Transformação digital e o novo cenário na construção civil

Considerada um pilar da economia brasileira, com mais de 6,7 milhões de empregos gerados no país segundo o IBGE, a construção civil volta a crescer. Ainda de acordo com o instituto, no primeiro semestre de 2019 houve aumento de 2% do segmento, em relação ao mesmo período do ano passado. E a tecnologia tem se mostrado um fator preponderante para que qualidade, produtividade e resultados andem lado a lado.

Reduzir custos, voltar o olhar para o desenvolvimento sustentável, cuidar de pessoas e processos para que a rotina seja mais eficiente são cuidados cada vez mais presentes na construção, que passa por um importante momento de transformação digital. 

O avanço tecnológico impacta positivamente duas frentes da construção: a produção propriamente dita, com soluções como projeções 3D, realidade virtual, inteligência artificial, drones e tantas outras soluções em produtos e automação de processos. Menos trabalho manual e mais assertividade ganham o canteiro de obras, com processos muito mais industrializados e atividades cada vez mais otimizadas. Já a segunda frente de impacto da transformação digital na construção é na gestão do canteiro de obras, que até pouco tempo era totalmente analógica e desprovida de informações atualizadas e confiáveis para a tomada de decisão.

Neste aspecto, a mobilidade torna-se um ponto de transformação, pois garante a atualização, coleta e gestão de dados em tempo real, dentro da obra, com o apoio de dispositivos móveis. Da entrada na obra, através de catracas virtuais integradas ao banco de dados dos profissionais e as exigências para que cada um possa acessar o espaço – como o uso de equipamentos de proteção -, à entrega de imóveis através de vistorias automatizadas e com realidade virtual, os benefícios são inúmeros.

Somado a isso, o baixo custo de soluções tecnológicas, se comparadas a outros investimentos necessários em projetos construtivos, é outra vantagem que tem pesado a favor da transformação digital no segmento. Empresas que adotaram soluções móveis de gestão para o canteiro de obras relataram, por exemplo, que o custo para implantar esse tipo de tecnologia representou menos de 1% do orçamento total do projeto.

Outro impacto importante é o aumento da produtividade no canteiro. Com o uso de soluções de gestão que tornam os processos mais claros, fica cada vez mais fácil a realização de ações que antes exigiam o envolvimento de muitos profissionais e que comumente resultavam em refações. A falta de controle, inclusive, era um problema corriqueiro do setor, resultando em retrabalho e comprometimento do orçamento e prazo de entrega da obra – de acordo com a Harvard Business Review, um em cada seis projetos extrapola os custos no orçamento em quase 70%. A gestão eficiente e o uso de novas tecnologias estão mudando esse cenário, como no caso de empresas que solucionaram 99% das não conformidades ao buscarem soluções de mobilidade para a gestão do canteiro. Processos bem mapeados, histórico disponível e controle de fornecedores e terceiros estão entre os diferenciais da gestão automatizada.

Por fim, é importante destacar que o apoio da liderança é essencial para que esta transformação digital continue a trazer benefícios para o setor, que precisa ser cada vez mais competitivo e ágil. É a mudança no mindset dos profissionais, que devem voltar o olhar às oportunidades que a evolução tecnológica vai trazer aos negócios, que irá permitir o desenvolvimento de estruturas mais eficientes e qualitativas, ampliando o leque de oportunidades, com custo-benefício e competitividade.

 

Escrito por: Adriana Bombassaro – Diretora de Negócios da Teclógica*

 

 

*Fundada há 25 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.  

Você pode encontra este artigo nesses portais:

Administradores

SCinova 

Notícias do mundo da tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *