Descubra o que são as cidades inteligentes

As cidades inteligentes têm mudado o cenário e o modo de viver de muitos lugares no mundo. Mais do que a inserção de ferramentas tecnológicas para facilitar o dia a dia, esse conceito visa criar ambientes sustentáveis, inteligentes e socialmente responsáveis.

Essa infraestrutura, que um tempo atrás parecia ser possível somente no imaginário e nos filmes, tem sido cada vez mais abordada na realidade de grandes centros. E tecnologias como Inteligência Artificial (IA), 5G, Internet das Coisas (IOT) e Big Data têm papel fundamental nessa mudança.

Assim, além das mudanças nas moradias, setores como a construção civil e a arquitetura também devem ganhar transformações. Quer entender tudo sobre o assunto? Então continue lendo o artigo.

O que são cidades inteligentes?

As cidades inteligentes, termo vindo do Inglês smart city, surgiram com o desenvolvimento urbano e possuem foco na inclusão, inovação e sustentabilidade. Para isso, utilizam diversas estratégias, como:

  • Prioridade à limpeza;
  • Opções de mobilidade ecológicas;
  • Estruturas com acessibilidade;
  • Planejamento verde e focado no bem-estar;
  • Energia limpa;
  • Prédios ecológicos, etc. 

As smart cities utilizam tecnologias como sensores inteligentes, programados para aproveitar a iluminação e ventilação natural. O intuito é reduzir o consumo de energia e fornecer melhor qualidade de vida para a população.

Os sistemas de automação das casas, prédios, estruturas e utilitários conectam-se entre si, fornecendo dados sobre o ambiente, que otimizam a utilização de recursos. 

Com isso, é possível, por exemplo, conectar o GPS do carro com a refrigeração do apartamento. Ao captar que o proprietário do imóvel já saiu do escritório e está a caminho de casa, o ar condicionado do ambiente liga e mantém a temperatura agradável.

Segundo um levantamento da McKinsey, as cidades inteligentes podem ajudar em questões sociais como saúde, segurança, criminalidade e mobilidade

O estudo aponta que em uma cidade de 5 milhões de habitantes, o uso de aplicações inteligentes pode salvar de 30 a 300 vidas por ano. As inovações também podem ajudar a economizar de 15 a 30 minutos nas jornadas diárias para o trabalho.

Quais cidades inteligentes existem hoje?

Existem várias metrópoles com projetos de sustentabilidade, inclusão e inovação e estão à frente dessa transformação. Abaixo, selecionamos algumas que são destaque no mundo, mas mesmo no Brasil, alguns locais como São Paulo e Curitiba, já estão sendo mencionadas como cidades inteligentes.

Vancouver – Canadá

A capital do Canadá pretende se tornar a primeira metrópole 100% renovável. Para isso, vem aplicando a construção de prédios neutros em emissão de carbono e a criação de empregos verdes.

O local possui uma estratégia integrada para enfrentar as mudanças climáticas, que envolve transporte público, produção de alimentos e plano energético. Uma ação aplicada, por exemplo, é a orientação para que a população faça os seus deslocamentos a pé, de bicicleta ou via transporte público. 

Oslo – Noruega

A capital da Noruega enfrenta temperaturas polares rigorosas, por isso tem alto volume de consumo energético com calefação e iluminação. Visando reverter o impacto ambiental, possui metas que buscam reduzir 95% da emissão de gases poluentes nos próximos 10 anos.

Entre as estratégias, está o incentivo para o uso de carros elétricos. Oslo é uma das cidades com maior quantidade desses veículos e infraestrutura adaptada para o uso deles.

A metrópole cobra altas taxas de imposto na gasolina, enquanto os carros elétricos podem ser importados sem taxa e são isentos de pedágio. Eles também possuem estacionamentos próprios para esses automóveis, onde oferecem energia grátis durante 16 horas.

Nova York – EUA

Nova York foi uma das primeiras cidades a adotar um aplicativo que mede o desperdício de água e o compara com as reservas da cidade no momento.

Além disso, o grande centro está aplicando a tecnologia em projetos voltados para segurança, através de recursos como reconhecimento facial e monitoramento inteligente.

Quais os impactos na construção?

O movimento e incentivos para as cidades inteligentes nos faz concluir que, em breve, a forma de desenvolver projetos deverá ser repensada.

Imagine que os eletrodomésticos, objetos e utilitários do dia a dia terão conexão com a internet. Será um volume imenso de dados sendo transmitido, isso vai exigir uma rede de conexão 5G e antenas mais potentes. Então, será comum que os empreendimentos tenham sua própria central de dados. 

Além disso, o modo como construímos as redes elétricas, de água e esgoto hoje, deverá ser adaptada, levando em consideração as conexões e sensores.

Não só os prédios e estruturas terão mudanças, mas a execução de atividades nos canteiros de obras também deve ganhar auxílio de ferramentas autônomas e IOT. A construção civil é historicamente um setor muito manual e, para iniciar a adaptação das construtoras a essa nova realidade, a criação de uma cultura digital é fundamental. 

Assim, a capacitação dos colaboradores frente às tecnologias e a adoção de ferramentas como softwares de gestão, são boas dicas para iniciar essa mudança na sua empresa.

Você já tinha ouvido falar em cidades inteligentes? Conte para a gente aqui nos comentários. Não esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *