4 técnicas de gestão de projetos na construção civil que você precisa conhecer

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão de projetos na construção civil em áudio!

 

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções para melhorar a conformidade, a qualidade e a produtividade das obras. Utilizar técnicas de gestão de projetos na construção civil pode ser uma maneira simples e eficaz para isso. Possibilitando um maior controle e garantindo que a construção seja executada conforme planejada e especificada nas normas, contratos e memoriais.

Os profissionais sabem que durante uma construção diversos imprevistos podem acontecer, gerando problemas sérios e afetando o orçamento, o cronograma e também a conformidade da obra. Por isso, é crucial que haja uma gestão pensando nas melhores soluções para os empecilhos, garantindo que os objetivos e o planejamento inicial sejam atingidos. Tudo isso sem atrasos, perda de qualidade ou custos excessivos.

A gestão de projetos na construção civil pode ser feita de maneira manual, mas isso pode acabar não gerando os resultados esperados. Além de erros humanos e da baixa produtividade, ainda há a dificuldade em manter o controle de todas as frentes do canteiro, principalmente em obras grandes. Por isso, investir em soluções especializadas pode ser a melhor solução na hora de implementar a gestão nas empresas.

Com as soluções tecnológicas, os profissionais podem otimizar diversas etapas, obtendo resultados mais assertivos, de forma mais ágil e com menos custos. Isso tudo porque a tecnologia apresenta diversas funcionalidades, como a mobilidade e a comunicação remota, que não são possíveis de maneira manual. Dessa forma, o gestor pode acompanhar todos os processos da obra, tomando decisões rápidas e baseadas em dados.

Mas tão importante quanto investir na implantação de uma gestão de projetos na construção civil é saber escolher técnicas para que o gerenciamento seja o mais eficiente e gere o melhor retorno possível. Por isso, confira abaixo algumas dicas para otimizar os processos de gestão:

4 dicas para otimizar a gestão de projetos na construção civil

1- Escolha da metodologia e do escopo do projeto

Como cada obra tem suas peculiaridades e diferentes objetivos, o profissional responsável pela gestão de projetos na construção civil precisa escolher a melhor metodologia para cada caso. Para isso, será preciso determinar as características e recursos que a edificação a ser entregue deve ter para atender às reais necessidades dos clientes, possibilitando a maior qualidade e lucro possível.

Outro processo importante é definir o escopo do projeto, separando as etapas construtivas e especificando cada uma de maneira detalhada. Dessa forma, o processo de gestão será mais simples. Já que cada vez que o gestor de projetos ou alguém da equipe precisar entender os detalhes de um determinado processo construtivo, ele pode recorrer a esse escopo separado em partes menores.

2- Uso de dados de forma inteligente

De maneira geral, as empresas só têm a se beneficiar ao coletar e utilizar os dados do dia a dia das construções para suas tomadas de decisões. Mas, para a etapa da gestão de projetos na construção civil, esse uso dos dados é ainda mais crucial. Quando analisados corretamente eles fornecem informações valiosas sobre as causas de problemas e quais as melhores soluções a serem adotadas.

Quanto mais dados forem coletados nas obras, melhor e mais ágil será a tomada de decisões por parte do gestor de projetos. Além disso, com uma solução que permita uma análise completa e rápida dos dados, será mais fácil para o gestor verificar quais são os processos que apresentam maiores ameaças e fraquezas. Dessa forma, os esforços poderão se concentrar nessas etapas, ajudando também a melhorar projetos futuros.

3- Gerenciamento do cronograma e orçamento do projeto

Tendo os custos e também prazos para entrega de cada etapa definidos, o processo de gestão de projetos na construção civil consegue uma base para atingir os objetivos. Mas essa informação deve ser adotada como referência durante todo o ciclo de execução da obra. É preciso analisar e comparar sempre que necessário aquilo que foi planejado e o que está sendo efetivamente realizado.

Dessa forma, sempre que imprevistos acontecerem, o gestor pode definir a melhor maneira de contornar a situação sem ter impactos significativos no orçamento de obras e no cronograma. Por isso é sempre recomendado que esses documentos possam ser acessados fácil e rapidamente, possibilitando uma consulta detalhada e também a atualização das informações quando necessário.

4- Adoção de softwares de gestão

Como vimos, os dados, a tomada rápida de decisões e também a necessidade de acompanhar os projetos, orçamento e cronograma, são cruciais para uma boa gestão de projetos na construção civil. Mas, sem um software especializado em gestão, essas etapas se tornam praticamente impossíveis ou apresentam uma baixa produtividade e pouca assertividade nos resultados.

Por isso, é essencial contar com uma solução tecnológica que seja capaz de registrar, armazenar e processar grandes quantidades de dados de forma rápida e gerando resultados intuitivos. Além disso, para que os gestores possam manter uma boa comunicação e atualizar as informações diretamente do canteiro, os softwares oferecem mobilidade e acesso remoto. 

Outro ponto importante é que existem softwares com a funcionalidade de centralizar todas as informações necessárias para a gestão. Assim, possibilitando um sistema de integração entre os projetos, arquivos e também entre as pessoas envolvidas. Com isso, a tomada de decisões ocorre baseada nas informações obtidas na própria obra e de forma mais rápida, evitando atrasos, retrabalhos e mudanças significativas no planejamento inicial.

Investir em uma boa gestão de projetos na construção civil é uma das melhores maneiras de garantir que uma obra seja concluída com todos os objetivos iniciais atingidos com os melhores resultados. Assim, possibilitando uma maior qualidade, gerando mais lucros para a empresa e uma melhor satisfação dos clientes. 

Como vimos, é importante definir a metodologia a ser utilizada e elaborar o escopo do projeto, desmembrando as etapas. É preciso acompanhar e atualizar o cronograma e o orçamento. Além de estar atento aos riscos, usando os dados para tomar decisões rápidas e assertivas. O uso de softwares de gerenciamento também pode ajudar os gestores a economizar tempo, permitindo um maior controle e uma melhor comunicação interna.

Agora você já sabe a importância da gestão de projetos na construção civil e como otimizar essa etapa para atingir melhores resultados. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo e continue acompanhando os posts no blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *