Planejamento e Qualidade: descubra como a Porto5 integrou esses processos


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Planejamento e Qualidade em áudio!

A Porto5 Empreendimentos, que está há mais de 10 anos no mercado da Construção Civil,  traz em sua trajetória uma longa relação com a tecnologia na gestão de suas obras.  Recentemente, a empresa embarcou em outra novidade: integrar as etapas de planejamento e qualidade em seus empreendimentos.

Pensando em otimizar cada vez mais os seus processos, a construtora tornou-se o case de sucesso e piloto das novas funcionalidades ofertadas pelo Mobuss Construção e Prevision. Plataformas que automatizam as etapas de execução de obras e planejamento.

Quer saber tudo sobre essa integração e como foi implementada na Porto5 Empreendimentos? Então continue lendo o artigo, ou se preferir, assista o nosso webinar clicando aqui.

Porque unir planejamento e qualidade?

As etapas de planejamento e qualidade são cruciais para qualquer empreendimento e precisam estar alinhadas. Mas como uma construção envolve diversos recursos, pessoas e processos, fazer com que a informação chegue de forma concisa a todos é desafiador.

Todas as equipes envolvidas precisam estar na mesma página no que diz respeito ao cronograma da obra, tanto quem está à frente do canteiro, quanto os colaboradores do escritório. Afinal, fazer as inspeções de qualidade sem saber exatamente o que consta no planejamento é praticamente impossível, não é mesmo? 

“Imagine o impacto de uma informação errada passando para frente, ou não notificando a tempo. Esse claramente é um dos grandes benefícios da integração” explica Guilherme Losekann, gerente de relacionamento e expansão da Prevision.

Patricia Priebe, gerente de qualidade da Porto5 Empreendimentos, comenta que antes de integrar os processos de planejamento e qualidade, as atividades relacionadas às duas etapas eram feitas de maneira separada, em duas telas e duas plataformas. 

Vanessa, que é analista de planejamento da construtora, complementa: “Acontecia esse certo retrabalho no preenchimento de alguns dados. Nós não tínhamos informações das inspeções de qualidade na página de medição, o que poderia facilitar o processo. Hoje, isso se tornou muito mais intuitivo e otimizado”.

“São muitos serviços e informações gerados semanalmente e quando temos isso em uma tela só, a tomada de decisão do gestor é muito mais eficiente e assertiva. Trazendo ganhos para obras de grande escala”, detalha Patricia. 

Como funciona a integração?

Para explicar os detalhes do funcionamento da nova integração, Sílvio Etges, gerente de produto do Mobuss Construção, explica que ela foi desenvolvida de forma a preservar os dois lados dos processos. “O modelo que conseguimos foi uma automação completa. Encontramos uma linguagem em comum entre os dois processos, para que se conversem”, explica ele.

Assim, as informações relacionadas às EAPs (Estruturas Analíticas do Projeto) e às inspeções de qualidade ficam conectadas e com dados atualizados periódica e automaticamente. Na prática, funciona da seguinte forma:

  • O planejamento acontece na Prevision. Após criadas ou atualizadas, as EAPs são importadas para o Mobuss Construção.
  • Com a EAP disponível no Mobuss, os formulários de qualidade podem ser preenchidos, informando os serviços correspondentes.
  • Depois, as inspeções realizadas total ou parcialmente são importadas para a Prevision, apoiando na tomada de decisão durante as medições da obra.

Confira no detalhamento abaixo: 

Fluxo Prevision e Mobuss

Quais os benefícios de integrar planejamento e qualidade?

Jéssica Soares é a engenheira civil que está à frente da obra onde a integração está sendo utilizada na Porto5. Ela conta sobre a falta de visibilidade integrada que existia no processo anteriormente, pois havia necessidade de abrir as duas ferramentas separadamente para fazer a medição da obra

“Isso dificultava a comunicação entre planejamento e qualidade. A nova funcionalidade entre as plataformas trouxe agilidade, fluidez e embasamento para tomada de decisão, pois conforme vamos fazendo a medição e visualizando as não conformidades, decidimos o próximo passo na obra, aplicando um plano de ação rápido” complementa ela.

Ainda segundo o time da Porto5 Empreendimentos, um dos principais benefícios da atualização foi a melhoria contínua no setor de planejamento. “Analisando os dados em conjunto, conseguimos ter processos mais assertivos, localizando possíveis retrabalhos, não conformidades e atraso das atividades, o que enriquece o fluxo do trabalho”, finaliza Vanessa.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog, e se quiser conhecer as outras possibilidades de integração oferecidas pelo Mobuss Construção, clique aqui.

Sobre a Prevision

A Prevision é a plataforma líder na aplicação de Lean Construction para gerar eficiência na Indústria da Construção. É especialista em Planejamento Lean, feito em Linha de Balanço, que gera conexão entre canteiro de obra e escritório, garantindo previsibilidade e possibilitando a visão do melhor cenário de evolução de todas as obras em uma única tela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção