Você sabe o que é a construção 5.0?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre construção 5.0 em áudio!

Assim como praticamente todos os setores do mercado, a engenharia vem adotando a tecnologia como aliada na solução de problemas e melhoria de processos. Por isso, a construção 5.0 tem ganhado destaque na indústria, unindo inovações tecnológicas com o foco na sustentabilidade.

Pensar em maneiras de construir causando menos impactos ao meio ambiente é essencial. Isso porque o setor consome muitos recursos naturais e gera resíduos em grande escala. Essa situação, no mundo atual, é vista com grande preocupação por parte dos investidores, dos clientes e da sociedade em geral. 

Por isso, para que as empresas consigam manter a competitividade e possam se consolidar no mercado, elas devem investir em soluções tecnológicas. Além de conseguir gerar mais sustentabilidade, as inovações trazem mais agilidade, qualidade e eficiência para os serviços, aumentando a produtividade e diminuindo os gastos.

É com esse intuito que surgiram metodologias, como a construção 5.0, pensadas com base em novas abordagens voltadas para a tecnologia, a sustentabilidade e centradas no ser humano. Com sua implementação, as empresas conseguem atingir novos patamares e se adequar às exigências do mundo moderno.

O que é Construção 5.0?

O termo construção 5.0 é a adaptação do conceito conhecido como indústria 5.0. Ele vem sendo utilizado há pouco tempo, mas surgiu como uma evolução da ideia atual da era 4.0, que já é aplicada no setor. Assim, a nova transformação vem se tornando uma tendência e ganhando espaço no mercado.

Também conhecida como construção 2030, podemos dizer que construção 5.0 é um conceito inovador que tem como pilares a sustentabilidade, a centralidade no ser humano, a resiliência organizacional e a colaboração do ser humano com as máquinas, como tendência para o futuro da indústria.

Ela surge como uma solução para os problemas atuais que o mundo vem enfrentando, como as mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos naturais. 

Sua ideia central é utilizar tecnologias como os robôs como aliados, trabalhando junto dos colaboradores, para melhorar os processos, tornando-os mais ecológicos e eficientes. Assim, a construção 5.0 procura estabelecer uma indústria resiliente que incorpora valores sociais e de inovação.

6 benefícios da construção 5.0

Assim como foi com a revolução 4.0 da indústria, na nova era as empresas, os clientes e a própria sociedade podem se beneficiar de diversas formas. Por isso, confira abaixo as 6 principais vantagens da construção 5.0:

Inovação

Quando as pessoas trabalham em simbiose com as máquinas é possível desenvolver o trabalho analítico. Com isso, inova-se mais ainda nas soluções que serão adotadas para resolver os problemas do setor, como por exemplo, a falta de insumos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais pilares da construção 5.0. Por isso, com a implementação, os processos construtivos devem passar a ser mais sustentáveis, do projeto ao pós obra, utilizando materiais ecológicos e sistemas construtivos que gerem menos resíduos e sejam mais eficientes.

Valor à marca

Outro benefício é agregar valor para as empresas que se adequam a essa nova tendência. Com sustentabilidade e foco nos clientes, é possível obter uma maior satisfação, melhorar a competitividade e alcançar novos horizontes no mercado.

Otimização de processos

Um dos focos da construção 5.0 é justamente fazer com que os serviços sejam mais eficientes. Assim, essa nova era promove uma otimização dos processos construtivos, tornando-os mais ágeis e de maior qualidade. 

Existem, por exemplo, robôs que realizam atividades repetitivas e também tarefas de maior periculosidade. Desse modo, os profissionais podem focar em realizar as demandas de cunho intelectual. Isso, além de promover um canteiro mais seguro e produtivo, melhora o controle de qualidade da obra.

Redução de custos

Com a inovação, foco em sustentabilidade, mais valor à empresa e otimização dos processos, a nova era da construção consegue reduzir os custos das obras. Assim, será possível obter maior rentabilidade, utilizando recursos mais assertivos, diminuindo desperdícios e evitando erros. 

Humanização

Por último, cabe reforçar que um dos pilares da construção 5.0 é o olhar centrado para o ser humano, por isso ela gera um processo produtivo cada vez mais focado nesse âmbito. 

Isso significa que as obras serão voltadas para as necessidades das pessoas e da sociedade, além de levarem em conta o bem estar dos profissionais envolvidos nos serviços. A atenção para a segurança da obra também deve ser intensificada, com a criação de soluções que apoiem nesse quesito. 

O uso de drones, por exemplo, pode localizar problemas e ajudar nas vistorias em pontos insalubres, evitando que os profissionais precisem se locomover até o local.

Por que se atualizar?

Cada vez mais empresas da construção civil vêm se reinventando e implementando soluções tecnológicas em seus processos. Hoje existem, inclusive, as construtechs, que são criadas exclusivamente para resolver problemas recorrentes do setor com a adoção de tecnologia.

No entanto, no mundo atual, com constantes inovações, é preciso não só se adequar às exigências atuais, mas se manter atualizado nas tendências para o futuro. Por isso, os profissionais devem sempre continuar pesquisando, se capacitando e utilizando os recursos disponíveis ao seu favor.

Muitas empresas da construção ainda estão se adaptando à era 4.0, adotando aos poucos soluções tecnológicas, como impressoras 3D. Mas os objetivos já devem ser estabelecidos para que no futuro seja possível implementar os princípios da construção 5.0, ficando à frente do mercado.

Assim, é possível obter todos os benefícios que a nova era pode trazer para as próprias empresas, mas também para os demais envolvidos no processo. Mais qualidade nas obras, maior produtividade, menos desperdícios e gastos desnecessários, tudo isso é possível com uma adoção de uma postura inovadora e sustentável.

Agora você já sabe do que se trata a construção 5.0 e a importância de se manter atualizado no mercado. Para conhecer mais sobre as novidades que vêm ganhando destaque no setor, leia nosso ebook sobre as tendências da engenharia civil para 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção