Gestão de pessoas na construção civil: 5 dicas para gerenciar de forma eficiente


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão de pessoas na construção civil em áudio!

A criação de um empreendimento envolve uma grande quantidade de colaboradores em serviços distintos. Existem os que são fixos, temporários e ainda alguns que permanecem só no escritório. Por isso, é crucial fazer uma boa gestão de pessoas na construção civil.

Vale destacar que a produtividade e a qualidade dos serviços dependem diretamente de quem os executa. Assim, esses colaboradores precisam ser capacitados e bem treinados, estar cientes das suas responsabilidades, além de ter acesso às informações e poderem se comunicar com eficiência.

Tudo isso só é possível com uma administração eficiente, ao gerenciar todos os recursos humanos. Além dos contratados, é preciso coordenar os profissionais terceirizados, fornecedores e outros envolvidos com a obra. Impulsionando assim a produtividade e engajamento das equipes. 

Quer saber mais sobre o assunto e como implementar na sua organização? Confira a seguir!

Importância da gestão de pessoas na construção civil

A etapa de gestão de pessoas na construção civil consiste na adoção de metodologias para gerenciar e controlar os recursos humanos. O objetivo principal é garantir que os profissionais desenvolvam suas funções de maneira segura e qualificada, atingindo, assim, uma boa qualidade dos serviços.

Por isso, esse processo gera diversos benefícios quando implementado corretamente. Em primeiro lugar, traz uma maior satisfação por parte dos colaboradores, que se sentirão melhor amparados e mais valorizados pela organização. Resultando em melhorias na produtividade e uma diminuição nos retrabalhos.

A gestão de pessoas gera ainda mais segurança no canteiro de obras, diminuindo a chance de acidentes. Isso acaba acarretando em redução dos custos do projeto, permitindo também a entrega em menores prazos. Dessa forma, a construtora consegue melhorar sua competitividade e excelência frente ao mercado.

Como fazer a gestão de pessoas na construção civil?

Para conseguir implementar a gestão de pessoas na construção civil de maneira eficiente e aproveitar seus benefícios, é preciso conhecer algumas estratégias. Por isso, confira abaixo 5 dicas para fazer essa administração na sua obra:

1. Tenha uma boa comunicação com a equipe

Comunicação é a palavra chave na hora de fazer a gestão de pessoas na construção civil. A falta de informação ou ruídos podem trazer diversos prejuízos, como retrabalhos e erros construtivos. Assim, é crucial estabelecer um fluxo de diálogo eficiente com todos os envolvidos nos serviços.

Além de ter um canal exclusivo para que os profissionais possam receber informações, avisos e instruções, é preciso dar ouvido às suas respostas. Os gestores devem estar abertos para esclarecer dúvidas, receber sugestões ou até ouvir eventuais reclamações dos funcionários, pois isso pode estar afetando a execução dos serviços.

2. Mantenha o time atualizado

Não é incomum que projetos e especificações sejam alterados ao decorrer da execução. No entanto, é preciso que as equipes estejam cientes das mudanças e atualizados sobre todas as novidades. Assim, é possível evitar retrabalhos e fazer com que os profissionais tenham uma visão macro da situação.

3. Siga os protocolos de segurança

Acidentes de trabalho são comuns nos canteiros de obras. Por isso, a gestão de pessoas na construção civil precisa focar em adotar e seguir os protocolos de segurança. É crucial fornecer e fiscalizar o uso dos EPIs e os padrões operacionais de equipamentos, além de fazer adoção de medidas de proteção e o controle dos acessos às frentes construtivas.

4. Diminua a presença de conflitos

Os serviços construtivos podem ser desgastantes, por isso, ao notar um conflito, identifique as pessoas envolvidas e resolva a situação antes que se torne um problema. Assim, os colaboradores podem voltar às suas funções o quanto antes, mais satisfeitos e despreocupados.

5. Defina metas claras

Para fazer a gestão de pessoas na construção civil é crucial definir metas claras e mensuráveis. Assim, os líderes conseguem avaliar, de tempo em tempo, a produtividade e qualidade dos serviços. Com a definição de objetivos, fica mais fácil encontrar os problemas e tomar decisões para diminuir os impactos no orçamento e cronograma. 

Como o Módulo de Registros do Mobuss pode ajudar?

O Mobuss Construção é uma plataforma completa de gestão de obras e possui o Módulo de Registros. Ele permite que a construtora mantenha um controle mais eficiente das documentações de fornecedores, colaboradores e terceiros. Assim, auxilia na coordenação de pessoas na construção civil. 

Entre as funcionalidades desse recurso estão:

  • Compatibilidade com o eSocial;
  • Scanner móvel para digitalizar documentos;
  • Catraca Virtual para controlar os acessos nas obras;
  • Portal do Fornecedor, que possibilita que eles consultem pendências, como obrigações fiscais e dados cadastrais e subam documentos na plataforma.

Assim, o Módulo permite acompanhar a coleta de registros, gerenciar e validar as documentações importantes. O objetivo principal é dar agilidade nas questões burocráticas e servir como forte aliado no controle de obrigações das obras

Como vimos, a gestão de pessoas na construção civil traz diversos benefícios para a empresa, como redução de custos e melhora na qualidade. Além disso, ajuda na saúde e bem estar dos colaboradores. Assim, ela acaba impactando também na visão que os clientes terão da empresa.

Além disso, com a adoção de soluções tecnológicas, como o uso de softwares de gestão, é possível otimizar o gerenciamento de pessoas. Assim, os coordenadores conseguem ter mais agilidade e praticidade na hora de registrar, armazenar e acessar as informações, melhorando a comunicação e a segurança.

Agora você já sabe a importância dessa etapa e algumas dicas para implementar o processo. Mas, para saber como gerenciar os terceirizados nas obras, leia nosso ebook sobre a gestão de terceiros na construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção