Principais impactos ambientais da construção civil e como evitá-los


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre impactos ambientais da construção civil em áudio!

Os diversos impactos ambientais da construção civil são desafios que o setor precisa se preocupar em resolver. A área envolve, por exemplo, o consumo de recursos naturais para a produção de insumos para o canteiro de obras. Além disso, influencia em mudanças de solo, degradação de áreas de vegetação e até mesmo em reflexos no aumento no gasto de energia elétrica.

Muitas destas implicações acabam sendo necessárias para que a indústria continue ajudando no desenvolvimento do país. Mas com a adoção de práticas sustentáveis, é possível diminuir as consequências ao meio ambiente. Além disso, outros tantos podem ser evitados, levando, inclusive, a um bom retorno financeiro.

Assim, é importante que todo gestor conheça esses efeitos e busque alinhar seus projetos para que os danos sejam minimizados. Neste texto, citaremos alguns impactos ambientais da construção civil e como reduzi-los. Confira!

Quais os impactos ambientais da construção civil?

Geração de resíduos

Entre diversas atividades produtivas, o setor de construção civil é um dos que mais gera resíduos. Isso está relacionado à falta de processos adequados e aos materiais disponibilizados para cada serviço. Um melhor gerenciamento nesse quesito, além de representar ganhos para o meio ambiente, também gera economia para o projeto.

Uma das maneiras de conseguir isso é calcular a quantia necessária de insumos para o trabalho. Isso pode ser feito baseando-se no histórico das obras anteriores.

A atenção aos prazos de validade e as compras estratégicas também são essenciais para diminuir despesas. Assim, a porcentagem de desperdício é reduzida

Além disso, é possível diminuir a geração de resíduos com o uso de materiais reutilizáveis, como escoras metálicas em vez de um escoramento de madeira, por exemplo.

Ruídos (poluição sonora)

Impactos sonoros podem ser nitidamente percebidos durante as obras, mas não se resumem somente nas construções. 

Os projetos de casa de shows, estádio de futebol, terminal de ônibus ou shopping são exemplos de edificações que causam mais ruídos após estarem sendo utilizados, podendo causar perturbações nas vizinhanças.

É por isso que observar o Plano Diretor da cidade é tão importante, visando entender as limitações de cada tipo de construção e seus impactos locais.

Aumento do consumo de energia

De forma isolada, uma única construção não parece fazer diferença no consumo de energia de um município. Mas se pensarmos em todo um novo bairro, percebemos que esse gasto aumenta com a chegada de novas moradias.

Por este motivo, cada vez mais os consumidores se vêem preocupados em adquirir empreendimentos que utilizem energia renovável, como a energia solar, eólica ou hídrica.

Além disso, há muito desperdício de energia nos canteiros, com maquinários ligados enquanto não estão sendo utilizados, por exemplo. Um gestor preocupado com esses impactos pode obter uma economia fundamental, principalmente ao final da construção, quando os orçamentos costumam ficar apertados.

Desperdício de água

Como é difícil de ser controlado e quantificado, esse é um dos impactos ambientais mais sentidos pelo setor. Devido a isso, as edificações devem ser preparadas para a reutilização de água da chuva, amenizando o desperdício hídrico que frequentemente acontece.

Antes mesmo das obras ficarem prontas, é comum que haja um grande uso de água para diversos serviços. Um exemplo é a higienização do canteiro, que comumente tem muita poeira e sujeira.

O gasto hídrico também pode ser notado em obras que não foram bem executadas e em tubulações com problemas. Como os canos estão quase sempre embutidos em alvenaria, alguns vazamentos só são percebidos pelo aumento na fatura de água ou por complicações que podem demorar a aparecer.

Além disso, uma obra pode ser responsável por afetar os lençóis freáticos ou até a impermeabilização do solo. É importante que esses lugares sejam muito bem avaliados e que os impactos ambientais da construção civil sejam os menores possíveis.

Poluição

Quando as normas regulamentadoras não são respeitadas, a construção pode ser responsável pelo crescimento da poluição. Além disso, se as edificações forem feitas sem o cuidado necessário com o meio ambiente, podem resultar em retrabalhos e transtornos posteriores. Um exemplo são sistemas de tratamento de esgoto construídos de forma errada. 

O armazenamento incorreto de materiais pode acabar poluindo o solo, a água e o ar. Por outro lado, o setor pode contribuir para a diminuição desses impactos ambientais com a criação de sistemas de tratamento ou telhados verdes. E, de maneira mais indireta, com a construção de locais arbóreos, por exemplo.

Aquecimento global

O segmento pode ter impacto direto sobre o aquecimento global. Principalmente devido a legislações e práticas que ainda não preveem, por exemplo, o replantio de árvores para minimizar os danos gerados durante uma obra.

Apesar disso, muitas empresas já têm adotado medidas e repaginado seus projetos para que contenham mais áreas verdes. Essa é uma forma de melhorar o bem-estar ambiental e atrair clientes. 

Desmatamento

A madeira é muito utilizada nas obras, para uso em fôrmas, escoras e esquadrias. No entanto, nem sempre há uma preocupação com a origem desses materiais. Segundo dados, o Brasil tem grandes níveis de desmatamento não autorizado.

Além disso, construções clandestinas, principalmente em áreas rurais, acabam derrubando a vegetação local sem que haja um planejamento e licenciamento adequado. Em alguns casos, a construtora pode nem saber que o terreno que ela adquiriu foi desmatado ilegalmente, sendo corresponsável pelo impacto, mesmo que indiretamente.

Materiais tóxicos

Outro impacto é quando não se há o cuidado com o descarte incorreto de materiais, são tintas e solventes. Esses resíduos precisam ser destinados para tratamento adequado, caso contrário podem contaminar o solo, as águas e até animais e pessoas.

Além disso, o setor utiliza vários materiais que, em sua produção, geram resquícios tóxicos para o meio ambiente. O cimento, por exemplo, libera enormes quantidades de gás carbônico. Ele é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, na atmosfera durante seu processo de produção. 

4 dicas para diminuir os impactos ambientais da construção civil

Além de conhecer os impactos ambientais do ramo, é preciso saber como agir para evitá-los. Por isso, confira abaixo 4 dicas que podem ser implementadas pela sua empresa diminuir esses problemas:

1. Garanta licenças ambientais

Garantir o licenciamento ambiental é focar em causar menos impactos ao meio ambiente. 

Além disso, é uma obrigação prevista em lei que as atividades poluidoras de qualquer nível só podem ser executadas após a obtenção das devidas licenças ambientais expedidas pelos órgãos competentes. Assim, é garantido a sustentabilidade na construção de maneira efetiva.

2. Tenha um sistema de gestão de resíduos

Para garantir que o entulho gerado durante a construção seja destinado para o local correto, é crucial implementar um sistema de gestão de resíduos. A premissa é fazer a triagem, caracterização, acondicionamento, transporte e destinação correta dos resíduos conforme sua classificação. 

3. Invista em um programa de prevenção à perdas

Os desperdícios são um grande problema no canteiro. Por isso, é importante investir em um sistema para prevenir perdas na construção. As palavras chaves na hora de implementar o processo são planejamento dos serviços e treinamento da mão de obra.

4. Conte com a tecnologia

As soluções tecnológicas ajudam a otimizar os processos, padronizando as etapas e centralizando as informações. Assim, é possível gerar menos resíduos e desperdícios, melhorando a sustentabilidade e também diminuindo os custos da obra. 

Além disso, com a mobilidade, o uso de papéis é reduzido e as tarefas passam a ser feitas digitalmente, em tempo real para todos.

Edificações sustentáveis são fundamentais para a sociedade, para o crescimento da indústria e para a conservação do meio ambiente. Se o setor se dedicar a essas melhorias e combater desperdícios, pode evoluir muito, gerando economia, bem-estar e saúde.

Os impactos ambientais são inevitáveis para a continuidade do desenvolvimento das cidades. No entanto, o setor pode atuar como um agente transformador quando segue políticas para redução de mudanças prejudiciais ao meio ambiente. Afinal, ainda há muita margem para diminuir os desperdícios e melhorar o reaproveitamento de materiais.

Agora você já sabe os principais impactos ambientais da construção civil e conhece algumas dicas para evitar que eles aconteçam. Para saber como adotar uma postura mais ecológica no canteiro de obras, leia nosso ebook sobre práticas sustentáveis na construção civil.

6 Comentários


  1. Oi, bom dia. Eu gostaria de fazer uma citação desse artigo em uma pesquisa, mas não estou encontrando os dados precisos, se tiver alguma possibilidade de me enviar eu agradeceria muito.

    Responder

    1. Gostaria de saber a fonte dessa pesquisa, o autor. Só está faltando isso, o assunto é muito bom.

      Responder

      1. Wanessa, agradecemos pelo contato. Referenciamos as pesquisas em formas de link no texto. Sobre o autor, o texto é disponibilizamos em nome da equipe do Mobuss Construção. Abraço.

        Responder


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção