Como usar o SINAPI em um orçamento de obras de construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre SINAPI em áudio!

O SINAPI conta com dados e índices gerais, atualizados mensalmente pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a elaboração de orçamentos de engenharia.

Independente do tipo de edificação e da sua complexidade, ela começa muito antes da obra iniciar. Afinal, criar o orçamento do projeto é uma das etapas mais desafiadoras como um todo. 

Porém, é também indispensável por uma série de motivos que vamos explicar ao longo deste artigo. Quer saber mais? Então, continue lendo!

O que é o SINAPI?

SINAPI é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Além de servir como parâmetro para a tomada de decisões, o SINAPI também controla despesas e receitas futuras, evita desvios financeiros e fornece uma visão geral mais precisa sobre o resultado econômico da obra.

O sistema é regulamentado pelo Decreto 7983/2013, que estabelece critérios para a elaboração de valores de referência para obras. 

O cálculo correto do custo de construção, aliás, pode prevenir atrasos e demais tipos de imprevistos. Por vezes, na hora de fazer um orçamento, aparecem incertezas sobre preços praticados pelo mercado. A tabela foi criada justamente para sanar dúvidas desse tipo.

O acesso a esse recurso é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa pela internet. Todas as informações disponibilizadas pela Caixa podem ser baixadas pelos usuários em formato de PDF ou Excel. Apesar de ser focado em obras de edificações, o SINAPI possui alguns itens de infraestrutura.

É comum que ele seja utilizado para fazer orçamentos de obras públicas para licitações. No entanto, o uso também se estende para todos os segmentos da construção civil, servindo como referência para a orçamentação. Assim, pode ser utilizado também para o setor privado

Histórico da tabela de preços SINAPI

O recurso disponibiliza preços e custos que servem de referência, com informações divididas por Estados e incluindo os principais itens vinculados à construção civil. São exemplos: 

  • Mão de obra; 
  • Materiais;
  • Equipamentos.

Trazendo um breve histórico, o sistema foi criado em 1969. Na época, era feito pelo Banco Nacional de Habitação (BNH) e utilizado para orçar somente as obras habitacionais. Quase 20 anos depois, o SINAPI passou a ser administrado pela Caixa Econômica Federal.

Em 2000, a CBIC percebeu que os valores não eram condizentes com os praticados no mercado. Os processos de adaptações e revisões de preços levaram anos e, apenas em 2013, a utilização da tabela foi suprimida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e passou a ser indicada pelo Decreto 7.983.

Download da tabela SINAPI

O primeiro passo para elaborar um orçamento de obras de construção civil utilizando o SINAPI é fazendo o download da tabela. Para isso, acesse o site da CEF.

Depois, procure pela opção “Referências de preços e custos”, para ser direcionado a uma lista com todos os estados brasileiros. Assim, selecione o que for de sua preferência.

Na próxima página, haverá uma outra listagem. Desta vez, com nomes como: “SINAPI – a partir Jul/2009”, finalizando com a sigla dos estados. Abaixo, você terá os relatórios de insumos e composições separados por mês — o mais atual, sempre no topo —, em duas versões: com desoneração e sem desoneração.

Cada arquivo no formato ZIP é formado pelas seguintes tabelas:

  • Catálogo de composições analíticas;
  • Custos de composições analíticos;
  • Custos de composições sintéticos;
  • Preços de insumos;
  • Notas.

Espere que o download seja finalizado para abrir as respectivas tabelas.

Como acessar e utilizar a tabela SINAPI?

Após baixar o arquivo, você pode realizar o orçamento de obras de acordo com os custos praticados atualmente em cada localidade do mercado brasileiro.

Lembre-se que as tabelas são abrangentes e compreendem diversos materiais e serviços relacionados aos segmentos, além de processos englobados pelo mesmo setor. Antes de começar o orçamento, dê uma olhada em todas as opções e verifique as possibilidades existentes.

Abra um dos arquivos de custos e índices baixados e faça testes. Busque, por exemplo, algum serviço preliminar como “Placa de Obra”. Clique em uma das opções possíveis. Note que a unidade de medida é por metro quadrado (m2) e o custo é unitário.

Os preços informados terão como base, logicamente, o estado e o mês escolhidos. Após isso, abra o catálogo de composições analíticas. Já na planilha, pesquise pelo código do item selecionado. No caso deste exemplo, a “Placa de Obra”. Ali, você verá os insumos e a constituição considerados.

Quais as vantagens da tabela SINAPI?

A etapa de orçamento é crucial para avaliar a viabilidade e garantir o lucro das obras. Mas, para saber quais valores utilizar, é preciso contar com uma base de referências, como o SINAPI. 

Por isso, para te ajudar a decidir se vale a pena utilizar esse recurso, separamos 6 vantagens que ele pode trazer. Confira a seguir:

Auxílio com referências

As construções possuem serviços distintos e que podem nunca ter sido realizados em obras anteriores da construtora. 

Assim, existem casos em que a empresa não tem nenhuma base para saber quanto o serviço custa. Por isso, o SINAPI pode ser uma saída confiável disponibilizando o valor de diversos insumos diferentes.

Precisão na precificação

Em algumas situações, o SINAPI pode servir como comparativo para validar a precisão de um orçamento. Assim, os profissionais podem comparar os preços com os cotados ou retirados de outras bases de referência, permitindo ter uma noção da margem de confiança dos valores adotados.

Participação em editais públicos

É comum que as licitações sejam orçadas com base na tabela. Por isso, para participar de editais para execução de obras públicas, a construtora muito provavelmente terá que trabalhar com o SINAPI. Assim, é possível garantir maior eficiência na apresentação dos orçamentos e condições mais justas para competir nas licitações.

Economia de tempo

A utilização do SINAPI garante que a produtividade na elaboração do orçamento seja otimizada. Nela são apresentados serviços completos e bem detalhados, diminuindo as chances de esquecer elementos essenciais para o projeto. Assim, é possível reduzir o tempo para avaliar e identificar todos os insumos que devem ser orçados.

Preenchimento de todas as informações

A tabela fornece preços tanto de materiais quanto de mão de obra, equipamentos e até detalhes como encargos sociais. Além disso, o SINAPI disponibiliza informações como a unidade adotada para cada item e a produtividade considerada. Vale lembrar também que os preços são sempre atualizados e diferentes para cada Estado.

Qualidade na execução de obras

Ao utilizar esse recurso é possível ter todas as composições de custo completas, sendo apenas necessário adequar para a realidade de cada obra. 

Além disso, é a tabela mais completa de base de informações para orçamentos do país. Assim, é possível ter mais qualidade na execução dos serviços com a elaboração de orçamentos assertivos e completos.

A orçamentação é muito importante para que as empresas não saiam no prejuízo ao executar um projeto. Mas essa etapa pode ser trabalhosa e pouco produtiva quando não se adota uma base de referências adequada. Por isso, utilizar o SINAPI pode ser uma solução para facilitar essa demanda.

Vale lembrar que um planejamento eficiente abrange diversas etapas, podendo influenciar diretamente os valores de uma edificação. Portanto, é necessário prepará-lo com muito cuidado, levando em consideração a realidade da edificação.Para se aprofundar no assunto, leia nosso ebook sobre Produtividade e redução de custos e descubra como a tecnologia pode apoiar o setor da construção.

4 Comentários


  1. preciso do preço por m/2 de edificio de 14 andares com 4 apartos. por andar com uma média de 154,00 m/2 por unidade

    Responder

    1. Olá José!

      Agradecemos pelo seu comentário.

      Neste caso, sugerimos que você consulte um profissional especializado na sua região, que poderá avaliar as especificações do seu projeto.

      Abraços!

      Responder

  2. olá gostei das dicas aqui descritas para elaboração de orçamentos de obras sou engenheiro recém formado a mais ou menos 2 anos mas já trabalho na área a bastante tempo tempo tanto como pedreiro encarreagado carpinteiro e outro mais já passei por todas as fases mas continuo aprendendo tanto com vcs como com outros profissionais e tenho que continuar já agradecido novamente pelas dicas

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção