Vantagens da aplicação de Softwares Móveis no Canteiro de Obras

A mobilidade é uma evolução tecnológica que está sendo utilizada em, praticamente, todas as empresas que visam lucratividade e otimização do tempo. Na construção civil, a utilização de softwares móveis tem obtido um bom resultado nos canteiros de obras. Isso porque esses tipos de sistemas podem ser acessados 24 horas por dia através de tablets e smartphones, ajudando a tornar o fluxo de trabalho contínuo e a obter controle sobre os custos das obras.

Veja agora as principais vantagens de se ter softwares móveis nos canteiros de obras.

No início da construção

Os softwares móveis  agilizam a comunicação das equipes, permitindo encurtar a distância entre os setores envolvidos na obra. Serviços como solicitação de materiais, verificação de dados, medições e consultas também podem ser realizados com um simples acesso a esses sistemas através de dispositivos móveis.

Com o Mobuss Construção,  se você fizer modificações nos dados por meio de seu smartphone, o software sincronizará automaticamente com o seu escritório as atualizações pela internet. Ao final, esses dados serão transmitidos para uma página virtual e o engenheiro responsável terá a possibilidade de analisar em tempo real o andamento dos serviços, bem como qual o rendimento das equipes no canteiro de obras, reduzindo em até 50% as horas de retrabalho durante a construção.

No andamento da obra

No decorrer das etapas de trabalho na construção civil, a automatização dos serviços também pode se tornar muito eficiente. Passando por arquitetos, engenheiros, construtores e supervisores, os softwares móveis beneficiam todos os profissionais envolvidos. Afinal, tais programas facilitam a criação de projetos, permitindo que estes sejam compartilhados.

Os softwares móveis, também, auxiliam no recolhimento das informações em tempo real, dando suporte para o controle de equipamentos, assistência técnica e vistorias, possibilitando uma gestão estratégica da obra.

Nos canteiros de obras

Por trás da ideia das aplicações de softwares móveis, existem metas e estratégias para as construtoras. Um dos benefícios principais de sua utilização está em possibilitar as construtoras a  tomada das decisões precisas por meio da análise de dados, os quais conferem maior qualidade ao processo das obras.

Descuidos com o excesso de materiais nos canteiros de obras representam um acréscimo de aproximadamente 30% nos custos das obras que aumentam de 11% a 20% o volume de materiais utilizado na construção. Por isso,  empresas de construção civil buscam tecnologias e softwares móveis com o objetivo de melhorar seus processos nos canteiros de obras e, consequentemente, diminuir o desperdício.

4– Vantagens para a construtora

A utilização de softwares móveis trazem as seguintes vantagens para a construtora. Entre ela, podemos citar:

-Controle de perdas e de produtividade da obra;

-Maior flexibilidade nas decisões;

-Planejamento dos níveis de estoque de materiais;

-Gerenciamento mais extenso da obra;

-Acompanhamento da obra em tempo real;

-Confiabilidade nas informações;

-Capacitação de sua equipe nos canteiros de obras;

-Gerenciamento dos custos;

-Sustentabilidade ambiental.

Que tal agora você aproveitar estas dicas e obter sucesso em suas obras? Com o uso de um software móvel adequado, você poderá monitorar as informações da obra de seu smartphone, por exemplo. E, assim, contribuir para a otimização de tempo, cumprimento de prazos e redução de gastos na construção.

Você tem interesse em implementar softwares móveis no seu canteiro de obra? Visite nosso site e confira o nosso eBook sobre “Fluxo da Mobilidade de Informação na Indústria da Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *