Hype Empreendimentos: eficiência no controle de acesso e registros da obra


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a Hype Empreendimentos em áudio!

Há 14 anos no mercado de incorporação na região de Curitiba, Paraná, a Hype Empreendimentos registra uma taxa média de crescimento de 56% ao ano. Um dos seus maiores propósitos é agilizar a experiência dos consumidores, focando no atendimento humanizado em todas as etapas da jornada de compra.

Com o auxílio de tecnologias e inovação, a empresa visa assegurar a qualidade das entregas, os prazos acordados e a satisfação dos clientes, tópicos reforçados pela conquista de certificações que comprovam sua eficiência, como o PBQP-H.

O módulo de Registros e a Catraca Virtual do Mobuss Construção são algumas das ferramentas utilizadas pela Hype. Segundo o Diretor de Engenharia, Rodrigo Valente, a solução modular para gestão de obras desempenha um papel crucial no controle de segurança do trabalho e nos processos correlacionados. 

Quer saber como foi a adaptação de processos na Hype Empreendimentos e quais os principais benefícios identificados? Então continue lendo!

Como era o processo da Hype Empreendimentos?

Um dos principais motivos que influenciou a decisão da Hype para implementar o Mobuss Construção, foi automatizar o controle de acesso às obras, processo que antes era feito de forma manual.

Segundo a coordenadora administrativa e de fiscalização de obra, Marciele Oliveira, isso tornava o processo menos efetivo, descentralizado e mais trabalhoso.

“O lançamento da documentação era inteiramente manual, em planilhas, incluindo o acompanhamento de prazos de validade e possíveis reprovações. O que resultava em um processo notavelmente demorado e contribuía para a ocorrência de gargalos operacionais”, explica ela.

Rodrigo complementa afirmando: “Além dos impactos nos procedimentos internos, era evidente a dificuldade enfrentada pelos empreiteiros para compreender a documentação necessária para sua entrada nas obras, assim como os motivos de reprovação, pendências e vencimentos”.

Importância da gestão de acesso 

No canteiro de obras, é crucial manter um controle de acesso e dos documentos. Além de resguardar melhor os materiais contra furtos, cria-se um ambiente laboral de mais segurança

Isso porque, ao acessar o local, a catraca avisa sobre treinamentos e EPIs vencidos, possibilitando que todos estejam com os conhecimentos técnicos em dia, e os equipamentos em boas condições no momento de executar o trabalho.

Aloisio Arbegaus, o diretor comercial do Mobuss Construção, explica que isso é um diferencial, pois o canteiro de obras é um local de muita passagem de funcionários e terceiros. 

“Só em 2023, o Mobuss Construção registrou mais de 6 milhões de acessos na catraca virtual. Quando existe um controle efetivo, fica mais fácil garantir que pessoas  estejam capacitadas para trabalhar em atividades de risco. Portanto, ao manter as documentações em dia e gerenciá-las, a construtora está se resguardando também contra acidentes, embargos, multas e sanções jurídicas”, detalha ele.

Para a equipe da Hype, esse monitoramento é de extrema importância. “O correto controle dos registros contribui para o cumprimento das normas e regulamentações de segurança do trabalho e legislação trabalhista, garantindo um ambiente seguro para todos os colaboradores envolvidos nas obras”, reforça Marciele.

Além disso, a manutenção adequada desses registros é crucial para a eficiência operacional, permitindo o controle mais preciso, a gestão eficaz de prazos e a rápida resposta a eventuais demandas ou emergências. Isso resulta em processos mais ágeis e eficientes, evitando atrasos desnecessários nas operações.

Rodrigo complementa dizendo que a gestão adequada dos registros é uma atividade crítica na construção de uma reputação sólida no mercado:

“A transparência e o compromisso com a segurança são fatores que influenciam diretamente a confiança dos clientes e parceiros, sendo essenciais para o sucesso a longo prazo de uma construtora. Portanto, atentar-se a essa etapa não apenas cumpre requisitos legais, mas também contribui para uma operação mais eficiente, segura e confiável”.

Quais os benefícios da tecnologia? 

Quando questionada sobre os principais benefícios que puderam perceber com a implementação do Mobuss Construção, Marciele conta que os gargalos operacionais e o lead time para a liberação de funcionários foram significativamente reduzidos, atingindo com sucesso os objetivos estabelecidos. 

“Atualmente, o tempo dedicado à gestão da documentação diminuiu de maneira expressiva, refletindo em uma diminuição notável de 40% no lead time de liberação de equipes, quando comparado entre os anos de 2022 e 2023”.

Além disso, a agilidade nas entregas também foi perceptível. A coordenadora conta que o software resultou em otimização nas operações e na redução dos prazos de liberação da obra, alcançando uma notória diminuição de 40% no último ano.  

“O módulo de Registros é empregado pelo time de Controladoria para gerenciar as questões relacionadas ao INSS. Esse uso é essencial para alcançar a meta estabelecida para a regularização da obra junto à Receita Federal, a qual era entre 80% e 90%. Após a estruturação do processo com o Mobuss, atingimos 100% em todas as nossas obras.” 

Mais sobre a parceria

Rodrigo informou que na hora da escolha, buscaram por uma solução com um bom custo benefício. “O Mobuss Construção representa menos de 1% do custo total da obra.  Adicionalmente, a plataforma contribui para o controle do efetivo, sendo uma ferramenta valiosa na gestão da produtividade e no monitoramento de indicadores de sustentabilidade.”

Ele finaliza com um feedback da plataforma: “Podemos afirmar com confiança sobre a eficácia do Mobuss e, sem dúvida alguma, recomendamos sua adoção a outras empresas que buscam manter suas obras seguras, em conformidade com os requisitos legais, enquanto minimizam os prazos de operação e liberação de equipes. Além da eficácia citada, indicamos a plataforma também devido a qualidade no atendimento e suporte, desde o comercial até o suporte técnico após implantação”, completa.

Quer conhecer mais sobre os benefícios que o Mobuss Construção pode trazer para a sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita com nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção