RAC Engenharia automatiza o preenchimento do Diário de Obras


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a RAC Engenharia em áudio!

Há mais de 20 anos presente no mercado e localizada em Curitiba – PR, a RAC Engenharia tem como pilar o ESG, e possui diversas certificações de sustentabilidade, sua  sede, inclusive, obteve a maior pontuação LEED da América Latina. 

Desde o ano de 2016, a empresa já possuía expertise na metodologia BIM. E de lá para cá, continuou focando em inovação em seus processos. Isso os levou a automatizar a gestão de obras com o software Mobuss Construção, em 2018.

Desde então, as duas empresas vêm fortalecendo o vínculo com contratações de novos módulos por parte da RAC, conforme detalha Gustavo Sanches, Assistente da Qualidade da construtora. 

“No segundo semestre de 2022 começamos a procurar plataformas que oferecem uma solução prática, simples e eficaz para o registro do RDO. Coincidentemente, a equipe do Mobuss anunciou que iria lançar um Módulo de Diário de Obra, que se encaixava no que estávamos procurando.”

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre os benefícios apontados pela RAC Engenharia ao digitalizar a etapa do diário de obras!

Como foi a experiência da RAC Engenharia?

O Diário de Obras, recurso do Mobuss Construção, foi desenvolvido a partir de demandas relatadas pelos contratantes da plataforma. Segundo Taiana Vitcoski, Gerente Comercial da solução, 25% da base de clientes estava na lista de espera antes mesmo do lançamento do Módulo.

“Nosso objetivo foi desenvolver facilitadores para agilizar e otimizar essa atividade que para muitas empresas é um processo burocrático e oneroso. No lugar de planilhas e papelada, os usuários podem preencher o relatório de forma automatizada, via dispositivos móveis, e ainda integrar informações já geradas em outros Módulos do Mobuss para facilitar e agilizar o preenchimento”, explica ela.

A adaptação sempre é algo desafiante quando se fala em digitalização de processos, ou até mesmo quando há desejo de trocar de sistema. Para a RAC, um fator fundamental na hora da decisão foi poder contar com um software já habitual para eles.

“Estamos falando de troca de processos, etapas, atividades e rotinas. Realizar os registros de um preenchimento tão importante como o diário de obras em uma plataforma conhecida pela equipe em obra, facilita as mudanças da organização. Para a equipe de qualidade que fica alocada na sede, o acompanhamento em uma plataforma usada constantemente é muito simples, otimiza e reduz ruídos de comunicação”, detalha Gustavo. 

Quando questionado sobre o período de implantação, ele diz que foi muito rápido, pois o processo da RAC Engenharia já estava previamente parametrizado com outros Módulos do Mobuss Construção. 

“A implantação durou cerca de 2 dias, a equipe foi muito atenciosa, esclareceu dúvidas, sugeriu questões de melhorias que envolviam toda plataforma e passamos para a fase de operação assistida. Iniciamos os preenchimentos com apenas uma licença e, em cerca de três meses de uso, estamos contratando a 6ª licença.”

Recursos do Módulo Diário de Obras

As funcionalidades do Diário de Obras foram pensadas para tornar a rotina das construtoras mais prática. O Módulo conta, por exemplo, com informações sobre condições climáticas (praticável ou impraticável), atividades, ocorrências, controle de equipamentos e efetivo.

Os usuários podem importar informações do diário do dia anterior para agilizar o preenchimento do dia atual. Além disso, quem já é cliente do Mobuss Construção, pode importar informações já coletadas nas etapas de Inspeção e Catraca, possibilitando um processo mais completo nas rotinas da obra. 

Essa integração entre os Módulos é uma funcionalidade usufruída pela RAC, segundo Gustavo. “Na gestão de qualidade, já está na rotina do pessoal realizar o acompanhamento das FVS e demais relatórios no Mobuss. Com isso, a parte mais maçante do preenchimento do RDO, torna-se a mais simples, pois um Módulo complementa o outro.”

Pelo Painel de Operações é possível analisar todos os dados de maneira integrada e conferir informações como o histograma de efetivo e de máquinas, por exemplo. Gustavo afirma que a tela é um dos recursos mais utilizados pela RAC Engenharia. 

“Do escritório, conseguimos monitorar e acompanhar os preenchimentos dos diários, mapas de chuvas e efetivos de maneira simples. Houve melhoria na comunicação com a equipe em obra e visualização da própria gestão, com algumas informações rápidas e cruciais para uma reunião com o cliente ou apresentações”, explica.

Também pela plataforma, ao finalizar o preenchimento do RDO, pode-se enviar uma notificação para os responsáveis aprovarem e gerar o pdf do documento, recurso que também é utilizado pela RAC. “Toda a aprovação do diário é feita de maneira digital, não sendo necessário a geração de resíduos. Esse detalhe se alinhou com o nosso propósito de nos tornarmos cada vez mais sustentáveis nas operações”, complementa o Assistente da Qualidade.

Mais sobre a parceria

A RAC Engenharia possui os Módulos de Qualidade, Gestão de Documentos e Diário de Obras do Mobuss Construção. A empresa vê o investimento como impulsionador de obras padronizadas, garantindo a qualidade da entrega.

“Com toda certeza recomendaria o Mobuss Construção como ferramenta da qualidade em toda e qualquer construtora. Não só pela utilização das ferramentas e Módulos contemplando um todo, mas também pela equipe de Customer Success sempre disposta, implementação e suporte extremamente atenciosos”, finaliza Gustavo.

Quer saber mais sobre como o Mobuss Construção pode ajudar nos seus processos? Peça uma demonstração gratuita com nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção