5 dicas para a otimização de recursos na construção


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre otimização de recursos em áudio!

A construção civil é um dos setores que mais utiliza materiais e atributos vindos do meio ambiente, financeiros e mão de obra. Por isso, a otimização de recursos é um desafio constante. 

Assim, se mostra essencial investir em uma boa gestão de obras, além de também adotar técnicas para otimizar os lucros e minimizar a geração de resíduos, os desperdícios e o consumo excessivo.

Quando se trata da busca por assertividade desses pontos, são vários os desafios que aparecem, como a mudança constante dos preços dos insumos. O tempo de entrega dos materiais é outro fator crítico que pode afetar o cronograma.

É preciso considerar ainda os riscos da sua edificação nos primeiros passos do planejamento Há, por exemplo, a possibilidade de atrasos na entrega dos produtos, imprevistos na logística no canteiro, variações climáticas, entre outros. 

Para você dominar a prática de otimização de recursos, confira mais sobre o assunto a seguir e veja 5 dicas essenciais para colocar esta etapa em prática em seus projetos!

Qual a importância da otimização de recursos na construção civil?

A otimização de recursos é fundamental para a construção civil, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ambiental. 

Ela ajuda a reduzir os custos do projeto, melhorar a eficiência e a produtividade da equipe, além de garantir a sustentabilidade do setor no longo prazo. As principais vantagens de investir nesta etapa são:

Redução de custos 

Ao gerenciar o que é utilizado na obra, você consegue reduzir significativamente os custos de um empreendimento. Isso porque essa atividade envolve o uso inteligente dos recursos disponíveis, incluindo materiais, mão de obra, equipamentos e outros pontos da estruturação do projeto.

Adequação ao cronograma 

É fundamental para garantir o cumprimento do cronograma das obras, estar no controle dos recursos. Assim, é possível aumentar a produtividade, reduzir o tempo de planejamento e evitar imprevistos. 

Compromisso com a sustentabilidade 

Outra vantagem é nos compromissos com a sustentabilidade. Ao buscar soluções para melhorar o uso dos insumos no seu projeto, é possível reduzir o desperdício e evitar a contaminação do meio ambiente. Assim, a ação ajuda a reduzir os impactos ambientais e melhorar a eficiência energética das edificações. 

5 dicas para otimização de recursos na construção civil

Para te ajudar a aumentar a rentabilidade, a produtividade e a sustentabilidade nas suas obras, separamos 5 dicas que apoiam na otimização de recursos na construção civil. Confira:

1. Crie um cronograma de obras assertivo

Um cronograma de obras assertivo é uma maneira eficiente de melhorar a utilização dos recursos no canteiro. Isso porque ele permite uma gestão produtiva das atividades, dos prazos e dos atributos envolvidos. Assim, permitindo que sejam identificados eventuais desperdícios e gargalos na execução.

Ao focar nesse ponto, é possível identificar as etapas críticas do projeto e as dependências entre as demandas. Isso possibilita a alocação adequada dos insumos e evita atrasos ou paralisações nos serviços. 

2. Escolha materiais de qualidade

Materiais de qualidade são mais duráveis e resistentes, o que pode reduzir a necessidade de retrabalho ou reparos durante a execução da obra. 

A escolha dos insumos pode contribuir para a redução de resíduos, já que produtos de baixa qualidade tendem a quebrar, se desgastar e se deteriorar mais facilmente, gerando mais fragmentos prejudiciais ao meio ambiente. Assim, é possível reduzir os custos com manutenção e reposição, diminuindo a necessidade de retrabalho e reparos.

3. Estabeleça um plano logístico prévio

Com um plano logístico bem definido, é possível prever a chegada e o uso dos materiais necessários em cada etapa. Assim, compras desnecessárias e atrasos na entrega são evitados. 

Também é possível organizar a disposição dos insumos no canteiro de obras de maneira estratégica, otimizando o espaço e facilitando o acesso e transporte.

Além disso, ganha-se assertividade na utilização dos equipamentos disponíveis. Isso evita ociosidade ou excesso de uso dos maquinários. Dessa forma, um plano logístico pode ser uma ferramenta importante para a otimização dos recursos.

4. Controle o uso dos recursos

O controle de obras pode ajudar no gerenciamento de projeto, diminuindo os desperdícios e aumentando a sustentabilidade e o reaproveitamento. Essa etapa envolve a administração eficiente dos materiais, equipamentos e mão de obra, desde a aquisição até o descarte ou reaproveitamento. 

Com a adoção de práticas otimizadas, é possível identificar insumos que podem ser reaproveitados em outras etapas. Além disso, auxilia a identificar resíduos que podem ser reciclados ou descartados de forma sustentável.

5. Conte com apoio tecnológico

As ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão, também ajudam na otimização de recursos na construção civil

Isso porque, essas soluções permitem o controle mais eficiente dos processos, desde a aquisição de materiais até a administração dos colaboradores do canteiro.

São oferecidas diversas funcionalidades que permitem o gerenciamento mais eficiente. Com automação de processos, relatórios e indicadores personalizados, além de mais assertividade nos registros e acesso às informações.

O Mobuss Construção possibilita uma gestão mais eficiente de todas as etapas. A plataforma conta com módulos que automatizam e melhoram o controle da edificação desde a fase inicial até o pós-obra

Descubra como promover uma otimização de recursos na sua rotina com uma plataforma específica para o setor, leia nosso ebook: Sistema de construção civil, tudo sobre como otimizar a rotina da construtora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção