Como cumprir os padrões de qualidade na construção civil?

Nos últimos anos, a indústria da construção vem sofrendo constantes alterações em seus padrões de qualidade. Esses novos parâmetros visam garantir a segurança e o conforto de seus usuários. Mas, para isso, não basta apenas escolher os melhores insumos e mão de obra.

Para o bom desempenho de um projeto de construção, é necessário estar de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. E, assim, implantar novas tecnologias que auxiliam no gerenciamento das obras, garantindo a sua qualidade final.

Hoje, o conceito de qualidade na construção civil se refere, principalmente, a entregar uma edificação com grande conforto térmico e acústico, aliado a eficiência e durabilidade. Além disso, deve-se promover suficiente iluminação natural na obra.

Como ferramenta para guiar as construtoras, surgiram as normas técnicas, as quais ditam os padrões de qualidade mínimos na construção civil. Assim, os materiais e as técnicas usadas passam a ser de critério de desempenho, e não apenas descritivo.

Uma dessas normas é a NBR 15575, que fala sobre Desempenho de Edificações. Que trata de todos os requisitos e obrigatoriedades de segurança e resistência para casas e edifícios residenciais. Nela, fica estabelecido, por exemplo, que paredes de vedação devem oferecer proteção acústica e reduzir a temperatura ambiente a um determinado nível.

Ao oferecer alta qualidade nos seus empreendimentos, a construtora garante a satisfação dos clientes e melhora sua imagem perante o mercado. Desse modo, é mais fácil conquistar novas oportunidades de projetos e tornar-se competitiva.

Para garantir os padrões de qualidade em uma construção, é preciso seguir três passos:

3 passos para atingir padrões de qualidade na construção civil

1. Projeto com foco em qualidade

Para que uma edificação seja construída de modo a oferecer conforto e segurança máxima, o primeiro passo é assegurar um projeto bem elaborado, visando os padrões de qualidade. Assim, ele deve seguir as especificações mais atuais de qualidade na construção civil. É preciso ficar atento ao surgimento e às modificações nas normas de desempenho.

Na etapa do projeto é que estão definidos os processos construtivos e os materiais a serem empregados na obra.

Um bom planejamento faz com que o controle realizado na hora da execução seja mais eficiente. Assim, um projeto bem especificado, e que detalha todos os recursos envolvidos, diminui os riscos de acontecimentos desfavoráveis que poderiam ser evitados.

2. Gestão de qualidade 

Para melhorar a produtividade e elevar o padrão do empreendimento, você deve monitorar indicadores de qualidade através do gerenciamento. Isso faz com que a obra seja entregue dentro do prazo previsto e de acordo com as especificações determinadas no projeto.

A vistoria frequente evita que os funcionários cometam erros substanciais e permite que os gestores detectem gargalos facilmente, aumentando os padrões de qualidade dos serviços. Isso também garante que a programação das etapas da obra seja seguida e entregue no prazo previamente estipulado.

Assim, o responsável pela execução precisa acompanhar todos os processos construtivos para assegurar que os padrões de qualidade sejam alcançados. Logo, é necessário revisar constantemente o projeto e estar em contato com as áreas e os profissionais envolvidos.

3. Uso da tecnologia

Nenhuma tarefa é tão eficiente e/ou produtiva quando os dados são coletados em papel e repassados para planilhas intermináveis. Por isso, é recomendado o uso de um software de gestão adaptado a tecnologias móveis, como tablets e smartphones.

Ao aderir a um software de gestão, é possível acompanhar as atividades da obra e tomar decisões de forma mais ágil, além de checar o projeto a qualquer hora e manter o contato remoto com os demais colaboradores.

Quando recebe os dados, o sistema fornece gráficos e relatórios precisos de desempenho e os salva automaticamente, evitando o risco de perda de informações. Isso também facilita o acesso remoto aos projetos, por exemplo.

Conclusão

Para seguir as normas técnicas e entregar uma construção de acordo com os padrões de qualidade especificados, é fundamental acompanhar constantemente a obra. 

Com o uso de um software de gestão, se houverem irregularidades durante a obra, será possível a intervenção rápida e imediata do problema; já que a tecnologia móvel auxilia no processo de vistoria, tornando-a mais eficiente.

Além disso, esse sistema traz uma visão geral do projeto, obtendo mais organização no canteiro de obras. Assim, a tecnologia, aliada à gestão de qualidade, propiciará que a edificação atenda aos parâmetros de desempenho no resultado final.

Com obras em conformidade, tornamos as perspectivas favoráveis ao crescimento do setor da construção. E, para garantir a boa performance de todo o projeto e o cumprimento dos padrões de qualidade, torna-se necessário a adoção das tecnologias móveis no canteiro de obras.

_

Seguir os padrões de qualidade é uma estratégia que, além de proporcionar a entrega de um melhor produto para o consumidor, pode gerar certificações para a construtora, como ISO 9001 e PBQP-H.

Essas certificações atestam que a construtora segue os padrões de qualidade necessários e oferece benefícios como liberação de linhas de crédito, além de serem um diferencial que aumenta a confiabilidade e eleva o padrão construtivo da empresa no mercado.

Quer saber mais sobre como implantar soluções tecnológicas na gestão de qualidade da obra? Leia nosso ebook sobre qualidade na construção civil e fique de olho no blog.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *