Saiba os benefícios da automação de processos na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre automação de processos em áudio!

Cada vez mais, o setor da construção civil vem adotando novas tecnologias para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços. Com isso, é possível alcançar a automação de processos, aumentando a produtividade e diminuindo as chances de erros humanos. 

Contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas se tornou essencial para garantir a competitividade da empresa. Sem elas, os gestores não conseguem solucionar os problemas mais recorrentes nas obras, como a falta de agilidade e padronização. 

Por isso, aderir a novos processos que permitam automação é uma das principais estratégias para se destacar no mercado. Além disso, esse pode ser um meio eficiente de diminuir gastos. 

Assim, é possível ampliar os lucros com a entrega dos empreendimentos, atraindo mais clientes e melhorando a reputação. Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora!

O que é automação de processos na construção civil?

Quando se fala nesse conceito pensamos somente em máquinas que fazem serviços por conta própria. Mas, a automação de processos também está incorporada em diversas tecnologias e ferramentas menos complexas.

Quando um software realiza cálculos de maneira automática, por exemplo, ele está agilizando um processo que antes seria manual. Existem, também, robôs e equipamentos voltados para a construção que funcionam de maneira autônoma. Por isso, essa área envolve diferentes tipos de tecnologias.

Cada vez mais surgem novos equipamentos que ajudam a automatizar serviços nas diferentes etapas de uma obra. No fim, todas as ferramentas  que fazem a automação de processos tem o mesmo objetivo: agilizar e melhorar a qualidade das tarefas.

Na maioria das vezes, o conceito é mais voltado para aqueles serviços manuais e repetitivos. Mas, outro foco é na realização de tarefas que seriam inviáveis de serem realizadas manualmente, como cálculos estruturais complexos. 

Por que investir em automação de processos na construção civil?

Conseguir mais produtividade e eficiência nos serviços sempre foi um dos maiores desafios da construção civil. Por isso, contar com auxílio de ferramentas vêm se tornando umas das principais soluções de inovação nas empresas. 

Com os serviços repetitivos e manuais sendo realizados de maneira automática, os profissionais têm mais tempo para focar em tarefas que exigem um pensamento crítico. Por isso, com a utilização desse processo, a gestão se torna mais eficiente através de tomadas de decisão mais bem pensadas e discutidas. 

Assim, investir nessa área é sinônimo de garantir maior competitividade e lucros. Quanto mais etapas forem automatizadas, maiores as chances de melhores resultados em qualidade, eficiência e produtividade. 

5 exemplos de automação de processos na construção civil

Existem diversas ferramentas e equipamentos que permitem a agilização das etapas de uma obra. Por isso, separamos abaixo 5 exemplos das principais tecnologias na construção civil para a automação de processos:

Robótica

Apesar de ainda ser algo pouco utilizado no Brasil, o mercado de equipamentos de robótica voltados para construção vem se expandindo cada vez mais. Hoje existem desde máquinas que assentam blocos cerâmicos de maneira automatizada até robôs que montam estruturas pré-moldadas sozinhos.

Esses equipamentos aumentam a produtividade das tarefas, reduzindo drasticamente as chances de erros e melhorando a padronização dos serviços. O custo para aquisição ainda é elevado, mas a tendência é que em um futuro próximo elas se popularizem nos canteiros de obras do país.

Drones

Outra ferramenta que facilita algumas etapas construtivas são os drones. Eles permitem obter imagens e vídeos aéreos de alta resolução que podem ser utilizados para construir modelos 3D da obra. Hoje já existem até equipamentos que realizam o trabalho de topografia de maneira automatizada, apresentando os dados do terreno com precisão.

Outra utilização comum é na hora de fiscalizar os projetos. Com os drones, é possível conferir o andamento das diferentes frentes de obra de maneira remota. Além disso, também podem ser utilizados para garantir a segurança do canteiro, monitorando em tempo real o uso de EPIs. 

Internet das coisas

A internet das coisas é um conceito que permite a automação de processos através da integração entre diversos aparelhos conectados na obra. Ou seja, máquinas se comunicam em tempo real para garantir mais eficiência e produtividade nos serviços. 

Com a conexão entre drones e computadores, por exemplo, é possível obter e fazer o tratamento das imagens aéreas quase ao mesmo tempo. Isso significa otimizar o tempo e garantir menos erros de comunicação e perda de dados durante os processos.

Impressão 3D

Outro exemplo que vem promovendo a automação de processos na construção civil é a impressão 3D. Existem diversos tipos de equipamentos do segmento, as mais conhecidas são aquelas que constroem maquetes e protótipos de projetos.

Existem também modelos que imprimem partes da estrutura de uma edificação. Ou seja, de forma rápida levantam paredes utilizando os mais diversos tipos de materiais, como concreto. 

Softwares de gestão de obras

Os softwares de gestão de obras são exemplos de soluções tecnológicas que permitem a automação de processos. Com eles, os profissionais conseguem se comunicar de maneira remota e instantânea. Assim, a troca de informações e tomada de decisões se torna mais eficiente. 

Um exemplo, é quando uma empresa adquire mais de um módulo do Mobuss Construção, ao preencher determinada informação em um módulo ela já pode alimentar outros módulos que necessitam daquela mesma informação. Evitando retrabalhos e erros dos profissionais envolvidos.

Além disso, facilitam o registro e o armazenamento de dados. Dessa forma, é possível ter mais agilidade nas inspeções e mais segurança na hora de salvar as informações. Outra vantagem é a mobilidade, pois permitem o acesso e a edição dos dados de qualquer lugar utilizando dispositivos móveis.

Acompanhar as tendências da engenharia civil e as novidades tecnológicas é a melhor maneira de se destacar no mercado. Assim, a construtora consegue atrair mais clientes, melhorar a qualidade das suas entregas e aumentar seus lucros. 

Agora você já sabe as vantagens e a importância da automação de processos na construção civil. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo! E continue acompanhando os posts no blog para ficar por dentro das novidades do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção