Economia na obra: por que investir em tecnologia?

O investimento em tecnologia passou a ser encarado como uma ação estratégica e indispensável para gerar economia na obra e ganho de produtividade. 

Essa afirmação ganha destaque ao analisarmos os resultados da pesquisa Prospecta Obras. Segundo os dados, 88% das construturas estão em processo de implementação tecnológica e transformação digital. 

Para você entender com maior profundidade a importância desse investimento, preparamos este artigo. Continue a leitura!

Tecnologias e a economia no canteiro de obras

A tecnologia impacta todas as áreas da construção civil. O uso de novos materiais, equipamentos mais modernos e a automação de processos gera ganhos de produtividade e eficiência.

Esse cenário também contribui para a redução das perdas. Isso porque os profissionais podem utilizar dispositivos móveis e têm, em tempo real, informações sobre todas as etapas da obra.

Benefícios da tecnologia para a economia na obra

Quando se fala em economia na obra, há vários recursos tecnológicos que podem apoiar. Confira abaixo as principais vantagens que uma implementação bem sucedida de soluções digitalizadas trazem:

Economia de recursos

O uso de menos recursos é um dos principais benefícios apresentados. Seu raio de ação vai de técnicas construtivas mais eficientes a sistemas de gestão de projetos; de máquinas que elevam os níveis de segurança dos operários a equipamentos que reaproveitam resíduos para reciclagem. 

O uso de softwares com armazenamento cloud computing fomenta os ganhos da construção civil. Graças à sincronização entre a nuvem e os dispositivos móveis, diversos processos ganharam agilidade.

Redução de custos

O processo de automação tem efeitos distintos, de acordo com o perfil da  obra. Em empreendimentos habitacionais, a redução de custos com auxílio da tecnologia ocorre pela otimização do uso de equipamentos e logística de mão de obra. Já em obras de infraestrutura, os ganhos surgem com a redução das perdas e com a maior precisão na execução.

Quando se fala em digitalizar a gestão de equipamentos, os benefícios são ainda mais expressivos. Sistemas de monitoramento, registro e localização de insumos reduzem o desperdício na execução do serviço. Resultando em:

  • Redução do número de máquinas com menos rendimento em operação (próprias ou alugadas);
  • Diminuição do desgaste de peças e maior controle do histórico do equipamento;
  • Melhoria da confiabilidade dos serviços, graças ao mapeamento de não conformidades.

Diminuição de retrabalho

A adoção de tecnologia na construção civil permite a criação de projetos altamente precisos e consistentes, reduzindo os erros de projeto e retrabalhos

Com isso, a automação oferece a capacidade de detectar problemas precocemente, possibilitando que correções sejam feitas antes do problema se agravar.

Outra vantagem significativa é a melhoria na colaboração, pois ajuda a evitar mal-entendidos e erros de comunicação. A gestão de mudança no projeto e a qualidade da obra também se tornam mais eficientes com o uso de tecnologia. 

Redução do cronograma

A redução do cronograma também é um fator impulsionado pelo investimento em tecnologia. Isso porque a implementação de softwares e a automação de tarefas acelera o processo de construção. 

Com a possibilidade de monitorar em tempo real o projeto, os profissionais conseguem identificar problemas ou atrasos de forma mais ágil. Por consequência, é possível adotar medidas corretivas rápidas.

Essa eficiência no tempo reduz custos associados aos prazos prolongados, e é perceptível durante toda a obra.

3 tecnologias que geram economia na obra

Confira, abaixo, 3 tecnologias que são tendências da construção civil e podem ajudar a gerar economia na obra:

Big Data

O uso de Big Data em obras envolve a coleta e análise de grandes volumes de dados. Essas informações vão desde sensores de construção até fornecedores e custos. Com essa base, a tomada de decisão se torna mais informada em todas as etapas do projeto.

Ainda é possível fazer análises preditivas para identificar possíveis custos, prever demanda por materiais e antecipar problemas. Desse modo, o planejamento e a alocação de recursos ficam mais precisos e eficientes, poupando tempo e dinheiro.

BIM (Building Information Modeling)

O BIM é uma tecnologia que cria modelos digitais 3D detalhados de projetos na área. Além de melhorar a precisão do projeto, ele facilita a coordenação entre diferentes disciplinas, como arquitetura, engenharia e construção. 

Portanto, o recurso reduz significativamente as colisões e erros que, de outra forma, exigiriam retrabalho. A tecnologia BIM também permite uma simulação detalhada do projeto antes da construção, o que ajuda na identificação antecipada de problemas, trazendo economia na obra.

Software de gestão

Hoje, o mercado oferece às construtoras diversas soluções de softwares de gestão que se integram a diversas plataformas. O Mobuss Construção, por exemplo, auxilia no controle das principais etapas do canteiro ao pós-obra.

Ele ainda fornece dados que permitem uma redução de custos e riscos, além de apresentar indicadores para o gerenciamento das informações da construção. 

Vale lembrar que, com auxílio da mobilidade, tudo é acessível por smartphone ou tablet e em tempo real, com ou sem acesso à internet.

É preciso explorar ativamente as opções tecnológicas disponíveis para otimizar os projetos da sua obra. As ferramentas apresentadas aqui oferecem oportunidades para melhorar a eficiência, reduzir o retrabalho e aproveitar recursos valiosos.

Para conhecer mais soluções e entender como elas podem gerar economia na obra, leia nosso ebook Tecnologia na construção civil: otimizando os processos do canteiro ao pós-obra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção