obrigatórios.

Esse tipo de procedimento é fundamental para manter a legalidade da obra frente aos órgãos de fiscalização trabalhista — além de cumprir adequadamente as normas regulamentadoras aplicáveis.

Melhore o controle das reuniões de segurança e treinamentos

Uma equipe treinada está sempre atenta aos possíveis riscos no ambiente de trabalho, fazendo com que medidas preventivas sejam tomadas antes que os possíveis acidentes de trabalho se concretizem.

Nesse quesito, os softwares de gestão também podem ser de grande valia para o gerente!

Por meio de um acompanhamento contínuo do andamento da obra, é possível manter um controle eficaz da agenda de eventos relativos à segurança do canteiro de obras — dentre eles, as reuniões e os treinamentos dos colaboradores — impedindo que esse tipo de atividade seja esquecida ou postergada.

Além disso, as soluções tecnológicas também comprovam que os profissionais envolvidos nas obras receberam treinamento. Essa verificação acontece por meio do registro de comparecimento aos eventos.

O software armazena documentos digitalizados com a descrição detalhada de cada participante, incluindo fotos e assinaturas digitais.

Controle o recebimento de EPIs

Promover reuniões e treinar os colaboradores é, de fato, indispensável para manter as equipes de trabalho atualizadas.

Entretanto, é importante que durante as atividades rotineiras, os conhecimentos teóricos sejam traduzidos em ações. Utilizar equipamentos de proteção individual é uma delas.

Os problemas da ficha de EPI, principalmente em grandes obras, podem ser corriqueiros caso não exista um controle exigente e informatizado de todas as informações exigidas nesse tipo de ferramenta.

Com o uso de softwares de gestão, é possível ter acesso imediato ao controle do recebimento de EPIs, bem como sua validade, por exemplo. Esse é um ponto favorável do uso da tecnologia no canteiro de obras.

Por que a tecnologia deve estar diretamente relacionada com os projetos?

Em resumo, o uso de tecnologias representa a forma mais eficiente de aumentar a segurança do trabalho no canteiro de obras.

Desde a concepção de um projeto até os processos que integrarão a sua realização, é fundamental que os recursos tecnológicos sirvam como base de controle, integrando setores, agilizando conferências, garantindo a adoção dos padrões previstos e permitindo uma visão completa do que precisa ser feito para que os trabalhos sejam seguros e livres de problemas.

Por meio de softwares especializados, o gestor tem acesso rápido a uma série de documentos e registros digitalizados, todos compilados em um só lugar, de fácil acessibilidade.

Esse tipo de diferencial, aliado ao cuidado das construtoras em relação ao que é exigido em lei e à preocupação com o bem-estar de seus trabalhadores, é a chave para uma organização precisa, assertiva e com os melhores padrões possíveis de segurança!

E você, já usa algum tipo de tecnologia no seu canteiro de obras? Para se informar mais sobre o assunto, entre em contato e saiba mais sobre o Mobuss Construção e conheça outras vantagens e funcionalidades deste software de gestão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *