Por que todo canteiro de obras precisa de um software de gestão?

Qual gestor não gostaria de ter acesso fácil a todas as informações sobre o seu empreendimento? Isso ajudaria muito na hora de tomar qualquer decisão, o que permite aumentar o desempenho e a eficiência do trabalho. Esse processo é possível com o auxílio de um software de gestão, que ajuda a controlar todos os processos existentes em um canteiro de obras. Uma ajuda e tanto para qualquer empresa do ramo de construção.

Os benefícios de contar com um sistema são inúmeros, abaixo listamos alguns para você entender por que todo canteiro de obras precisa de um software de gestão!

Por que usá-lo?

O uso de um software de gestão permite reunir os dados necessários para se ter uma visão ampliada do negócio e consequentemente obter benefícios como a redução de custos, acompanhar o desempenho da produtividade, controlar o uso de insumos no canteiro de obras e, claro, tomar decisões com mais agilidade e segurança.

O uso da tecnologia já é tendência para o canteiro de obras. Muitas empresas já estão aderindo e percebendo resultados relevantes para seu negócio, pois os softwares de gestão para as obras podem ser acessados através de dispositivos móveis, o que permite a sua utilização em qualquer lugar de uma obra. Ou seja, o gestor pode ter acesso a qualquer informação do lugar onde estiver. Isso aumenta os controles sobre processos e ainda contribui para que se tenha mais eficiência no trabalho.

Acompanhe o desempenho

Atrasos na obra e baixa produtividade? Como identificar esses impasses e ajustá-los? Com a gestão e o apontamento da produtividade isso é possível, pois, com o software, o engenheiro consegue fazer o registro de atuação dos trabalhadores, do desempenho dos equipamentos e controlar toda a cadeia produtiva da obra.

Essas informações permitem calcular e determinar o custo da mão de obra, otimizar e escolher os equipamentos mais eficientes e avaliar o desempenho de todo o trabalho. Com isso, o gestor tem um subsídio necessário para desenvolver métodos que tornem o serviço mais eficiente e com um custo menor.

Qualidade e segurança

A oferta de produtos e serviços de qualidade é determinante para o sucesso ou fracasso de um empreendimento. As companhias devem desenvolver e cobrar os seus indicadores de qualidade e segurança para garantir o bom desenvolvimento das suas atividades. Esse acompanhamento é feito a partir do compilamento de informações e de avaliações periódicas. Um software de gestão permite que esse trabalho seja feito de maneira mais eficiente.

Em relação às questões de segurança, o software de gestão permite planejar, acompanhar e registrar as reuniões sobre as questões de segurança, monitorar a entrega e o uso dos EPIs, acompanhar a documentação e exames médicos dos colaboradores, assim como registrar os treinamentos. Já nos aspectos envolvidos com a qualidade, um programa de gestão permite um foco maior no desenvolvimento do produto e dos processos, contribuindo para a adequação do trabalho a programas de qualidade como ISO 9001, 14001 e 18001, assim como o PBQP-h.

Relacionamento com o consumidor

Os serviços de acompanhamento dos clientes são de grande importância, é comum que após o término de um serviço ou de uma venda seja necessário prestar alguma assistência técnica. Um software de gestão permite que a companhia tenha um controle eficiente desse tipo de serviço. Entre as suas funcionalidades estão a documentação de pedidos, as soluções propostas e a realização das mudanças combinadas. Permitindo ter não somente o controle, mas também o entendimento de questões que podem ser melhoradas, além da construção de um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) único e eficiente.

Ainda sobre o relacionamento com o cliente, um software de gestão empregado em empresas de construção civil permite que seja feita o controle das etapas de vistoria e entrega das obras fornecendo o acompanhamento em quatro etapas da obra: construção, inspeção final, vistoria com o cliente e entrega das chaves. Esse mecanismo cria um ambiente em que se documenta cada etapa e estabelece uma central de informação que pode ser usada para melhorar o processo como um todo.

Informações bem guardadas

O programa, ainda, permite controlar as informações que circulam na empresa, fornecendo um ambiente necessário para o registro e atualização dos documentos necessários tanto para a equipe do escritório quanto da obra.

E o mercado já oferece boas opções para as empresas de engenharia civil. O Mobuss Construção, software de mobilidade para a construção civil, junta todas essas funcionalidades e contribui para que as empresas tenham maior eficiência no controle das obras, objetivando melhorar a rentabilidade.

Gostaria de usar um software de gestão para suas obras? Tem alguma dúvida em relação a essa tecnologia? Compartilhe nos comentários as suas ideias e questionamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *