Conheça 7 materiais sustentáveis para a construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre materiais sustentáveis para a construção civil em áudio!

A defesa pelo meio ambiente vem se tornando pauta crucial para o bom desempenho das empresas no mercado. Além de ser uma exigência cada vez mais comum por parte de clientes, a utilização de materiais sustentáveis na construção civil pode trazer diversos benefícios, como incentivos fiscais, redução de custos e ganhos na produtividade.

Implementar a cultura de uso de insumos ecológicos na área é uma boa maneira de impulsionar a reputação da empresa. Isso porque o segmento construtivo consome muitos recursos naturais não renováveis.

Além disso, há ainda questões como gastos excessivos de energia e a geração de resíduos elevada. Nesse cenário, as companhias vêm adotando uma postura voltada à proteção da natureza, seja durante os próprios processos internos até na escolha de métodos. 

Por isso é importante entender o que são e quais os principais materiais sustentáveis na construção civil. Assim, é possível começar a fazer escolhas mais inteligentes e assertivas desde a etapa inicial do projeto. Confira mais a seguir!

O que são materiais sustentáveis na construção civil?

De maneira geral, podemos dizer que um material sustentável é aquele que causa menos danos ao meio ambiente, à saúde das pessoas que o manuseiam e aos trabalhadores durante o processo produtivo. 

Os insumos podem ser industrializados ou até artesanais, o importante é que não sejam materiais tóxicos e sejam menos poluentes. 

Para definir se um recurso é ecológico, existem alguns critérios que precisam ser observados, como:

  • Fonte e extração da matéria-prima: verificar se a origem e a retirada ocorrem de maneira legal.
  • Processo produtivo: observar se durante sua produção há pouco gasto de energia e água, além dos desperdícios.
  • Responsabilidade dos fornecedores: checar as políticas e questões legais da empresa fornecedora.
  • Certificações e selos: procurar por produtos que sejam certificados, atestando e dando credibilidade aos mesmos.

Vale lembrar ainda que um composto pode ser considerado renovável, também, se ele causa menos danos ao meio ambiente em comparação com outros elementos utilizados normalmente. É o caso, por exemplo, da comparação de lâmpadas de LED com as fluorescentes.

Qual a importância de utilizar materiais sustentáveis na construção civil?

Além da questão da preocupação com o meio ambiente, adotar o uso de materiais sustentáveis na construção civil pode trazer diversos benefícios. É possível não só melhorar questões como a produtividade, como também aumentar a qualidade das construções.

Com insumos que geram menos desperdícios e possuem procedimentos mais eficientes, os serviços no canteiro acontecem com mais rapidez. Assim, a obra pode ser entregue em prazos menores, com cronogramas mais assertivos.

Além disso, com a redução destes fatores e com o desempenho otimizado dos colaboradores, é possível gastar menos durante a execução. Impactando positivamente no lucro do empreendimento

7 materiais sustentáveis na construção civil

Existem diversos materiais sustentáveis na construção civil e a cada dia surgem novas soluções, como os revestimentos ecológicos. Porém, alguns já são mais difundidos e utilizados nos projetos. Confira abaixo os 7 principais:

Bioconcreto

O bioconcreto possui a adição de um componente biológico, uma bactéria, acrescentada na mistura. Esse fator consegue selar fissuras no concreto de maneira autônoma. A solução ainda está sendo testada em algumas construções ao redor do mundo, mas vem ganhando atenção no segmento.

Telhas ecológicas

Outra tendência dos materiais sustentáveis na construção civil são as telhas ecológicas. Elas podem ser feitas a partir de fibras naturais ou de recursos reciclados, o que as torna mais leves e menos nocivas à natureza. Além delas, é possível utilizar os telhados verdes, estruturas que possuem uma camada vegetal em seu topo.

Tinta ecológica

Diferente das tintas convencionais, as ecológicas são feitas de insumos naturais e não possuem compostos sintéticos. Ou seja, elas não contêm substâncias tóxicas derivadas do petróleo. Assim, elas são mais sustentáveis desde a sua produção até o seu descarte, que não prejudica o meio ambiente.

Escoras metálicas

As escoras metálicas podem ser reutilizadas diversas vezes. Além disso, a matéria-prima das escoras, o aço, é 100% reciclável. Em comparação, os outros compostos de madeira utilizados possuem um processo de extração que muitas vezes é ilegal e geram maior volume de resíduos ao fim da obra.

Tijolos ecológicos

Temos ainda um dos materiais sustentáveis na construção civil que vem ganhando espaço no mercado, os tijolos ecológicos. Existem diversos tipos, industrializados, como o REPLAST e até artesanais, como os de solo cimento. Eles são feitos em vários formatos e tamanhos, utilizando materiais como plástico reciclado.

Vidros inteligentes

Os vidros inteligentes, também conhecidos como vidros ecológicos, são alternativas que possuem funcionalidades além da questão estética. Alguns deles têm proteções solares que barram os raios UV e boa parte do calor. Outros alteram de cor automaticamente conforme a incidência solar.

Existem ainda outras opções de vidros ecológicos, como os autolimpantes que reduzem a necessidade de limpeza constante. Há também uma nova tecnologia que integra o uso com placas fotovoltaicas. Ou seja, esses vidros captam parte da energia solar e produzem energia elétrica.

Isopet

Outro material sustentável é o Isopet, um bloco de concreto leve com EPS reciclado. Esse tipo de material geralmente é utilizado na construção de casas populares, diminuindo custos e aumentando a eficiência termoacústica da edificação. Como são feitos com isopor reciclado, eles são mais ecológicos e demandam menos recursos naturais.

Além desses insumos citados, existem diversos outros como a argamassa de argila e os pisos intertravados. O mais importante é ficar de olho e acompanhar o surgimento e a maior difusão desses recursos. Assim, fica mais fácil avaliar suas vantagens e escolher qual o melhor para aplicar.

Repensar a maneira de construir e adotar o uso desses compostos deixou de ser um diferencial e passou a ser exigência do mercado. Por isso, para manter a competitividade, satisfazer a necessidade dos clientes, conseguir melhorar o rendimento dos associados e diminuir gastos, as construtoras precisam se adequar a essa realidade.

Agora você já sabe os diferenciais e conhece alguns dos materiais sustentáveis para construção civil, mas para saber mais como mudar os hábitos nas obras e conseguir adotar uma postura ecológica, leia nosso ebook sobre práticas sustentáveis.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção