A importância da gestão da qualidade em obras empreitadas

O fato de contratar uma boa empreiteira para realizar uma obra não é garantia de bons resultados. É necessário que os gerentes de obras ou projetos e CEOs de construtoras, juntamente com a empresa prestadora do serviço tenham uma boa gestão da qualidade.

Assim se garante que a obra seja finalizada de acordo com o previsto e dentro de todas as especificações previamente estabelecidas no projeto. Essa gestão da qualidade nas obras consiste no controle de políticas, processos e serviços prestados, materiais e recursos necessários para a sua realização.

Separamos neste post vários detalhes que mostram a importância da gestão da qualidade em obras empreitadas. Confira a seguir:

Garantir que as especificações sejam devidamente alcançadas

O contrato de uma empreitada é muito diferente quando comparado a uma prestação de serviços, onde a remuneração é proporcional ao tempo dedicado e a execução do serviço é coordenada e fiscalizada pelo contratante.

Nesse caso, o prestador de serviço é diretamente subordinado ao dono da obra. Já em empreitadas o objetivo não é a atividade, mas a obra em si, o valor dela permanece inalterado até a entrega e o empreiteiro muitas vezes assume todas as responsabilidades e riscos sem estar subordinado ao contratante.

Todas as responsabilidades são do empreiteiro, mas o contratante tem todo o direito (e dever, inclusive) acompanhar a sua execução e questionar procedimentos adotados caso não concorde.

Assegurar o padrão de qualidade desejado da matéria-prima

Dependendo do tipo de contrato fechado, o empreiteiro pode assumir os cargos técnicos e também os riscos econômicos. É necessário custear a construção por um preço fixado no contrato inicial, não podendo ser reajustado, mesmo que enfrente alguns imprevistos — como encarecimento de materiais e reajustes salariais.

Por isso, é de grande importância que o dono da obra acompanhe a qualidade de todos os processos, pois imprevistos acontecem, e podem levar os empreiteiros a optarem por materiais e insumos que não sejam da qualidade requerida.

As estruturas metálicas de um fabricante não necessariamente têm a mesma matéria-prima dos demais, e o mesmo vale para o cimento e outros materiais. Portanto, a gestão de qualidade por parte de gerentes ou CEOs de construtoras é fundamental para assegurar o padrão esperado.

Evitar futuros transtornos

O objetivo dos empreiteiros é entregar a obra pronta no prazo e, para isso, pode ser que algum processo seja feito de forma diferente da especificada no contrato ou projeto. Algumas não conformidades na obra são percebidas somente após algum tempo pelo contratante — o que pode causar problemas.

A melhor forma de evitar que o resultado fique diferente do contrato, e da necessidade de obras auxiliares e manutenção, é realizando o gerenciamento da qualidade da obra.

Manter um contato contínuo com o empreiteiro e com o canteiro é uma boa maneira de garantir que os processos ocorram como desejado, e, em caso de empecilhos comuns, é possível entrar em um acordo entre o dono e o empreiteiro, permitindo mais agilidade e cuidado, evitando problemas futuros.

Solução de gestão da qualidade para os canteiros

Uma ótima forma de gerenciar a obra e assegurar a qualidade é utilizando um software de gestão. Para mais detalhes, indicamos a leitura do nosso artigo que explica por que todo canteiro de obras precisa de um software de gestão.

O Módulo de Qualidade do software do Mobuss Construção permite realizar auditorias, avaliar fornecedores, possibilita aderência total aos programas de qualidade PBQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001, proporciona acompanhamento completo da qualidade, além de permitir armazenamento eletrônico de planos, projetos e outros documentos.

O software da Mobuss pode ser utilizado em qualquer tipo de obra e os resultados são percebidos logo nos primeiros meses. Leia e veja por que a Mobuss Construção é a melhor opção para sua empresa!

Apresentamos um pouco da importância da gestão da qualidade em obras empreitadas.

Você conhece outros detalhes que mostram a relevância desse gerenciamento? Não deixe de comentar e compartilhar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção