Casa Verde e Amarela: o programa de habitação ainda está disponível?

O setor da construção civil no Brasil foi impulsionado fortemente com o lançamento de programas de habitação social populares pelo governo federal, como o MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Em 2020 o programa Casa Verde e Amarela foi criado, com um novo plano e algumas diferenças do seu antecessor. 

Porém em 2023, com a mudança do governo, o programa voltou ao seu nome original, sofrendo algumas atualizações nas faixas de rendas mensais e taxas de juros.

É crucial acompanhar as mudanças nas diretrizes entre os dois programas de habitação. Assim, a indústria garante sucesso no lançamento das edificações para os programas de interesse social.

O que foi o programa Casa Verde e Amarela?

O Casa Verde e Amarela foi o substituto oficial do Minha Casa, Minha Vida e teve a duração de 3 anos. Apesar das mudanças de nome, os programas têm muitas similaridades entre si.

Esses projetos têm o objetivo de aumentar os estoques de moradias e atender a necessidade habitacional da população, em especial a de baixa renda. A expectativa de iniciativas como o Casa Verde e Amarela, Casa Fácil Paraná e MCMV é ajudar milhões de brasileiros a realizar o sonho da casa própria. 

As ações se baseiam no subsídio do governo para entregar habitações com qualidade, financiamentos acessíveis e com taxas de juros baixas. Por isso, se espera que os programas de habitação social gerem bons resultados para o setor da construção civil.

Qual o objetivo desses programas?

As habitações de interesse social oferecem um caminho para a realização do sonho da casa própria de brasileiros com baixa renda. Fora isso, também fornecem emprego para diversos trabalhadores no setor da construção civil, fomentando a economia.

A iniciativa é também um meio de inserir famílias de baixa renda no meio urbano. Dessa forma, essas pessoas podem ter acesso a serviços básicos, como:

  • Água;
  • Luz;
  • Esgoto;
  • Transporte público.

Além disso, com esses programas, o governo  busca estimular a modernização do setor da construção e a inovação tecnológica.

Expectativas para o setor da construção civil

Com as melhorias no Minha Casa, Minha Vida, espera-se que o programa gere moradia para várias famílias brasileiras. 

A meta do governo federal é atender milhões de famílias de baixa renda nos próximos anos, criando edificações populares acessíveis. No Amazonas, por exemplo, mais de 2,8 mil famílias conquistaram a casa própria em 2023 com financiamentos do programa.

Sendo assim, as empresas, principalmente as construtoras, devem ficar atentas aos novos procedimentos e requisitos para participar. Uma dica valiosa é investir na gestão de obras.

A previsão é que durante todo o ano de 2024 a indústria da construção siga firme, com novos empreendimentos sendo lançados. Assim, a esperança é de que a construção civil consiga uma recuperação ainda melhor, impulsionada pela realização dessas obras de habitação social.

Como vimos, a premissa do Casa Verde e Amarela foi similar à do MCMV. Fique por dentro das tendências e notícias do setor para conhecer as novas oportunidades que estão surgindo.

Portanto, se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários e continue acompanhando os posts no blog!

4 Comentários


  1. GOSTARIA DE SABER SE UM CONSTRUTOR PESSOA FÍSICA (INVESTIDOR) PODE CONSTRUIR PARA FINANCIAR PELO CASA VERDE AMARELA?

    EU, PESSOA FÍSICA, CONTRATO PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO, TAMBÉM PESSOAS FÍSICAS, PARA A EXECUÇÃO DA OBRA.

    Responder

  2. Gostaria de saber como faço pra minha empresa participar das obras

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção