Como reaproveitar a água no canteiro de obras

Apesar de ter sido amenizada, a grave crise hídrica que afetou o Brasil no último ano mostrou a importância de preservarmos os recursos naturais de nosso planeta, em especial a água. Mesmo com a sua grande abundância, somente cerca de 2% está disponível para uso e consumo!

Assim, a preservação dos recursos hídricos nos diversos setores do nosso país torna-se essencial, preferencialmente naqueles em que a água é utilizada em grande quantidade, como nos canteiros de obras. Além de ser um recurso fundamental para as construções, é importante citar que a água é utilizada em praticamente todas as etapas do projeto e, sem ela, alguns procedimentos não poderiam ser realizados, como a mistura do concreto.

Para se ter uma ideia, um estudo feito em um canteiro de obras em Recife, constatou que cerca de 17% das atividades realizadas em uma construção requerem água limpa. Isso mostra como o setor da construção é dependente de recursos hídricos.

Um dos desafios dos gestores de obras é reduzir o desperdício e isso inclui o consumo hídrico nos canteiros sem controle. Para isso, eles optam por sistemas que captam a água e fazem o seu reuso. Quer saber como isso é feito? Então continue a leitura!

reaproveitar a água no canteiro de obras

Como reaproveitar a água no canteiro de obras?

Um dos principais métodos que está sendo utilizado pelas empresas para reaproveitar os recursos hídricos é o reúso da água. Assim, aquela que já foi usada em alguma etapa no canteiro de obras será reutilizada para outros fins, evitando desperdícios. Mesmo que contenha impurezas, poderá ser aproveitada em algum outro procedimento.

Existem também alguns projetos que armazenam a água da chuva. Assim, não é necessário consumir uma elevada quantidade desse recurso, economizando também nos gastos com o uso dos recursos hídricos e melhorando o orçamento da obra.

Em algumas empresas, foram desenvolvidos sistemas internos para evitar o desperdício da água durante as etapas da obra, como as calhas. Elas recolhem a água em todos os pavimentos, por meio de um circuito fechado de boias. Essa água fica armazenada e pode ser utilizada posteriormente para outros fins, como lavagem dos pátios, descargas e limpeza das áreas internas por exemplo.

Uma estatística da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), mostra que o uso adequado dos recursos hídricos podem reduzir o consumo de água entre 30% e 40%, diminuindo em grande escala o desperdício desse bem.

Existem ainda outras técnicas aplicadas em canteiros de obras para diminuir o consumo excessivo de água, como temporizadores e redutores — eles reduzem a pressão e a quantidade de água que sai nas torneiras e chuveiros, fazendo com que seu consumo seja menor. Porém, se apresentam em menor número.

Percebeu como é importante fazer o uso consciente, bem como o reúso e aproveitamento de água no canteiro de obras? Além de preservar esse recurso natural tão importante, ainda é possível economizar!

Interessou-se pelo assunto? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *