5 principais desafios para organizar e manter o depósito de construção


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre depósito de construção em áudio!

A manutenção adequada do depósito de construção desempenha um papel crucial na eficiência e produtividade dos seus projetos. Contar com uma estrutura bem planejada evita uma série de problemas.

Ao ter uma logística organizada, você evita atrasos significativos nas tarefas, auxiliando no cumprimento do cronograma alinhado com o cliente. 

Lembre-se: armazenar os materiais de maneira inadequada pode representar sérios riscos aos colaboradores do canteiro, aumentando as chances de quedas ou acidentes e consequentemente, processos trabalhistas e danos a imagem do seu negócio. 

Outro ponto importante é que a falta de organização resulta em maiores gastos. Segundo uma pesquisa da USP, o desperdício de recursos no setor de construção representa de 3% a 8% dos custos totais de uma obra.

Por isso, é crucial dar atenção ao tema e saber como otimizar o fluxo e espaço da edificação. Veja a seguir mais sobre os desafios da área e a importância de se manter atualizado no assunto.

Qual a importância de manter o depósito de construção organizado?

A organização do estoque de materiais é crucial para o bom andamento de uma obra.  Ao otimizar o depósito do canteiro, você dá acesso facilitado aos insumos e ferramentas da edificação. 

Se forem estocados de maneira ordenada, os trabalhadores podem encontrar rapidamente o que precisam. Isso evita a perda de tempo buscando itens específicos, garantindo o fluxo de trabalho contínuo.

Além disso, a logística bem planejada contribui para a redução de atrasos. Quando os materiais estão devidamente organizados, é mais fácil monitorar a utilização e planejar as compras. Isso evita situações em que os trabalhos são interrompidos por falta de recursos.

Outro benefício importante é a segurança. Um depósito bem estruturado reduz o risco de roubos e acidentes, como obstrução de passagens. Os insumos devem ser armazenados de maneira adequada, considerando: 

  • Peso;
  • Fragilidade;
  • Características individuais.

Desafios da organização de um depósito de construção

Existem diversos desafios que podem surgir na hora de realizar a organização do depósito de construção. Por isso, confira abaixo os principais problemas que devem ser evitados para manter o fluxo bem estruturado:

1. Exposição de materiais

Pode acontecer de os insumos armazenados no estoque ficarem expostos a elementos como chuva, sol e vento. Esses fatores climáticos resultam em danos aos recursos da obra.

Por isso, é preciso garantir que os materiais sejam adequadamente protegidos por meio de coberturas, abrigos ou prateleiras. A exposição também pode levar a uma deterioração mais rápida dos produtos, especialmente quando estão sujeitos a condições adversas, como a umidade.

2. Excesso ou falta de estoque

Outro desafio enfrentado é equilibrar o estoque, evitando tanto o excesso quanto a falta de materiais. Para evitar isso, é importante avaliar as necessidades com base no cronograma da obra, no ritmo de consumo e nas previsões de demanda. 

Acumular uma quantidade excessiva de insumos leva à falta de espaço no local, dificultando a movimentação e a localização dos itens necessários. Já a carência de recursos necessários pode resultar em atrasos no cronograma do projeto, interromper o fluxo de trabalho e prejudicar a produtividade da equipe. 

Outro aspecto importante é considerar os prazos de validade dos materiais. É necessário levar isso em conta no planejamento do estoque. Produtos vencidos representam riscos de segurança e comprometem a qualidade da construção

3. Má gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é um desafio significativo na organização do depósito de construção. Uma administração inadequada pode resultar em atrasos na entrega ou no recebimento de insumos de baixa qualidade ou que não atendam às especificações técnicas.

Para enfrentar esse obstáculo, é crucial estabelecer parcerias sólidas e de confiança. É importante também manter uma comunicação regular, estabelecendo um canal de diálogo aberto e transparente para tratar de qualquer necessidade.

4. Flutuação da demanda

Esse fator se refere às variações ocasionadas pela falta de  matérias-primas no mercado. O gargalo está em antecipar e responder de forma ágil às flutuações. Com uma coordenação cuidadosa e adaptativa, é possível minimizar os impactos negativos do processo e manter a produtividade e eficiência na obra.

5. Espaço inadequado

A limitação de espaço pode dificultar o armazenamento eficiente dos insumos, resultando em problemas como congestionamento, dificuldade de movimentação e risco de danos aos itens. Para solucionar isso é preciso adotar um planejamento estratégico, implementar práticas de organização do estoque e utilizar ferramentas de tecnologias adequadas.

Um depósito eficiente é crucial para o sucesso de um projeto. A organização adequada proporciona maior produtividade, redução de desperdícios e melhoria em todo o fluxo de trabalho. 

Muitos dos obstáculos enfrentados podem ser solucionados com o uso de softwares de gerenciamento. Eles apresentam funcionalidades como o rastreamento em tempo real, que permitem:

  • Monitorar os níveis de estoque;
  • Localizar itens;
  • Controlar a movimentação dos insumos;
  • Verificar o status de cada equipamento. 

Além disso, a tecnologia ajuda a otimizar o espaço disponível no depósito e a implementar práticas inteligentes de armazenamento. 

O Mobuss Construção possui o Módulo de Insumos, voltado para a administração de estoque. Ele permite o cadastro de cada lote, o controle da movimentação, baixas e extravios, além de contar com relatórios personalizados para agilizar a tomada de decisão.

Agora você já sabe a importância de manter um depósito de construção eficiente e organizado. Para garantir ainda mais a segurança no canteiro, leia nosso ebook: Guia do EPI: o que você precisa saber sobre os equipamentos e sua gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção