Como padronizar a operação na construção civil?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre como padronizar operação na construção civil em áudio!

Alguns dos problemas mais comuns no setor são a baixa qualidade e produtividade nos canteiros. Por isso, muitas empresas vêm implementando metodologias, como os sistemas de gestão da qualidade, que buscam controlar e otimizar os procedimentos, trazendo mais assertividade e ajudando a padronizar os processos

Além dos pontos positivos já mencionados, ter essa estratégia também apresenta outros fatores benéficos para a área. O cumprimento dos requisitos das normas técnicas, a diminuição de desperdícios e o aumento da satisfação dos clientes, são exemplos disso.

Por isso, as empresas que procuram um diferencial competitivo precisam adotar métodos de padronização. Do projeto ao pós-obra, todas as etapas devem ser mapeadas e controladas para ser possível obter bons resultados. Descubra mais a seguir:

Importância de padronizar a operação na construção civil

Quando se fala em organizar os fluxos na construção civil, o que se espera é identificar, conhecer e criar metodologias para que os processos sejam sempre executados da mesma maneira. Assim, independente do profissional ou obra, o serviço vai ser realizado seguindo etapas padronizadas.

Sem essa estratégia, a identificação de possíveis melhorias é dificultada e a chance de gargalos é maior. Quando situações inesperadas ocorrem, os colaboradores responsáveis pela execução acabam precisando tomar decisões mesmo sem embasamento de dados e sem qualquer garantia de que a qualidade do projeto será mantida.

3 benefícios da padronização na construção civil

Para te ajudar a decidir se vale a pena implementar a uniformização dos processos nas suas obras, confira abaixo os 3 principais benefícios que essa estratégia pode te oferecer:

Redução de custos

A adoção desse procedimento significa executar os serviços sempre da mesma maneira. Com o tempo, isso torna possível identificar os erros e etapas que causam desperdícios. Assim, o gestor pode tomar decisões mais assertivas, rentabilizando o projeto e reduzindo os custos finais da obra.

Otimização de recursos

Com os serviços padronizados, a execução do trabalho estará documentada e seguirá sempre os mesmos passos. Dessa forma, os profissionais conseguem se habituar ao nível de qualidade da construtora e a necessidade de tirar dúvidas durante as atividades diminui. Com isso, a produtividade aumenta.

Melhoria na experiência do cliente

Tendo um padrão de qualidade estabelecido, os clientes têm mais garantia de que o resultado será condizente com o que foi proposto nos projetos e contratos. O que melhora sua experiência e aumenta os indicadores de satisfação.

Como padronizar a operação na construção civil?

Para ter sucesso ao padronizar a operação na construção civil e aproveitar os benefícios que isso traz, é preciso saber como realizar sua implementação. Por isso, confira abaixo 6 dicas que vão te ajudar na hora de começar a botar em prática essa estratégia no canteiro de obras:

1. Trace metas

O primeiro passo é definir objetivos alcançáveis e mensuráveis. Assim, é possível acompanhar a evolução do processo, entendendo se o método está dando o retorno esperado. Além disso, traçar metas ajuda a identificar gargalos que precisam ser melhorados durante o serviço.

2. Liste todas as atividades

Após ter traçado objetivos, é preciso identificar e mapear todas as atividades realizadas durante a execução. Assim, é possível escolher os serviços que serão padronizados e conhecer os processos que devem ser adotados para que isso seja feito de forma efetiva.

3. Mapeie os colaboradores

Além das atividades, é crucial identificar todos os colaboradores envolvidos em cada uma das tarefas. Assim, pode-se designar a responsabilidade e as funções de cada membro, além de permitir que eles façam parte da implementação de padronização das operações na construção civil.

4. Faça testes

Com as etapas identificadas e documentadas, deve-se partir para os testes de cada atividade. Dessa forma, é possível entender se os objetivos são claros o suficiente para que os trabalhadores consigam realizar os serviços. Além disso, os testes permitem que o gestor encontre os pontos fracos e de melhorias.

5. Treine a equipe

Para garantir que os associados saibam suas funções e conheçam os procedimentos que devem ser seguidos para obter uma qualidade uniforme, é crucial que sejam fornecidos treinamentos. Além disso, durante os cursos os colaboradores podem tirar suas dúvidas e entender a importância da padronização.

6. Atualize constantemente as operações

Tendo metas e objetivos definidos, após implementar um fluxo padrão é preciso conferir os resultados com frequência. Assim, pode-se tomar decisões embasadas em dados dos próprios serviços para aplicar melhorias.

Dica bônus: a tecnologia como aliada da padronização

A tecnologia é uma grande aliada na hora de padronizar a operação na construção civil. Com ela, é possível automatizar os processos, melhorar os registros, facilitar a comunicação e até obter indicadores mais assertivos que permitem mensurar os resultados do projeto.

Soluções como o Mobuss Construção oferecem funcionalidades específicas para ajudar nesta estratégia. Eles apoiam na automatização dos formulários de auditoria e nas inspeções. Além disso, com auxílio da mobilidade, tudo é feito via dispositivos móveis, com formulários pré-formatados.

O software traz recursos como o Módulo de Qualidade que permite um gerenciamento mais preciso e facilita as etapas de inspeção e tomada de decisões. Além disso, possibilita que o controle das auditorias seja realizado com o auxílio de códigos QR Code.

Através da leitura do QR Code fixado em um determinado local da obra – por exemplo uma torre, bloco, pilar, pavimento, unidade, etc – o aplicativo do Módulo de Qualidade irá monitorar o andamento das inspeções deste respectivo local, mostrando as concluídas, as que estão em andamento e as que ainda estão programadas.

A qualidade da obra depende também da segurança no canteiro. Diante disso, as NRs diminuem os riscos nos serviços e ajudam a padronizar os processos. Para saber mais sobre as normas que precisam ser seguidas, venha baixar o kit Normas e legislação na construção civil: tudo o que você precisa saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção