Certificação AQUA: descubra a importância para construção civil

Você sabe qual a importância da Certificação AQUA para a construção civil? Esse selo surgiu à medida que as preocupações ambientais e a necessidade de conservar recursos naturais tornaram-se prioridades. 

A indústria é conhecida por consumir recursos naturais em excesso, enquanto também gera uma quantidade substancial de resíduos. Neste sentido, a urbanização rápida e o crescimento populacional tornam crucial adotar abordagens mais sustentáveis para garantir um desenvolvimento equilibrado.

Por isso, a Certificação AQUA ganha destaque. Desenvolvido no Brasil, o selo busca promover a sustentabilidade em empreendimentos imobiliários, considerando não apenas o aspecto ambiental, mas também o social e econômico.

Nesse contexto, são considerados diversos critérios, como eficiência energética, gestão da água, qualidade do ar interno, conforto térmico e uso de materiais sustentáveis. Os projetos da construção civil tem incentivo para incorporar práticas em prol do meio ambiente durante as operações e após a entrega da obra.

Essa abordagem contribui para a redução do consumo de recursos naturais, a minimização de resíduos, a melhoria na eficiência hídrica e energética, além da promoção de ambientes internos mais saudáveis para os ocupantes.

Empresas e profissionais do setor estão reconhecendo a importância de se alinhar às práticas sustentáveis não apenas para atender às demandas do mercado, mas também para cumprir responsabilidades ambientais e sociais. 

Assim, a Certificação AQUA destaca-se como um meio eficaz para garantir a sustentabilidade na construção civil e destacar o seu negócio. Quer entender mais detalhes sobre o selo e seus benefícios? Então continue a leitura deste artigo.

O que é certificação AQUA?

A Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) foi desenvolvida no Brasil pelo processo de cooperação entre a Fundação Vanzolini e o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB) da França. 

Ao longo do tempo, a certificação evoluiu para abranger uma gama de critérios envolvendo a sustentabilidade. Inicialmente, focava em aspectos ambientais, como eficiência energética, gestão da água e escolha de materiais sustentáveis. No entanto, ela expandiu seus critérios para incluir aspectos sociais e econômicos.

Agora todo ciclo de vida do edifício é considerado, desde a concepção até a entrega. Os critérios são divididos em 14 categorias, incluindo gestão, energia, água, materiais, resíduos, conforto, saúde e bem-estar, entre outros. Cada um possui indicadores específicos que os empreendimentos devem atender para obter a certificação.

Assim, o certificado teve seus critérios aprimorados para garantir que estivesse alinhado com os padrões internacionais e as melhores práticas do segmento. Isso se deve em parte à sua parceria com o CSTB, uma instituição europeia que presta serviços de consultoria na área da construção. Por isso, se trata de um selo com credibilidade e aceitação em diferentes partes do mundo.

Como obter a certificação AQUA-HQE?

Os projetos que buscam o selo devem atender a uma série de critérios em diversas categorias. Abaixo estão os principais que devem ser considerados para conquistar a certificação:

  1. Gestão sustentável do projeto: implantação de um sistema de gestão ambiental com envolvimento e sensibilização dos participantes do projeto. Além da implementação de práticas de ecoconstrução;
  2. Relação do edifício com seu entorno: leva em conta a escolha de localizações que minimizem impactos ambientais, integração ao contexto urbano e respeito ao ambiente natural;
  3. Uso racional do solo: minimização do uso de solo, prezando pela preservação de áreas verdes e biodiversidade;
  4. Eficiência energética: adoção de tecnologias e estratégias para reduzir o consumo de energia, com utilização de fontes renováveis e promoção do conforto térmico sem consumo excessivo;
  5. Gestão da água: estratégias para a redução do consumo hídrico. Além da implementação de sistemas eficientes de coleta, armazenamento e distribuição de água;
  6. Gestão de resíduos de construção e demolição (RCD): minimização de resíduos gerados durante o processo construtivo, com a classificação e destinação adequada;
  7. Qualidade do ar: controle da qualidade do ar interno, envolvendo a escolha de materiais que não emitem substâncias prejudiciais à saúde;
  8. Conforto térmico, visual e acústico: projeto que promove o conforto sem dependência excessiva de sistemas mecânicos. Para isso, usa-se a iluminação e ventilação natural e o controle acústico adequado;
  9. Qualidade Sanitária:  garantia de qualidade sanitária dos ambientes;
  10. Manejo sustentável dos recursos naturais: a escolha de materiais de baixo impacto ambiental e uso responsável dos recursos naturais;
  11. Inovação: adoção de soluções tecnológicas e inovadoras que contribuam para a sustentabilidade do projeto.

Por que a Certificação AQUA é importante na construção civil?

Ao obter selo, a empresa, o cliente e a própria sociedade saem ganhando. Confira abaixo as principais vantagens de contar com a Certificação AQUA na sua obra:

Mais sustentabilidade

A Certificação AQUA promove práticas construtivas mais sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a conservação de recursos naturais. Ao adotar critérios rigorosos de eficiência energética, gestão de resíduos e uso responsável da água, os projetos certificados reduzem significativamente seu impacto ambiental.

Atendimento à legislação e incentivos fiscais

Os projetos assegurados pelo selo devem estar em conformidade com regulamentações ambientais e normas, assegurando que a empresa esteja alinhada à legislação. 

Além disso, o cumprimento desses critérios pode resultar em elegibilidade para incentivos fiscais e benefícios governamentais, fomentando ainda mais a adoção de práticas sustentáveis na construção civil.

Vantagem Competitiva

Empreendimentos certificados ganham destaque no mercado, uma vez que a sustentabilidade tornou-se uma prioridade da população mais jovem. Neste cenário, tem crescido a demanda por essas construções e a Certificação AQUA confere aos projetos uma credibilidade que atrai investidores, clientes e parceiros que valorizam a responsabilidade ambiental.

Conforto para os usuários

Como explicamos, o certificado incorpora critérios relacionados ao conforto térmico, acústico e à qualidade do ar interno. Isso garante ambientes mais saudáveis e agradáveis para os ocupantes, melhorando a qualidade de vida e a satisfação dos usuários

Atualmente, é fundamental considerar práticas que atendam às demandas, mas também garantam um futuro mais sustentável e responsável. Nesse contexto, a Certificação AQUA surge como uma ferramenta valiosa, destacando-se como um padrão de alta qualidade ambiental.

O selo AQUA é um dos diversos certificados ambientais que existem na construção civil. Para saber mais sobre esse assunto, leia o nosso ebook Meio Ambiente e Qualidade: conheça os Selos de Sustentabilidade na Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção