Passo a passo para cumprir os padrões de qualidade na construção civil

Nos últimos anos, a indústria da construção vem sofrendo constantes alterações em seus parâmetros de qualidade. Os novos padrões visam garantir a segurança e o conforto de seus usuários. Assim, para o bom desempenho de um projeto de construção, é necessário seguir as regras impostas pelos órgãos competentes, além de adotar novas tecnologias que auxiliam no gerenciamento das obras.

Mas como aliar as novas regras com a facilidade das tecnologias móveis? A seguir, veja passo a passo como cumprir esses padrões de qualidade na construção.

1. A qualidade do projeto

Para que a edificação seja construída de forma adequada e segura, o primeiro passo é assegurar a vida útil dos empreendimentos e, claro, garantir a segurança de todos os usuários.

Inclusive, a ABNT estabeleceu, em julho de 2013, uma nova norma que exige conforto e segurança em imóveis residenciais. Intitulada Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela cita níveis de segurança, conforto e resistência de cada um dos sistemas que compõem um imóvel, tais como estrutura, pisos, coberturas, instalações e vedações.

2. A adoção da tecnologia móvel para garantir maior qualidade

Você sabia que as normas técnicas também servem como um incentivo para adotar inovações no setor? Por isso, o segundo passo consiste em investir em um software de gestão que se adapte as necessidades do dia a dia do canteiro assim como as tecnologias móveis que utilizam dispositivos como tablets e smartphones.

Com o uso desse software, a edificação certamente atenderá aos parâmetros de desempenho no resultado final. Isso porque os gestores poderão administrar com mais eficiência a construção, garantindo os padrões de qualidade, mesmo de longe. Além disso, esse sistema traz uma visão geral e completa do projeto, obtendo uma maior organização do canteiro de obras.

3. O monitoramento da qualidade

Para melhorar a produtividade e a qualidade do seu empreendimento, é fundamental controlar os indicadores de qualidade. E aí entramos no terceiro passo. Ao aderir um software de gestão, é possível fazer esse controle, além de tomar decisões e elevar o nível de desempenho da construção.

As construtoras têm uma grande necessidade de acompanhar a obra diariamente, e essa tarefa não é eficiente quando os dados são coletados em papel e repassados para planilhas intermináveis no Excel. Por isso, o mais recomendado é o uso de um software de gestão adaptado a tecnologias móveis.

Por exemplo, ao receber os dados, esse sistema gera gráficos precisos de desempenho automaticamente e os salva, não havendo riscos de perda de informações. Tal procedimento proporciona economia de tempo e gera mais produtividade, bem como facilita o acesso imediato aos relatórios em qualquer lugar e a qualquer hora.

Afinal, para seguir as normas técnicas e entregar a construção de acordo com os padrões de qualidade, é fundamental acompanhar constantemente a obra, a fim de evitar erros e retrabalho. Com o uso de um programa de gestão, se houver irregularidades durante a execução da obra, será possível a intervenção rápida e imediata do problema, já que a tecnologia móvel auxilia no processo de vistoria, tornando-a mais eficiente.

4. Conclusão

Com a nova norma NBR 15575 da ABNT, já começam a ser criadas perspectivas favoráveis ao crescimento do setor da construção. E, para garantir o bom desempenho de todo o projeto e o cumprimento dos padrões de qualidade, torna-se necessário a adoção das tecnologias móveis no canteiro de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *