Gestão da equipe externa: como aumentar a produtividade nas obras?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Gestão da Equipe Externa em áudio!

Se você trabalha no setor de construção, sabe que é preciso gerir a equipe externa e a interna. Fazer a sua administração exige cuidados e estratégias distintas, principalmente para os colaboradores que se encontram fora do ambiente corporativo.

Aumentar o rendimento dos associados é um dos maiores desafios dos coordenadores de projetos. Diferente de alguns ramos, na engenharia, os prazos dos serviços dependem muito mais das equipes externas. 

Isso acontece, pois esses trabalhadores geralmente são especializados em algum serviço que não pode ser desempenhado pelo time interno.

Sendo assim, fazer um gerenciamento efetivo significa conseguir entregar as etapas em prazos menores e com a utilização mais eficiente dos recursos. Por isso, as empresas precisam entender a importância da gestão e saber quais estratégias adotar para aumentar sua produtividade. Confira mais a seguir:

Desafios da gestão da equipe externa

É comum haver dúvidas ao administrar a equipe externa. Quanto mais projetos ocorrendo simultaneamente, mais trabalhosa fica essa etapa, já que são muitos trabalhadores que precisam ser gerenciados em diferentes locais. 

Entre as principais questões que causam gargalos no segmento estão:

  • Falta de comunicação entre canteiro e escritório;
  • Fluxo de informações lento, dificultando a tomada de decisões;
  • Muitos profissionais realizando os serviços e poucos fiscalizando;
  • Pouca integração entre as equipes;
  • Escassez de padronização nos diferentes locais de trabalho.

Apesar de existirem dificuldades, todas elas podem ser minimizadas quando a empresa dá a devida importância à gestão das equipes. Sem esse controle, o rendimento da construção é afetado, botando em risco o cronograma e o orçamento firmado com o cliente.

Por que é importante ter uma gestão eficiente da equipe externa?

Qualquer erro cometido pelos trabalhadores do canteiro pode afetar diretamente a qualidade final do empreendimento. 

Além disso, a produtividade nas obras é o que define se os prazos serão cumpridos e se os gastos não irão extrapolar o previsto no projeto. Por isso, fazer a gestão da equipe externa significa aumentar as chances de sucesso da construção.

Ela pode ser composta por associados da própria organização ou por membros de empresas prestadoras de serviço. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, os terceirizados, por exemplo, proporcionam maior estabilidade e versatilidade para o negócio.

Por outro lado, a contratação de terceirizados requer uma fiscalização mais rigorosa e há o risco das equipes não seguirem o padrão de qualidade da empresa. Já as equipes próprias permitem um maior grau de controle sobre as atividades e na qualificação dos profissionais.

6 dicas para aumentar a produtividade da equipe externa

Independente do porte da empresa, da quantidade de projetos em andamento ou ainda dos trabalhadores que estão envolvidos, é preciso pensar em estratégias para melhorar a administração do negócio. 

Por isso, confira abaixo 6 dicas que vão te ajudar a ter melhor controle e a aumentar a produtividade da equipe externa:

1. Planeje metas e objetivos

A coordenação é diretamente influenciada pelo planejamento. Só a partir dele é possível checar os resultados atingidos. Por isso, na hora da estruturação do projeto, é preciso definir metas claras e passíveis de serem atingidas.

Além disso, os objetivos, tanto do final da obra quanto das etapas preparatórias, precisam ser criados de maneira que possam ser medidos durante a execução. Assim, para saber se a equipe externa está realizando os trabalhos com a qualidade e conformidade estipuladas, basta checar se os índices estipulados foram atingidos.

2. Treine a equipe

Quanto mais capacitados os colaboradores do canteiro forem, menores as chances de retrabalho, erros executivos e atrasos. Por isso, é importante oferecer treinamentos para garantir que os associados conheçam os processos que irão executar.

Assim, investir em treinamentos contribui para o aumento da produtividade e da padronização dos serviços, o que resulta em melhor qualidade das obras. Além disso, profissionais mais instruídos conhecem os procedimentos adequados para trabalhos em altura ou com energia elétrica, por exemplo, diminuindo as chances de acidentes.

3. Utilize ferramentas assertivas

Para garantir a produtividade nos serviços, não basta apenas contar com mão de obra de qualidade, mas também os materiais e ferramentas corretos para cada etapa

Por isso, já no momento orçamentário é importante pensar e listar tudo que será necessário para a execução de cada serviço, escolhendo equipamentos de ponta e soluções de qualidade.

4. Tenha uma boa comunicação

As falhas na comunicação são uma das principais causas do baixo rendimento na equipe externa. Por isso, o foco dos líderes deve ser em garantir que a mão de obra receba as informações adequadas e consigam dialogar com os outros colaboradores e os próprios gestores. 

Mudanças no escopo do projeto podem causar confusão e retrabalho, então é fundamental garantir que todos estejam na mesma página. Além disso, as orientações precisam ser rápidas e sem interferências. 

5. Inove estratégias e processos

Buscar por inovação é prezar pela melhoria contínua adotando estratégias modernas. Fique de olho nas novidades do mercado e também no que outras empresas adotam para otimizar seus projetos.

6. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada na hora de melhorar os processos, inclusive na etapa de gestão da equipe externa. Softwares de gerenciamento permitem que atividades sejam automatizadas. 

Além disso, possibilitam a integração de informações e funcionalidades criadas especificamente para a resolução de problemas em cada etapa da execução.

O Mobuss Construção é uma solução de mobilidade que oferece recursos para apoiar da criação do projeto ao pós-obra. Com ele, é possível controlar melhor as estratégias de otimizações, com auxílio de dispositivos móveis e módulos integrados, garantindo uma simplificação na coleta, registro e acesso dos dados em tempo real.

Para saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a gerenciar a equipe externa e automatizar as atividades do canteiro, venha ler nosso ebook sobre Produtividade e redução de custos: como a tecnologia pode apoiar o setor da construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção