Como gerenciar os registros de obras com segurança e agilidade?

Novas tecnologias aplicadas à gestão da área de construção permitem facilitam o trabalho no canteiro através dos registros de obras, organizando documentos, a rotina, o consumo de materiais, eficiência no uso de equipamentos, além de diminuir desperdícios e aumentar a produtividade.

A tecnologia é também uma excelente aliada no gerenciamento de registros, ponto crítico do dia a dia da maioria das construtoras do Brasil e que se ampliou com novas exigências, como as que foram determinadas pelo eSocial.

Conforme apontado pelo McKinsey Global Institute, o uso de novas tecnologias é uma das saídas à estagnação da indústria da construção. O setor teve um aumento de em média 1% da produtividade nas últimas duas décadas. O que representa um valor inferior comparado aos 2,8% da indústria de manufaturados. Por ano, US$1,6 trilhão deixa de ser faturado com a perda de produtividade na construção civil em todo o mundo.

Organização é fundamental

Construtoras que querem a excelência para fidelizar clientes e conquistar novos mercados devem investir em soluções que auxiliem na organização. Sem o amparo de um sistema eficiente, por exemplo, os registros de obras geram um grande volume de papel nas empresas, além de uma enorme dificuldade de organização e arquivamento.

Vale lembrar que dezenas destes documentos exigem um tempo de retenção mínimo para evitar problemas legais no futuro. E ainda precisam ser analisados com frequência e refeitos periodicamente, como os atestados de saúde ocupacional, contratos sociais e documentação ligados ao eSocial.

Por isso, é importante investir em um software desenvolvido especificamente para a área de construção, capaz de manter todos os registros de obras necessários organizados e controlados, colaborando para uma gestão profissional, eficiente e automatizada.

Informações atualizadas permitem ações preventivas e corretivas

Ao utilizar a tecnologia para registrar as informações, é possível manter uma base atualizada para análise de funcionários e terceiros. Também torna-se viável oportunizar ações preventivas e corretivas, manter seguras as evidências do cumprimento da legislação vigente, entre outros benefícios.

Um bom sistema auxilia as empresas a eliminar por completo o papel nas obras, centralizando as informações e garantindo mais segurança em compartilhamentos, elaborações, revisões e atualizações de registros em um único ambiente virtual.

Controles integrados contribuem com a segurança e produtividade

A tecnologia possibilita ainda integrar todas as informações dos registros de obras por meio de uma catraca virtual. Ela controla o acesso de colaboradores, fornecedores e parceiros às obras, de maneira integrada de acordo com a documentação, aumentando a produtividade e eficiência das equipes, ao permitir a localização de informações com rapidez.

Dessa forma, o gestor sabe quem, quando e por qual motivo determinada pessoa acessou o canteiro de obras. Integrada a um módulo de registros, a funcionalidade pode bloquear ou liberar colaboradores de acordo com sua documentação.

Mobilidade para realizar registros de obras

A utilização de dispositivos móveis no setor da construção também permite digitalizar documentos de forma prática e ágil. Um scanner móvel, por exemplo, facilita o processo de digitalização de documentos físicos e agiliza o envio para o sistema da empresa.

É possível, por exemplo, padronizar o tamanho e a qualidade dos arquivos digitalizados, reduzindo custos e possibilitando maior organização para os documentos e registros de obras coletados.

Por meio da utilização de tecnologias especializadas em registros no setor da construção civil, as atividades se tornam mais dinâmicas e assertivas. Uma solução completa viabiliza desenvolver o trabalho de forma organizada, mantendo total controle entre o planejamento e o acompanhamento da obra, além de ajudar a organizar e mapear os registros de obras relevantes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe suas dúvidas e comentários sobre os controles de registro na sua empresa com a gente!

2 Comentários


  1. Excelente post, me esclareceu bastante dúvida que tinha referente a registro de obras

    Responder

    1. Fabio, que bom que ajudamos a esclarecer suas dúvidas. Ficamos à disposição.

      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção