Construtora Pride utiliza tecnologia para otimizar o SGQ


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a Construtora Pride em áudio!

A Construtora Pride, fundada em 2012 e eleita uma das 50 maiores construtoras do Brasil em 2023, segundo o ranking Intec, tem sede em Curitiba, com filial em Londrina, para atender as cidades do Norte do Paraná. 

A empresa tem como seus principais objetivos entregar empreendimentos de qualidade, priorizando o uso consciente dos recursos naturais, atendendo as legislações e garantindo a satisfação dos seus clientes.

O uso de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e a conquista de certificados como ISO 9001 e PBQP-H, reforçam o comprometimento da empresa com o meio ambiente e com a melhoria contínua dos processos

Para ter ainda mais eficiência, a Pride implementou tecnologia em seu controle de qualidade. A Construtora adquiriu o Mobuss Construção, solução modular que gerencia as principais etapas do empreendimento, desde o canteiro até o pós-obra. 

Quer saber mais sobre a experiência da Construtora Pride com a aplicação do SGQ? Continue lendo e descubra a importância desse sistema e como o software ajuda a realizar essa gestão.

A importância do SGQ para a Construtora Pride

Clique abaixo para ouvir o depoimento da Pride, ou se preferir, continue lendo o artigo:

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste em um conjunto de ações, implementadas para ajudar companhias a entregar produtos e serviços com um bom nível de satisfação do cliente. 

Sua aplicação é fundamental para o setor da construção civil. A metodologia proporciona empreendimentos de maior qualidade e torna a execução das atividades mais concisa, com nivelamentos e processos padronizados.

Dessa forma, você garante que as equipes estão respeitando suas diretrizes internas e também as normas regulamentadoras. Além disso, fica mais fácil evitar gargalos, já que o sistema tem foco em otimizar continuamente os fluxos.

Thalita Nascimento, coordenadora de qualidade da Construtora Pride, considera o SQG uma parte estruturante de qualquer empresa do segmento. “O sistema olha para todo o planejamento, faz o cuidado com registros e dados. Além de apoiar na aplicação de melhorias através de evidências reais, evitando a tomada de decisão com base em suposições.”

A coordenadora conta que já trabalha com essa metodologia há mais de 10 anos e por isso pode afirmar os benefícios de sua aplicação. “Para uma empresa crescer estruturada ela precisa ter um sistema de gestão implantado, onde olhe e padronize processos e tenha tudo muito bem documentado.”

Por que unir o SGQ com tecnologia?

Há algum tempo o mercado vem discutindo sobre a importância da análise de dados e como as tecnologias podem apoiar de forma eficiente. Segundo o Sebrae, estamos na era do Big Data

Por isso, mais do que implementar um SGQ na empresa, é preciso contar com plataformas que apoiam na coleta de dados e mensuração de ativos, produtividade e gargalos. Esse foi um dos motivos pelos quais a Construtora Pride firmou uma parceria com o Mobuss Construção. 

“Com ajuda da tecnologia, conseguimos entender onde as atividades estão desviando mais e atuar com melhorias, sempre pensando na satisfação dos clientes, que é a base das normativas de qualidade. O Mobuss Construção é um sistema de fácil usabilidade, onde nós conseguimos fazer todos esses controles. Na parte de registro de auditorias, por exemplo, temos um monitoramento muito apurado”, explica Thalita.

A plataforma também facilita a padronização de processos, uma vez que concede às equipes acesso a documentos atualizados, evitando a consulta a informações obsoletas. Segundo a coordenadora de qualidade, isso é fundamental na gestão. 

“Disponibilizamos os padrões de procedimento para que todas as pessoas tenham acesso e saibam quais são os fluxos que envolvem todo o negócio. Além disso, temos o controle da parte operacional da empresa. Nos canteiros de obra, durante a conferência dos serviços, conseguimos gerar indicadores, visualizar quais são os serviços que mais reprovam e os que menos têm problemas”, complementa ela.

Mais sobre a parceria

A Construtora Pride usa os módulos de Documentos, Qualidade, Registros, Segurança, Vistoria & Entrega e Assistência Técnica do Mobuss Construção. “Nós utilizamos desde a parte inicial, com a documentação da obra. Passando pelo controle dos serviços, processos e dos materiais. Na área de segurança, controlamos os registros dos colaboradores e empreiteiras terceirizadas, como ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e toda a documentação obrigatória.”

Importante reforçar que a obra não termina com o encerramento das atividades do canteiro. As etapas de vistoria final, entrega de chaves e pós-obra são fundamentais para obter o reconhecimento do negócio e a satisfação do cliente, fatores que são levados a sério pela Pride.

“Após a execução, utilizamos o módulo Vistoria & Entrega, onde conseguimos visualizar todo o histórico da obra. Ele é fundamental, pois no papel esse controle e formalização é muito difícil de ser feito. E para finalizar, após a entrega, a etapa de Assistência Técnica também é controlada no Mobuss Construção. Ele nos ajuda muito na implantação e manutenção do SGQ”, finaliza Thalita.

Segundo o diretor comercial da solução, Aloisio Arbegaus, essa comunicação entre etapas contribui para que o processo se torne mais eficiente. Ele conta que o propósito do Mobuss Construção é atender de forma flexível e integrada, conforme a necessidade de cada empresa. 

“Temos 11 módulos que automatizam as principais etapas da construção, desde a parte de projetos e documentação, passando pela execução, com controle de insumos, efetivo e segurança, até a entrega do empreendimento e pós-obra. Além disso, possuímos integração com vários recursos tecnológicos e plataformas complementares. Quanto mais conexo e digitalizado for o processo, mais qualidade e rentabilidade as empresas terão”, complementa.

Quer saber mais sobre o Mobuss Construção? Peça uma demonstração gratuita e acesse mais cases em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção