Software de gestão de obras: entenda a importância de obtê-lo

Experiência e vivência prática são requisitos que, sem sombra de dúvidas, auxiliam na tomada de decisão no canteiro de obras. Mas isso não é tudo. Com a velocidade de processamento de informações possibilitada pelo uso de tecnologia no canteiro, a tarefa de gerenciar obras alcançou um novo patamar de gestão.

Nesse contexto, feeling e intuição foram ao poucos, nos últimos tempos, substituídos pelo uso de métricas assertivas dadas pelo uso de soluções tecnológicas, como a utilização de softwares com acesso, inclusive, através de dispositivos móveis. Essas ferramentas passaram a possibilitar uma tomada de decisão rápida e direcionada com base em diversos dados sobre o andamento da obra, dados estes que, antigamente, eram acessados de maneira lenta e esparsa.

O artigo de hoje explica como os softwares de gestão podem auxiliar o gestor de obras a fazer uma boa tomada de decisões no canteiro de obras. Confira!

Softwares de gestão: um auxílio para a tomada de decisão

Os softwares de gestão tem se apresentado como uma excelente solução para um controle constante da obra, que se unido a mobilidade permite um dinamismo favorável e maiores facilidades, principalmente para quem atua em campo. Além de permitir o acesso rápido e fácil a diversos dados sobre o andamento da obra, esse tipo de ferramenta permite o acompanhamento e avaliação do desempenho dos índices do canteiro, itens estes que devem ser acompanhados de perto pelo gestor para manter os níveis de produtividade e assegurar a qualidade dos serviços em execução.

Uma interface amigável e simplificada

Esqueça as telas pretas e confusas dos antigos programas e aplicativos. Os modernos softwares de gestão possuem uma interface amigável que permite, até aos mais avessos à tecnologia, o acesso simples e dinâmico a uma imensa quantidade de dados sobre a obra em execução.

Sua linguagem é intuitiva, e permite com poucos cliques o acesso rápido à inúmeras informações, perfeito para os gestores que ainda estão se acostumando com o uso da ferramenta.

Acompanhamento dos dados da obra

O número de dados e informações que precisam ser gerenciadas pelo gerente de obras é realmente imenso. Ele abrange desde informações sobre as equipes que compõem as frentes de trabalho, passando por dados sobre a evolução do cronograma físico-financeiro e até mesmo dados sobre o controle de estoque de insumos para a obra.

Ter que tomar uma decisão controlando todas essas variáveis, realmente não é nada fácil. Mais um ponto a favor dos softwares de gestão. Este tipo de ferramenta possibilita o , armazenamento e coleta de um grande número de dados, que reunidos e compilados, podem ser facilmente acessados e resgatados pelo gestor. Com isso, a decisão pode ser tomada praticamente de modo imediato.

Por fim, entende-se que a adoção de softwares de gestão é muito mais do que uma questão de tendência no universo da construção civil. Para aquelas empresas que preocupam-se em manter altos níveis de produtividade e competitividade, ter um bom software de gestão é praticamente uma necessidade.

Sua empresa já utiliza algum software de gestão para o gerenciamento de obras? Já conseguiu melhorar a tomada de decisão com o uso desse tipo de ferramenta? Compartilhe conosco a sua experiência, deixando um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *