Como são desenvolvidas as melhorias de interface do Mobuss Construção?


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Cada funcionalidade de um software ou aplicativo passa por diversas etapas antes de ser finalmente lançada. Desde o surgimento da ideia, até os testes finais, muito tempo e pessoas podem ser envolvidos. Para exemplificar, trouxemos neste artigo o passo a passo de como são feitas as melhorias de interface do Mobuss Construção

Segundo Thiago Krieck, UX Designer da plataforma, o processo pode ser comparado à construção de uma casa. “Antes de começar a construir, é preciso ter um plano bem definido em mente. Isso inclui reflexões sobre o tamanho e a forma, o número de cômodos, a localização das janelas e portas, entre outros detalhes“.

Da mesma forma, no design de telas de aplicativos, é preciso definir o tamanho, a forma dos elementos na tela, a disposição dos botões, elementos de interação e como as informações serão apresentadas ao usuário. 

Esse método diz respeito não só a atualizações gerais, mas também a criação de novos Módulos e inclusão de recursos no sistema. Continue lendo para saber mais!

Passo a passo das melhorias de interface no Mobuss Construção

De forma resumida, as melhorias de interface seguem um padrão de 5 passos. Conheça a seguir como são construídas: 

1. Definição do problema

Nessa etapa, é identificado o problema que o produto ou recurso deve resolver e são definidos os objetivos do projeto. Como exemplo, Thiago cita uma mudança que a equipe começou a avaliar recentemente, que seria “como registrar uma Solicitação de Atendimento em um celular da forma mais eficiente possível?”

Para isso, é preciso estabelecer uma comunicação com o público alvo e entender quais as suas necessidades. Essa atenção é considerada primordial para o time de desenvolvimento do Mobuss Construção.

2. Pesquisa de Mercado

Após definir o problema e objetivos, são realizadas pesquisas para entender as necessidades e desejos dos usuários. Isso é feito a partir de entrevistas, análise de concorrência, questionários e testes de usabilidade com a equipe.

Thiago comenta mais sobre o processo: “Muitas pessoas podem nunca ter parado para pensar nisso, mas o App do Mobuss para Tablets foi desenhado especificamente para o formato mobile. Por isso, certos botões estão aproximados das laterais, facilitando o uso com duas mãos”.

Já em celulares, por exemplo, o uso pode ser apenas com uma das mãos. “Logo, faz sentido colocarmos alguns acessos e botões mais frequentes na parte de baixo das telas. Podemos otimizar o restante do espaço, para proporcionar uma leitura mais fluida das informações”, complementa ele.

3. Prototipação

Na terceira fase, são criados protótipos para testar diferentes designs e, sempre que possível, obter feedbacks dos usuários antes de começar a desenvolver. 

Isso é fundamental para entregar o melhor resultado possível, pois a disposição dos recursos pode influenciar na aceitação pelo público. Aqui, podem ser feitos os mesmos testes da etapa “Pesquisa de Mercado” para ver se houveram melhorias.

4. Testes de usabilidade

Chegou o momento onde são realizados testes com usuários reais e stakeholders para ver a usabilidade das atualizações do Mobuss Construção e identificar quaisquer problemas ou pontos de conflito. 

Nessa hora, pessoas com diferentes perfis utilizam a solução proposta e respondem a um questionário para validar o entendimento da plataforma e a preferência do layout, de acordo com as experiências já vivenciadas com uso de outros aplicativos.

5. Implementação do Design Final

Nesta etapa, a solução  proposta nos passos anteriores é implementada. Durante a fase de desenvolvimento do código (programação), são realizados extensivos testes para garantir que todas as premissas levantadas anteriormente estão de acordo com o padrão de qualidade do Mobuss

Feito isso, outras equipes, como marketing e comercial, são envolvidas para o lançamento oficial no mercado.

Qual a importância da usabilidade?

Como você pôde perceber, o desenvolvimento do Mobuss Construção foca muito em fatores como usabilidade e design de experiência do usuário. A intenção é fazer com que a plataforma seja o mais intuitiva possível para quem for utilizar.

Tratando-se da construção civil, por envolver muitas atividades manuais, a implementação de tecnologias ainda está caminhando no setor. Por isso, a importância de facilitar o máximo possível a rotina dos clientes no uso do sistema.

Thiago finaliza com um convite para participar das melhorias de interface: “Se você tem interesse em colaborar com o processo de UX design, sinalize ao nosso time no e-mail: atendimento.mobuss@teclogica.com. Assim, seu contato ficará salvo em nosso banco de dados e você pode fazer parte de alguma das etapas citadas, nos projetos futuros”.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando os artigos do blog. Se quiser saber mais sobre o Mobuss Construção, solicite uma demonstração gratuita com nossos especialistas.

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