Módulo de Insumos controla, rastreia e movimenta o estoque de máquinas, equipamentos e ferramentas, entre outros materiais.
Com mais de 1.700 unidades habitacionais construídas e entregues nos últimos anos, a Construtora Caprem ansiava por ter maior controle sobre a entrada e saída dos materiais nas obras, além de uma visão ampla do estoque e da localização de equipamentos alocados em obras.
A necessidade desta companhia fomentou a criação do módulo de Insumos, que foi adicionado ao sistema junto a outros 9 módulos já existentes do Mobuss Construção, software de mobilidade para o mercado da Construção Civil.
O que mudou na Caprem Construtora
“Sempre vimos muitas construtoras registrando manualmente o controle de empréstimo de máquinas e ferramentas. Esse modelo de processo é passível de erro, que reflete em prejuízos financeiros para os envolvidos”, explica Silvio José Etges, gerente de produtos da Teclógica empresa desenvolvedora do Mobuss Construção.
“Após a abordagem da Caprem, seguindo a metodologia dos demais módulos do Mobuss Construção, decidimos por desenvolver o módulo de Insumos focando em implantações rápidas e simplificadas para o cliente, produzindo resultados efetivos desde a primeira semana de uso”, ressalta Etges.
Antes de adotar o módulo de Insumos do Mobuss Construção, a Construtora Caprem controlava os materiais utilizados em obras por meio de um Sistema ERP e de planilhas de Excel.
“Apesar de existir um controle, ele não era efetivo, já que não tínhamos uma visualização do que estava sendo movimentado entre obras e dentro delas. Precisávamos de algo maior para, por exemplo, evitar perdas de equipamentos de alto custo em desmobilização de obras”, conta Vinicius Massini, gestor de TI da Construtora Caprem.
Com a nova solução, que vai atender as áreas de almoxarifado e suprimentos, a expectativa da empresa é erradicar a perda de materiais e equipamentos, além de saber, com precisão, o que está sendo utilizado diariamente em cada empreendimento.
Módulo de Insumos na prática
As funcionalidades do módulo de Insumos do Mobuss Construção estão divididas da seguinte forma:
- Cadastro de insumos: onde é permitido que o usuário insira novos insumos, inclusive com associação a um QR Code, com seus respectivos locais de estoque e quantidades cadastradas.
- Função movimentação: onde registra-se ações de entrada e saída, caracterizando uma transferência desses insumos.
- Função Baixa: serve para retirar os itens do controle, seja por extravio, descarte, furto ou outro motivo qualquer.
Todas as funções permitem gerar relatórios que podem ser exportados para Excel. Além disso, a ferramenta está habilitada para imprimir as etiquetas de QR Code.
“A visão de estoque permite saber onde e com quem estão as máquinas ou ferramentas, tanto em obras quanto em almoxarifados, além de permitir uma análise detalhada das movimentações, caso seja necessário.
Com o novo módulo de Insumos, a desmobilização de uma obra gerará um inventário de equipamentos devolvidos que poderão ser distribuídos novamente para outras obras, proporcionando um reaproveitamento consciente e eliminando o desperdício com aquisições desnecessárias”, destaca Etges.
O Mobuss Construção foi desenvolvido para garantir às construtoras o gerenciamento das obras com agilidade e menos custo.
Além do módulo de Insumos, o software possui outras funcionalidades relacionadas:
- Gestão de projetos;
- Apontamento da produção;
- Apropriação;
- Gestão de documentos e registros;
- Segurança do trabalho;
- Gestão da qualidade;
- Vistoria e entrega;
- Assistência técnica.
Quer ver uma demonstração do módulo de Insumos? Então entre em contato.
Link permanente