Confira os principais temas de DDS para usar em suas reuniões

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre temas de DDS em áudio!

Conscientizar os colaboradores sobre os perigos e riscos de segurança no canteiro é extremamente importante para os gestores na construção civil. Por isso, é dever dos empregadores adotar medidas, como treinamentos especializados, para minimizar os riscos, além de conhecer todos os temas do DDS.

A sigla, que significa “Diálogo Diário de Segurança”, é uma ferramenta poderosa de conscientização sobre proteção no espaço de trabalho, utilizada em diversas empresas. O objetivo é ensinar os trabalhadores sobre os riscos associados aos serviços e sobre as medidas preventivas para garantir a conformidade nos padrões dos projetos.

Geralmente, o procedimento é conduzido pelo supervisor ou responsável da edificação e ocorre no início do turno de trabalho, com a participação de toda a equipe. Nessa conversa, são abordados temas do DDS relevantes. Um deles, por exemplo, é sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Com a adoção de medidas de proteção, é possível reduzir significativamente o número de acidentes no canteiro. Por isso, os profissionais da área devem conhecer mais sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância do DDS na construção civil?

Na construção civil, o DDS é especialmente importante devido à natureza do trabalho realizado, que pode apresentar diversos riscos à segurança dos colaboradores. Com a adoção dessa metodologia, as empresas da área podem conscientizar as pessoas sobre os riscos e medidas preventivas.

Em meio ao trabalho no canteiro, os profissionais estão expostos a diversos perigos. É comum acontecerem quedas, lesões, exposição a substâncias nocivas, entre outros. Por isso, as construtoras precisam adotar meios de proteção para prevenir acidentes.

O DDS permite que as organizações cumpram as normas de segurança legislativas, que têm como objetivo garantir a saúde das equipes. Com a utilização desse meio, as empresas podem evitar multas e sanções legais, além de garantir um ambiente seguro.

Outra vantagem a se considerar é a própria redução dos custos. Como você deve saber, os acidentes geram custos significativos. Isso inclui: 

  • Assistência médica;
  • Indenizações;
  • Multas;
  • Interrupção dos projetos. 

Só com a redução de gargalos desse tipo, as construtoras já economizam dinheiro e recursos.

Por fim, a reunião também contribui diretamente para a melhoria do clima organizacional, o que aumenta a produtividade de todos os funcionários do canteiro de obras, já que ganham mais confiança de que estarão resguardados.

7 temas de DDS para usar em suas reuniões

Como vimos, o diálogo de segurança é uma abordagem importante na prevenção de gargalos e na melhora do bem estar no ambiente de trabalho. 

Para te ajudar a escolher os melhores assuntos para abordar ao iniciar esse protocolo, separamos 7 temas do DDS abaixo. Confira:

1. Segurança do trabalho e CIPAA

A Segurança do Trabalho e da CIPAA deve ser realizada de forma clara, objetiva e acessível a todos os trabalhadores. É importante explicar para que servem esses procedimentos, motivando os colaboradores do canteiro a participar ativamente das etapas.

2. Primeiros socorros

O assunto dos primeiros socorros é um dos principais temas do DDS. É importante apresentar os procedimentos básicos, identificar os riscos comuns, discutir a importância e a aplicação do treinamento em primeiros socorros, simular situações de emergência e esclarecer dúvidas.

3. EPIs na construção

Para abordar o assunto de EPIs é importante apresentar aos funcionários do canteiro os tipos de equipamentos de proteção individual disponíveis, bem como a sua importância no ambiente de trabalho. Deve-se discutir os riscos mais comuns e identificar em quais atividades eles são necessários. 

Também é importante ressaltar a obrigatoriedade legal de seu uso, além de orientar que a construtora fornece todos os meios para garantir a segurança dos trabalhadores. O DDS pode incluir demonstrações práticas do uso correto dos recursos e esclarecer dúvidas sobre suas utilizações.

4. Equipamentos e maquinários

É importante destacar as características, riscos associados e normas de segurança relacionadas a cada maquinário. Vale ainda identificar os perigos suscetíveis ao uso e exemplificar acidentes comuns. 

A palestra deve enfatizar a importância da proteção no manuseio das ferramentas para garantir a proteção de todos os colaboradores.

5. Saúde do colaborador

O objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. O gestor pode destacar a necessidade de manter uma alimentação nutritiva, praticar atividades físicas e evitar hábitos prejudiciais ao corpo, como cigarro e consumo de álcool.

6. Sinalização de segurança

Outro dos temas do DDS é sobre sinalização de segurança. É importante deixar claro  aos trabalhadores a importância da sinalização para prevenir acidentes e garantir a segurança no canteiro de obras. Vale explicar o significado das cores e símbolos utilizados nas placas e a importância de respeitar e seguir as indicações.

7. Limpeza e organização

Sobre o tema limpeza e organização, é importante conversar com os colaboradores a respeito de manter o espaço de trabalho higienizado. O palestrante pode destacar os riscos associados à falta desta etapa, como a proliferação de doenças, incêndios e acidentes. 

Também é fundamental orientar sobre a correta disposição de resíduos e produtos químicos. Além de destacar a importância da limpeza de ferramentas para garantir sua proteção e durabilidade. 

A comunicação é um fator chave para prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Por meio do DDS, é possível promover a conscientização das equipes do canteiro sobre os riscos associados às atividades desenvolvidas. 

Dessa forma, é possível garantir um espaço profissional mais seguro e saudável, protegendo a integridade física e mental dos trabalhadores. São vários os temas do DDS que podem ser escolhidos. Todos eles têm o mesmo objetivo de informar, engajar e ensinar sobre a segurança no trabalho.
Entendeu sobre a importância do assunto?

Saiba também que os equipamentos de proteção individual são parte fundamental para o funcionamento do canteiro. Por isso, leia nosso Guia do EPI: o que você precisa saber sobre os equipamentos e sua gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção