Otimize o controle de estoque com o módulo de Insumos do Mobuss Construção

Tornar o seu canteiro de obras financeiramente sustentável passa por um controle eficiente dos insumos e dos processos realizados diariamente. E o desperdício com o mau uso dos equipamentos e do maquinário podem reduzir os resultados da sua empresa. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, somente em fevereiro de 2019 os custos com materiais na construção civil subiu 0,21%, o que representa um alto índice em obras.

É para apoiar as empresas no controle destes investimentos que o Mobuss Construção acaba de lançar um novo módulo de Insumos. Com ele as construtoras poderão controlar de forma eficiente e transparente os materiais em estoque, além de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizados na rotina dos canteiros.

Confira abaixo exemplos de aplicação do novo módulo de Insumos e as vantagens para o seu controle de estoque:

1 – Tenha mais controle sobre os equipamentos da sua obra

Na rotina do canteiro é comum que um mesmo equipamento seja utilizado em diversos pontos da mesma obra ou de projetos semelhantes da construtora. E muitas vezes a falta de controle da localização de determinada máquina resulta em custo extra. Quando o controle é via planilhas ou feito no papel, não há uma visão eficiente do uso dos materiais nem da gestão de empréstimos entre obras, já que cada uma apresenta uma versão diferente de planilha.

Com o módulo de Insumos o controle passa a ser realizado em tempo real, através de um computador ou celular, e as informações disponibilizadas no Mobuss Construção de forma online, facilitam o controle para melhor localização dos equipamentos.

Uma das questões mais importantes dessa gestão é a visão global dos equipamentos. Este controle evita, por exemplo, que ocorram perdas de maquinários, que por não serem localizados acabam resultando em custos extras com novas aquisições que poderiam ser evitadas com o melhor aproveitamento dos produtos já disponíveis.

No fim da obra o gestor percebe que existem máquinas iguais em diversos canteiros, que poderiam ter sido reduzidas a poucas unidades se fossem melhor aproveitadas. O objetivo do módulo de Insumos é dar justamente essa visão global da estrutura de máquinas, equipamentos e insumos disponíveis, até mesmo facilitando na desmobilização das obras, dando um destino correto e rastreável aos insumos.

2 – Movimentação otimizada dos seus insumos

Quando o controle do estoque não é realizado em tempo real, nem sempre há uma visão clara de onde determinados produtos estão alocados, quem movimentou a entrada ou saída dos itens no almoxarifado. O resultado dessa falta de visão impacta a construtora que acaba não possuindo o controle dos insumos disponíveis em suas obras, resultando em perdas por conta da validade de produtos e mau aproveitamento dos estoques.

O módulo de Insumos foi desenvolvido para sanar este problema, mostrando de forma simples quais itens estão em determinados locais, o que está em trânsito, quem realizou a movimentação, quais máquinas ou materiais foram alocados em outros canteiros. A visão geral da movimentação do estoque permite ao gestor realizar o controle  eficiente das ações no canteiro e obter mais transparência em relação às ações das equipes no uso e transporte destes materiais.

3 – Gerenciamento de perdas ou extravios

É fundamental que desde início de um projeto haja um controle eficiente das ferramentas e equipamentos para que quando feita a desmobilização da obra, o gestor tenha uma visão dos insumos que apresentaram perdas e extravios em determinada obra. E ainda através do relatório de inventário ao final desta obra, verificar qual pode ser a causa e tomar uma ação para esta problemática. Quando existe o gerenciamento do estoque, o extravio é drasticamente reduzido e ao fim da obra os materiais poderão ser enviados para novos projetos, evitando a necessidade de novas aquisições e a reutilização consciente e sustentável de diversos equipamentos.

Por fim, o módulo de Insumos do Mobuss Construção irá permitir que as construtoras contem com um inventário confiável do estoque existente dentro das obras, de forma mais segura e eficiente através do cadastro de insumo via QR Code. Os códigos impressos pelo sistema são aplicados nos insumos e o registro da movimentação fica muito mais rápido e fácil através da leitura destes códigos. O QR Code facilita ainda a consulta de informações sobre determinado insumo ou máquina. E o módulo possibilita ainda a realização de relatórios sobre a movimentação dos mesmos.

Com o controle proporcionado pelo módulo de Insumos, sua construtora poderá ainda calcular melhor e com mais confiança novos orçamentos, reaproveitando materiais de longa duração e tornando o canteiro de obras sustentável e eficiente. Essa novidade se torna uma aliada na implantação de políticas de controle de estoques, com resultados já nas primeiras semanas de uso e dados completos para análise ao fim de cada obra. Os impactos positivos vão além do canteiro, permitindo que outros setores, como a área de Compras, realizem investimentos mais eficientes com  novas aquisições.

Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

 

Escrito por: Silvio Etges – Gerente de produtos e implantação da Teclógica 

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção