Construtora aposta em Santa Catarina com tecnologia para obra

Referência na área de loteamentos e atuando há mais 18 anos no mercado de empreendimentos do Paraná, a Piemonte está apostando em inovações tecnológicas nas obras. Após realizar diversas pesquisas de mercado, optou por contratar o Mobuss Construção, software de mobilidade para gerenciar o processo construtivo, desenvolvido pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios -, para mais agilidade na interação entre gestores da empresa e a equipe de obras.

Confiabilidade dos dados

“Ao adquirir o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção, buscamos proporcionar ainda mais confiabilidade nos resultados da empresa, padronização das informações e aumento da produtividade da equipe. O objetivo é reduzir o trabalho manual com a coleta e a compilação das informações, bem como o armazenamento de documentos físicos, já que o volume de dados é grande”, destaca a responsável pela Qualidade da Piemonte, Ana Paula Nicolino do Nascimento.

O Gerente de Engenharia, Rafael Medeiros, conta que a gestão de qualidade era feita por formulários em papel, divididos em verificação de materiais, inspeção de serviços, treinamentos, sustentabilidade e resíduos. “Muitas vezes as informações que a equipe de obras trabalhava nas fichas não era totalmente completa, o que acabava atrapalhando a rotina. Com a aquisição do Mobuss Construção esse processo será totalmente otimizado, além de maior controle não teremos mais perdas de dados”.

Neste sentido, o Módulo de Qualidade foi desenvolvido para facilitar a visualização de evidências detalhadas, e ajudar a realizar inspeções por meio de formulários dinâmicos que facilitam controlar os processos de requisitos das normas de qualidade por meio de tablets. A tecnologia ainda permite o acompanhamento das informações a distância.

Mobilidade no gerenciamento de Obras

“Muitos empreendimentos que temos não são em Curitiba – cidade sede da empresa. Anteriormente, caso precisasse de alguma informação imediata, tinha que me deslocar até a obra. Com o Mobuss Construção, é possível acessar as informações com maior facilidade e rapidez de qualquer lugar e a qualquer tempo”, destaca a Ana Paula.

A solução já está sendo usada a primeira obra é o Bosc Eco Residence em Curitiba e, de acordo com Ana Paula, a intenção é implantar em outras duas obras em andamento nos estados do Paraná e em Santa Catarina e futuramente expandir o projeto para dois lançamentos previstos para os próximos meses. O Mobuss Construção atende o setor de Qualidade, alimentando informações para outros setores da empresa e para as obras em andamento. “Em torno de 100 pessoas serão impactadas com a implantação do software, o que facilita o rendimento e a riqueza de evidências de informação”, conta Ana.

A gestora também ressalta as vantagens em relação ao investimento feito. “Considero acessível, porque os benefícios que o Mobuss Construção irá nos trazer em relação ao valor investido representam um ótimo custo-benefício.” Ana Paula finaliza afirmando que com o lançamento do projeto, avalia a implementação de outros módulos da solução, para então,  ampliar o controle exato das obras por meio da inovação.

A Piemonte

Fundada em 1999, a Piemonte já lançou mais de 9 mil imóveis. É referência na área de loteamentos e atua também em projetos de condomínios, empreendimentos verticais com infraestrutura completa e segurança. São mais de 2 milhões de m² construídos no Paraná e Santa Catarina. Possui entre seus diferenciais a certificação ISO 9001:2015 e o Nível A do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Governo Federal – dois dos principais certificados de qualidade do País.

Sobre a Teclógica

Fundada há 25 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui expertise em projetos de Outsourcing, Infraestrutura, Comunicação Corporativa e Mobilidade Corporativa. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo o território nacional e na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção