Tecnologias da Construção Civil: por que usar dispositivos móveis?

Com o mercado cada vez mais exigente, as empresas precisam buscar por inovação e implementar soluções para se manterem competitivas. O uso de ferramentas como softwares de gestão já é uma tendência em rigor no setor para a otimização de processos. Por isso, é importante ficar atento às tecnologias da construção civil.

Esses novos procedimentos trazem diversos benefícios tanto para os profissionais envolvidos, quanto para a empresa e clientes. A automatização de tarefas resulta em maior eficiência e produtividade para os colaboradores do canteiro e da administração.

O seu uso proporciona mais precisão e qualidade na elaboração de projetos. Além disso, as inovações otimizam a comunicação da equipe e a sustentabilidade. 

A crescente utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets no espaço profissional, tem transformado a forma como as edificações são gerenciadas. 

Os colaboradores podem acessar informações, registrar dados, monitorar o progresso e tomar decisões importantes de forma ágil. Isso aumenta a flexibilidade e a eficiência dos processos.

Confira mais sobre o assunto a seguir!

Dispositivos móveis e as tecnologias da construção civil

As tecnologias da construção civil que funcionam através de dispositivos móveis estão desempenhando um papel essencial de otimização de etapas na indústria da construção civil. 

Elas oferecem uma série de benefícios e são amplamente utilizadas pelo setor para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a segurança.

Uma das principais maneiras pelas quais a mobilidade é empregada é através de softwares de gestão de obras. Essas soluções também são importantes para manter a rentabilidade e competitividade da sua empresa,  ajudando a se destacar no mercado e a conquistar novos clientes.

6 benefícios do uso de dispositivos móveis

Conheça abaixo 6 dos principais benefícios que podem ser obtidos ao implementar tecnologias da construção civil a partir de dispositivos móveis:

1. Comunicação em tempo real 

Utilizar soluções para planejar e monitorar seus projetos permite que as informações sejam acessadas em qualquer lugar, a qualquer hora. Depois de o responsável fazer o registro diário da obra, o aplicativo gera indicativos de controle como estatísticas de prazo e orçamento.

Estes dados abrangem todos os níveis envolvidos no empreendimento. Com arquivos rápidos e precisos, a equipe do escritório tem a base necessária para tomar decisões assertivas e mais produtivas, além de conseguir prevenir falhas e atrasos.

2. Redução de custos e desperdícios

Um dos problemas comuns entre as construtoras são os altos valores gastos em materiais. Assim como os entulhos e desperdícios ao final da obra.

Ambos os casos podem ser reduzidos por um programa de gerenciamento de processos. Aplicativos ajudam a organizar a logística do uso de insumos, a controlar as datas de compra e de reposição e a planejar o estoque.

3. Controle de prazos e demandas

Estes sistemas de monitoramento e gestão ajudam a controlar as datas programadas de entregas e prazos. Com tudo registrado, o aplicativo gera indicativos que permitem controlar datas e atrasos. Assim, é possível reorganizar atividades para evitar custos extras e maiores atrasos no cronograma.

4. Retorno sobre investimento

Investir em tecnologias da construção civil através de dispositivos móveis resulta em maior lucratividade para a sua organização. Disponibilizar tablets e smartphones para a equipe facilita os processos operacionais, a coordenação e o controle dos resultados

Utilizando aplicativos específicos para a área, os problemas são solucionados mais rapidamente, porque é possível ter uma visão geral do que está acontecendo no espaço de trabalho. Além disso, utilizar este tipo de solução diminui o tempo de produção e os custos finais.

5. Mobilidade no canteiro de obras

O uso de dispositivos móveis auxilia na mobilidade no canteiro de obras. A utilização de aparelhos possibilita que os profissionais usem os softwares, mesmo estando fora da construção. Esse fato permite consulta rápida a históricos e informações relevantes.

Além disso, eles possibilitam o registro de dados nas próprias frentes de trabalho. Os membros da equipe podem fazer anotações, tirar fotos, vídeos e enriquecer os dados coletados.

6. Aumento da segurança e controle de informações

As tecnologias da construção civil em dispositivos móveis trazem benefícios significativos em termos de segurança e controle de registros. Em relação à proteção, os softwares permitem a centralização de arquivos sobre uso de EPIs e treinamentos no espaço de trabalho. 

No que diz respeito ao controle de dados, as ferramentas para dispositivos móveis permitem que as empresas implementem medidas e restrições de acesso. Isso garante que arquivos sensíveis e confidenciais sejam visualizados apenas pelos profissionais autorizados.

Outro aspecto importante é a capacidade de rastreamento e monitoramento. Os aparelhos podem ser equipados com tecnologias de localização, permitindo que a sua construtora monitore a movimentação dos equipamentos em tempo real.

Investir em um software que ofereça uma versão mobile é fundamental para promover a integração da equipe no canteiro de obras. Esse fator promove a colaboração eficiente, facilita o registro de informações no local de trabalho, reduz retrabalho e erros, e melhora a logística dos recursos.

Para conhecer mais tecnologias da construção civil, venha ler nosso ebook sobre as Tendências da Engenharia Civil para 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção