Cadeia logística da construção civil: 7 conceitos fundamentais

A gestão da cadeia logística nas organizações sempre foi um fator determinante para o desenvolvimento de qualquer atividade. Mas é indiscutível que o seu papel tem se tornado cada vez mais relevante com o passar dos anos – tornando-se também um diferencial competitivo.

No segmento da construção, essa realidade é ainda mais presente, uma vez que a cadeia logística é composta de inúmeras frentes, como a logística de layout de canteiro, de movimentação, estoque, armazenamento, distribuição, compras e até logística reversa.

Garantir uma gestão integrada para essas atividades é fundamental no setor construtivo. Afinal, são funções interdependentes e que precisam ser executadas com o máximo de precisão.

Mas, como os processos construtivos envolvem um grande volume de dados e o controle da execução requer uma comunicação eficiente, é importante implementar soluções tecnológicas para otimizar a cadeia logística

Além disso, uma solução especializada consegue ajudar a integrar e centralizar todas as frentes da obra, juntando todos os dados e colaboradores em um só sistema. 

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre cadeia logística em áudio!

 

A seguir, saiba mais sobre os conceitos de cadeia logística, suas competências e descubra a importância de organizar e promover o acompanhamento correto para cada um deles. Confira!

Os principais segmentos da cadeia logística da construção civil

Para que você entenda como cada aspecto logístico de um projeto precisa ser devidamente ponderado e planejado, elencamos alguns dos segmentos mais importantes da cadeia logística. Abordaremos suas principais características e a sua relevância na execução de uma obra.

1- Layout de canteiro

Em poucas palavras, a logística de layout do canteiro de obras é aquela que gere todos os fluxos de trabalho que serão realizados no canteiro.

Por mais que esse pareça um aspecto óbvio de qualquer construção, é comum que muitas construtoras o negligenciem; optando por um processo organizacional mais imediatista, que prioriza a solução de problemas na medida em que eles surgem.

Sem um planejamento prévio – que precisa ser revisto constantemente ao longo da obra – as atividades perdem significativamente em termos de segurança!

Sendo assim, a logística de layout de canteiro de obras não é importante apenas como um mero instrumento organizacional, mas também como uma ferramenta de melhoria contínua das ações de gestão e dos processos construtivos.

2- Movimentação

Basicamente, a logística de movimentação inclui todo o planejamento sobre como os agentes envolvidos nas etapas de produção receberão os insumos necessários para cada tarefa.

Além de definir as melhores rotinas de deslocamento para as cargas, essa etapa ainda compreende a busca por melhores soluções em maquinário e equipamento para as entregas.

3- Estoque

O almoxarife hoje é considerado um dos alicerces mais importantes de qualquer obra. A logística de estoque garante o controle exato de demanda e entrega de materiais a fim de evitar gastos excessivos com armazenamento.

A tendência atual é a manutenção do menor estoque possível, uma vez que os gestores têm a visão de que o armazenamento deve lidar apenas com aquilo que for estritamente necessário para a realização do projeto. 

Por isso, controles precisos e até parcerias com fornecedores para entregas mais imediatas são comuns nesse tipo de gestão, além de soluções tecnológicas que garantam um controle de estoque mais prático e automatizado.

4- Armazenamento

O planejamento que envolve a logística de armazenamento visa uma organização precisa de todos os estoques.

Mais que garantir o local correto de armazenamento e respeitar os limites das pilhas, é necessário atestar que as condições ambientais estão alinhadas ao tipo de material em questão e evitar misturas e contato com intempéries do tempo – como a umidade.

Além disso, planejar os locais onde a estocagem será feita, seus acessos e a proximidade com determinadas áreas para reduzir os transportes também é fundamental para manter o alinhamento com os princípios gerais de logística.

5- Distribuição

É a etapa logística que se dedica ao planejamento da distribuição dos pedidos. Deve considerar todos os recursos, maquinário e dados para que os trabalhos planejados no projeto possam ser executados e monitorados sem problemas.

É nessa etapa que precisam ser considerados e eliminados eventuais gastos desnecessários com tempo e mão de obra dedicados às movimentações no canteiro.

Ao fechar negócio com um fornecedor, evite situações como a descarga de blocos à granel ao longo da obra, por exemplo. Ao considerar os volumes de insumos necessários, prever eventuais reposições e estabelecer um contrato que antecipe da chegada até o armazenamento e a distribuição do material, você garantirá uma logística muito mais assertiva.

6- Suprimentos

De forma resumida, a logística de suprimentos compreende o planejamento de todos os recursos necessários para a execução de uma obra – tanto humanos quanto materiais.

É nela que são planejadas as aquisições, elencados os fornecedores, definido o transporte de recursos até o canteiro de obras, entre outros pontos fundamentais relacionados.

7- Logística reversa

A fim de evitar a perda de materiais após o término da obra, a cadeia logística também precisa ser pensada de maneira inversa – considerando o retorno de determinados itens não foram utilizados na execução do projeto.

Isso geralmente ocorre durante a desmobilização da obra, quando os insumos são realocados para outra construção (ou até um estoque principal), para que sejam utilizados futuramente.

Cadeia logística alinhada: melhores resultados

Ao conhecer melhor os conceitos da cadeia logística da construção, fica claro como cada aspecto é capaz de influenciar em todos os pontos fundamentais de qualquer projeto!

Para ressaltar ainda mais a importância de uma cadeia logística bem alinhada para a estratégia das construtoras, destacamos as principais características que esse tipo de cuidado agrega aos processos internos e externos no segmento construtivo:

  • Maior eficiência e agilidade na resolução de problemas, uma vez que o gerenciamento integrado permite o mapeamento completo dos processos – o que facilita a identificação de ocorrências e aponta as suas soluções mais precisas;
  • Redução dos estoques, pois o gerenciamento mais preciso da cadeia permite que os fornecedores mantenham o abastecimento conforme as necessidades da obra;
  • Melhor controle de fornecedores, que podem ser submetidos a avaliações de desempenho e ter todos os seus processos de transporte e abastecimento monitorados;
  • Menor índice de retrabalhos, uma vez que o controle logístico, além de evitar erros, também elimina a execução de tarefas redundantes ou até desnecessárias;
  • Redução de desperdícios, também advinda do melhor controle de estoque e da otimização dos processos construtivos;
  • Maior qualidade final para a obra, graças à possibilidade de acompanhamento integral dos suprimentos, colaboradores, fornecedores, processos e serviços executados.

Tecnologia como aliada da cadeia logística

Para que a cadeia logística de uma obra seja eficiente, precisamos de um bom planejamento. Por isso, as soluções tecnológicas conseguem otimizar o processo de compra e estoque de insumos, equipamentos e materiais. Com elas, é possível controlar melhor o estado de cada item, sua disponibilidade, local e onde eles serão utilizados no canteiro de obras. Assim, é possível que os gestores consigam fazer compras antecipadas e não deixem que falte materiais em algum momento da execução.

Os softwares de gestão e as tecnologias móveis ajudam também na centralização e integração dos dados, já que apresentam todas as informações e funcionalidades em um só sistema. Com isso, há mais segurança na hora de armazenar os dados e uma maior facilidade de acesso por parte de todos os colaboradores, aumentando a produtividade.

O controle de todas as frentes é crucial para que a cadeia logística seja funcional, mantendo evidências de tudo que acontece, desde a entrega de suprimentos até o descarte final dos resíduos. Para isso, os softwares oferecem soluções de mobilidade, permitindo que as informações sejam registradas em tempo real e de forma remota, utilizando dispositivos móveis. 

Ainda, os dados podem ser mais detalhados, com auxílio de imagens, por exemplo, além de melhor organizados, tratados e analisados. Assim as decisões da empresa se baseiam em informações coletadas no próprio canteiro, e podem também ser comparadas com dados externos.

Mas, vale ressaltar que é importante que a empresa escolha o software mais adequado para suas necessidades, apresentando funções essenciais, como as listadas acima. Além disso, é preciso que os profissionais da gestão sejam devidamente treinados para que os benefícios do software sejam aproveitados ao máximo.

A importância da inovação no segmento construtivo

Tão importante quanto voltar os seus investimentos para a inovação, é compreender que esse conceito precisa ser, acima de tudo, um aspecto cultural das construtoras. Sendo assim, a mentalidade e a rotina dos profissionais precisam ser modificadas a fim de incluir o hábito de usar tecnologias e se basear em dados nas atividades.

Adotar novos processos e investir em novas ferramentas exige que os membros da gestão, da execução e da cadeia de suprimentos estejam preparados para encarar os desafios da obra como um todo – considerando cada etapa da cadeia logística também como uma responsabilidade sua.

Com um olhar mais cuidadoso para os processos logísticos na indústria da construção civil e investindo em soluções tecnológicas, as empresas conseguem aumentar a produtividade e a qualidade das obras. Além disso, é possível evitar retrabalhos e desperdícios, gerando uma redução dos gastos desnecessários e garantindo que a obra seja entregue no prazo certo.

Dessa forma, a empresa consegue se manter mais competitiva, gerando melhores resultados em seus empreendimentos e aumentando a satisfação dos clientes. Com mais inovação na construção civil, conseguimos alcançar padrões de produtividade e qualidade característicos dos setores mais modernos, produtivos e rentáveis da indústria.

E você, como tem gerido a sua cadeia logística? Concorda que a tecnologia e a inovação são indispensáveis para quem deseja alcançar os benefícios que mencionamos no item anterior? Deixe o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção