Como resolver os principais problemas na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre os principais problemas da construção civil em áudio!


Ano após ano, novas demandas surgem e fazem com que as construtoras precisem se reinventar, buscando soluções inovadoras. Nessa situação, os principais problemas na construção civil podem surgir tanto por mudanças no cenário econômico, quanto pela demanda dos clientes e fatores internos.

No Brasil, alguns dos problemas recorrentes são a falta de insumos e de mão de obra qualificada. Isso tudo ainda pode ser agravado pelo desperdício de materiais, a falta de planejamento e a má gestão das equipes.

Como resultado, as empresas de construção civil podem ter um gasto muito acima do esperado, atrasos nas entregas e, em alguns casos, até o abandono das obras. Por isso, encontrar soluções eficientes e inovadoras tornou-se uma das tarefas mais importantes para os gestores de obras.

Conhecendo este cenário, precisamos evitar que esses desafios causem impactos significativos nas obras.

Mas para isso, os profissionais precisam entender quais os principais problemas na construção civil, suas causas e consequências. Dessa forma, existe a garantia de que as edificações sejam entregues com conformidade, qualidade, no prazo correto e dentro do orçamento de obras.

Como se preparar para os principais problemas na construção civil?

Planejamento é a palavra chave quando se trata de prever e se preparar para os desafios que o mercado impõe. Aliado a um bom gerenciamento de obras, essa etapa permite criar estratégias para contornar eventuais problemas que possam surgir durante uma obra.

No planejamento, os profissionais fazem pesquisas da situação do mercado. Assim, é possível tentar encontrar os períodos de sazonalidade, onde é comum que haja uma variação na procura por imóveis.

Além disso, nessa etapa é feita uma análise da variação dos preços dos insumos. Isso permite que os profissionais busquem alternativas para substituir certos insumos ou então deixar uma reserva monetária para caso haja um aumento de preços. 

Dessa forma, o orçamento de obras se torna mais assertivo e tem menos chances de ser extrapolado.

O planejamento é também a etapa onde os profissionais definem planos de ação que deverão ser tomados caso algum problema apareça.

5 principais problemas na construção civil

Cada obra é única e apresenta diferentes desafios a serem vencidos do projeto até a entrega. No entanto, existem alguns obstáculos comuns na maioria das construções. Por isso, confira os 5 principais problemas na construção civil:

1. Não ter projetos sustentáveis

Com uma demanda crescente por obras que causam menos impacto ao meio ambiente, adotar práticas sustentáveis é um diferencial e não ter projetos que protegem o meio ambiente é um grande problema. Isso torna o empreendimento menos atrativo para os compradores e também pode reduzir a captação de incentivos fiscais. 

 Obras com projetos sustentáveis elevam seu preço de venda. Além disso, mostram que a empresa se preocupa com o meio ambiente e em minimizar os impactos causados pela construção civil.

2. Não fazer um planejamento de obras

Uma etapa crucial para o sucesso de um projeto é o planejamento de obras. Com o planejamento é possível prever situações que podem prejudicar o andamento de uma construção

Adotando essa prática, é muito provável que a obra seja entregue dentro do prazo, respeitando o orçamento e com aproveitamento de material.

Por isso, essa etapa não serve só para ditar a ordem e ritmo das tarefas, mas para prever e contornar problemas.

3. Desperdiçar materiais

É comum que durante a execução de uma obra acabe faltando materiais de construção. Isso ocorre principalmente por conta do desperdício durante a construção, seja por falta de planejamento, de mão de obra qualificada ou até de má gestão. 

O desperdício de materiais é um dos principais problemas na construção civil porque além de gerar gastos excessivos, pode provocar atrasos. Sem contar ainda o impacto ambiental, já que os insumos desperdiçados podem se tornar resíduos poluentes. 

4. Não contratar mão de obra qualificada

Todas as etapas e sistemas construtivos requerem habilidades e atribuições distintas dos profissionais. Por isso, deixar de contratar mão de obra qualificada pode gerar baixa produtividade, desperdícios, erros de execução e conformidade.

Tudo isso compromete a qualidade da obra, além de contribuir para gastos excessivos e atrasos nas entregas. Assim, entender a importância da contratação de pessoal capacitado é saber evitar os principais problemas na construção civil.

5. Não treinar os colaboradores

Assim como não contratar profissionais qualificados, deixar de treinar os colaboradores traz enormes prejuízos para a construção. Mesmo que a mão de obra seja capacitada, é crucial ensinar sobre as peculiaridades tanto da obra quanto da empresa.

Os treinamentos são importantes para garantir não só conformidade com os projetos, mas segurança e produtividade no canteiro. Ensinar sobre a utilização dos EPIs, por exemplo, é uma maneira de evitar acidentes no canteiro de obras.

Como resolver os desafios da construção civil?

Existem várias estratégias que podem ser adotadas na hora de resolver os principais problemas na construção civil. Uma delas é a adoção de soluções tecnológicas, como softwares de gestão, para otimizar os processos construtivos.

Com auxílio da mobilidade, os softwares melhoram a comunicação entre os colaboradores, agilizando decisões e evitando desencontros de informações. Assim, é possível garantir um melhor planejamento, bem como um melhor controle das frentes construtivas durante a execução.

Além disso, os softwares possibilitam fazer a gestão dos insumos da obra, permitindo acompanhar os estoques e situação de cada material. Assim, é possível antecipar as compras de materiais que estão com baixo estoque e até acompanhar se eles estão sendo utilizados muito rapidamente.

Outra funcionalidade do software é a de poder cadastrar e acompanhar as datas e informações de treinamentos dos colaboradores. Tudo isso permite que as obras tenham mais produtividade, qualidade, segurança e reduz os impactos de eventuais problemas.

Conhecer os principais problemas na construção civil e estar preparado para evitar ou lidar com eles é a receita para o sucesso de uma obra. Seja por conta de fatores externos ou internos, os problemas sempre podem aparecer, por isso um bom planejamento e a adoção de soluções tecnológicas é crucial.
Agora que você já sabe quais os principais problemas na construção civil, venha conhecer a solução Mobuss Construção, um software de gestão de obras completo. Também continue acompanhando os posts no blog e deixe seu comentário caso tenha dúvidas ou sugestões.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção