Gestão sustentável: como aplicar a sustentabilidade no canteiro de obras?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão sustentável em áudio!

A sustentabilidade vem se tornando um dos focos principais de vários setores do mercado, inclusive da construção civil. Reduzir os impactos ao meio ambiente, produzindo aspectos sociais e econômicos positivos é um dos principais objetivos das organizações. Para isso, as empresas precisam implementar a gestão sustentável.

O ramo da construção consome muitos recursos naturais, além de utilizar grandes quantidades de energia e gerar um volume considerável de resíduos. Tudo isso causa impactos severos à natureza que, consequentemente, trazem problemas para toda a sociedade.

Assim, é crucial que a gestão sustentável seja prioridade para as empresas. Tornando possível fazer um uso mais consciente dos insumos, aumentando a produtividade e qualidade ao passo em que se diminui os desperdícios e gastos com a obra.

Ficou curioso sobre o assunto? Aprenda tudo sobre gestão sustentável a seguir.

O que é a gestão sustentável?

A gestão sustentável é o conceito utilizado por organizações que se preocupam com a natureza, sendo assim, a coordenação é a etapa responsável por controlar e otimizar a utilização dos recursos. 

Quando esse processo é visado para a harmonia com o meio ambiente, o foco é diminuir os impactos negativos ao ecossistema, gerar benefícios para a sociedade e impulsionar a economia. 

Essa administração concilia ações que promovem o uso responsável dos recursos naturais, alinhadas ao lucro do negócio. Controlando os efeitos causados pela execução dos serviços para que não haja prejuízos por conta dos insumos utilizados e dos resíduos gerados.

As empresas que prezam pela sustentabilidade ganham maior destaque no mercado, podendo obter selos que comprovem a preocupação ambiental. E, nesse contexto, práticas simples podem impulsionar o processo de mudança. 

Qual a importância da sustentabilidade no canteiro de obras?

Segundo uma pesquisa do Conselho Internacional da Construção (CIB), a construção civil é uma das indústrias que mais consomem recursos naturais e utiliza 40% da energia gerada no mundo. Além disso, o setor é um dos que mais produzem resíduos, sendo responsável por 30% dos insumos gerados e emissões de gases de efeito estufa.

A implementação da gestão sustentável traz benefícios para além do impacto imediato na redução de interferências humanas no meio ambiente. Com uma utilização de matéria prima mais eficiente e menos desperdícios, é possível controlar melhor o orçamento, garantindo uma redução de custos e possivelmente um aumento na margem de lucros.

Além disso, contar com esse procedimento permite aumentar a produtividade dos serviços. Assim, as obras são executadas dentro do cronograma estabelecido previamente. Tudo isso gera mais competitividade para a empresa.

Como aplicar a gestão sustentável no canteiro de obras?

Para aproveitar os benefícios que a gestão sustentável pode trazer, é preciso saber como implementar de maneira eficiente. Confira abaixo 6 dicas para aplicar esse procedimento no canteiro de obras:

Tenha uma gestão de estoque eficiente

O desperdício de materiais pode acontecer por conta de uma falta de controle do estoque. Cada insumo precisa ser armazenado conforme instruções dos fabricantes e tem um prazo de validade. 

Por isso, é importante implementar uma gestão de estoque para que os recursos sejam adquiridos no momento certo e guardados corretamente. Não se esqueça de verificar os CAs e vencimentos de cada item.

Faça o uso consciente de energia

Um dos princípios da gestão sustentável é utilizar a energia elétrica de maneira correta. Por isso, durante a execução dos serviços é importante implementar soluções para diminuir o consumo ou ainda gerar energia renovável. É possível instalar painéis fotovoltaicos provisórios para gerar energia limpa durante a obra, por exemplo.

Treine sua equipe

Contar uma equipe capacitada é ter mais garantia de produtividade e qualidade nos serviços. Além disso, profissionais qualificados tendem a executar suas tarefas com menos retrabalhos e desperdícios. 

Fique por dentro das normas

As diferentes normas que se aplicam para o setor da construção são elaboradas pensando na maneira mais eficiente e ecológica para realizar os serviços. Assim, para implementar uma gestão sustentável é crucial garantir que todos os requisitos das normas sejam respeitados e aplicados.

Faça a gestão de resíduos

Eliminar a geração de resíduos no canteiro é uma tarefa árdua. Por isso, o foco é reduzir ao máximo os desperdícios e, quando não for possível, é preciso que se faça uma gestão dos resíduos. Isso significa separar o entulho conforme sua classe e garantir que ele seja destinado para o local adequado.

Proteja a rede pluvial

A drenagem do canteiro de obras é muito importante para evitar acúmulo de água e demais problemas no setor. No entanto, é preciso garantir que a água contaminada com outros materiais, como o cimento, não seja destinada para a rede pluvial. O sistema de drenagem precisa ser pensado para que somente a chuva seja levada para o encanamento.

Uma dica bônus e muito importante é fazer um consumo racional de água. O reaproveitamento pode ser uma solução eficiente. Além disso, a chuva também pode ser coletada e utilizada para limpeza do canteiro de obras através de um sistema próprio.

Como vimos, a gestão sustentável pode trazer diversos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as empresas. Dessa forma, é possível reduzir desperdícios, utilizar menos recursos, aumentar a produtividade e ainda melhorar a qualidade dos serviços. Assim, fica mais fácil controlar o orçamento e o cronograma da obra.

Agora você já sabe como funciona a gestão sustentável e a sua importância para o planeta e para a própria construtora. Para saber ainda mais como reduzir os impactos negativos ao ecossistema durante a execução dos serviços, acesse nosso ebook sobre práticas sustentáveis na construção civil.

1 comentário


  1. Parabéns pelo artigo! A gestão sustentável na construção civil é realmente um assunto de extrema
    importância nos dias de hoje. A forma como as empresas lidam com os recursos naturais e os impactos
    ambientais gerados pela indústria da construção têm um papel fundamental na busca por um futuro mais sustentável.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção