Como a Vectra Construtora economizou R$ 53 mil com o Mobuss Construção

Resultado foi alcançado graças à adoção de seis dos 10 módulos do Mobuss Construção, o que representou um investimento de apenas 0,05% do valor total de uma obra 

Junho de 2019 – Fundada em 1996, a Vectra Construtora é especializada na incorporação e construção de empreendimentos residenciais e comerciais diferenciados e inovadores com atuação há mais de 20 anos nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. 

A empresa, que destaca-se pelo grande foco na busca por conformidade em diferentes aspectos, identificou a necessidade de ter um Sistema de Gestão da Qualidade mais robusto, eficiente e digital, eliminando, entre outros problemas, os riscos de manter documentos arquivados em papel. 

A solução encontrada pela Vectra Construtora foi contratar seis dos 10 módulos do Mobuss Construção, software de gestão para a indústria de construção. 

“Adotar o sistema impacta na mudança de cultura da companhia. Isso porque a empresa precisa avaliar o fluxo antes de configurar o sistema e nem sempre estamos preparados para pensar sistematicamente. 

Além disso, é preciso promover o engajamento da equipe, pois ainda há profissionais resistentes à soluções de tecnologia”, explica Mônica Pamplona de Oliveira, Coordenadora de Processos da Vectra Construtora. 

“Mas, o esforço valeu a pena, pois o projeto potencializou a gestão do negócio, inclusive pela possibilidade de extração de relatórios que agora nos permitem tomar decisões mais assertivas”, completa.

Vectra Construtora: o que mudou com o Mobuss Construção

Na Vectra Construtora, após a aquisição do Mobuss Construção, o negócio ganhou em agilidade no preenchimento de formulários e eficiência na entrega de EPI, no controle de registros e, especialmente, na vistoria após a conclusão de uma obra. 

“Para nós, o custo-benefício do Mobuss Construção é evidente. A solução demandou um investimento que representa cerca de 0,05% do custo total de uma obra. 

Além disso, pelos nossos cálculos, economizamos cerca de R$ 53 mil por ano somente com a substituição do Sistema para Gestão de Projetos”, revela Mônica. 

Módulo de Projetos

Com o Módulo de Projetos, o principal ganho da Vectra Construtora foi a localização dos projetos com a garantia de uso da versão mais atualizada, além do acompanhamento online das atividades dos projetistas, que passaram a se sentir motivados a disponibilizar as informações com mais agilidade. 

Também foi registrada a redução de tempo na elaboração de orçamentos e queda de retrabalho e paralisação das atividades, antes prejudicadas pela falta de projetos ou presença de erros nos documentos.

Módulo de Segurança

A Vectra Construtora tem feito o DDS e a entrega de EPIs com o auxílio do Módulo de Segurança do Mobuss Construção, que garante o registro das ações praticadas, gerando segurança para a empresa, em caso de ação trabalhista. 

É importante destacar também que o amplo acompanhamento das entregas, do uso e das devoluções de EPIs tem sido muito útil para a otimização da Gestão de Compras, evitando desperdícios financeiros com aquisições desnecessárias. 

Com relação aos treinamentos de segurança, a adoção ao Mobuss Construção elevou o nível de controle: 

Antes, os registros eram feitos em papel, o que dificultava o armazenamento e a localização dos documentos. enquanto Agora, pode-se colher a assinatura do participante – seja colaborador ou terceiro – e registrar os treinamentos no tablet, tornando a gestão mais efetiva.

Módulo de Qualidade

O Módulo de Qualidade ainda está em fase inicial de utilização, porém os mestres de obra têm avaliado o uso como prático e, cada vez mais, se beneficiam da vantagem de ter informações mais confiáveis em mãos. 

Porém, É importante ressaltar que o Módulo de Qualidade facilita a visualização de evidências detalhadas e integradas de não-conformidades e todas as demais ações relacionadas. 

Além disso, realiza inspeções por meio de formulários dinâmicos e controla processos que são requisitos das normas de qualidade.

Módulo de Documentos e de Registro

Com o Módulo de Documentos os principais benefícios desfrutados pela Vectra Construtora são a confiabilidade quanto ao acesso a versões atualizadas e aprovadas dos documentos, sejam relacionados à obra ou aos profissionais que nela atuam, tanto no escritório quanto no canteiro de obras.

No passado, a Vectra Construtora realizava o controle dos registros de colaboradores, fornecedores e terceiros por meio de uma planilha compartilhada, o que dava margem para muitos erros e gerava baixa confiabilidade com relação às informações. 

Agora, com a adoção ao Módulo de Registro do Mobuss Construção, toda a documentação está digitalizada e há garantia total de controle dos dados, com processo sistematizado e seguro. 

Inclusive, foi possível integrar as catracas físicas a uma versão virtual, garantindo maior controle no acesso às obras e, consequentemente, queda de riscos trabalhistas.

Módulo de Vistoria e Entrega

Na Vectra Construtora, o pós-entrega das chaves nunca foi um problema, pois a empresa sempre se manteve atenta à qualidade na prestação de serviços. 

Porém, o que chamou a atenção da companhia no Módulo de Vistoria e Entrega foi a flexibilidade dos formulários de check-list, que proporcionou à equipe mais agilidade nos processos e confiabilidade dos dados. 

Além disso, nesse sistema, os relatórios de pendências atraem os usuários pela facilidade no processo de geração do documento.

Segundo a executiva da Vectra, um dos diferenciais do Mobuss Construção é o de ser um software em constante melhoria, com a vantagem de não repassar os custos das atualizações para o cliente. 

“Existem sistemas que cobram caro por cada upgrade, enquanto o Mobuss simplesmente disponibiliza a nova versão sem custo. Esta iniciativa evidencia a preocupação de colocar o cliente em primeiro lugar. Além disso, sempre temos a certeza de que adquirimos um sistema de ponta”, finaliza.

Nosso objetivo é oferecer uma solução para o setor de construção que cada vez mais facilite o dia a dia do gestor da obra com a automatização dos processos manuais. Na Vectra, vemos este resultado vem sendo alcançado com sucesso”, complementa Silvio Etges, gerente de produtos e implantação da Teclógica

Se você quer saber mais como a tecnologia pode apoiar o setor da construção, confira um eBook gratuito sobre “Produtividade e redução dos custos”.

Sobre o Mobuss Construção

Desenvolvido pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios – o Mobuss Construção é um software de mobilidade para gerenciar os processos construtivos, que proporciona mais controle nas obras, agilidade na interação entre os envolvidos durante todo o processo, redução de desperdício, retrabalho e aumento da rentabilidade das empresas do setor de construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção