Os benefícios do uso de dispositivos móveis na construção civil

A indústria da construção civil é de vital importância para a economia, gerando muitos postos de trabalho e atendendo demandas que vão desde a redução do déficit habitacional, melhoria da infraestrutura nacional e lucratividade dos investidores. São muitos os desafios que precisam ser enfrentados para a conclusão de um projeto, seja no cumprimento dos prazos, normas e legislações, manutenção das certificações de qualidade, atendimento ao orçamento planejado, entre outros.

Nesse cenário e na rapidez das transformações econômicas, é impossível pensar em um engenheiro que precise voltar ao seu escritório para checar documentos, atualizar relatórios e transmitir ordens. O momento exige economia de recursos, diminuição do tempo gasto em trânsito e também que as decisões sejam tomadas imediatamente, muitas vezes no próprio canteiro de obras. E é aí que os dispositivos móveis ganham importância.

Mobilidade

No anseio de resolver essa demanda por decisões rápidas, empresas têm buscado implementar o uso de ICT (Information and Communication Technology, do inglês, Tecnologia de Informação e Comunicação). Ferramentas como tablets, smartphones e outros meios de comunicação móvel permitem acompanhar os processos em tempo real. Softwares voltados para área da construção civil permitem que informações possam ser verificadas in loco, facilitando a geração de relatórios e análises a serem disponibilizadas para toda a equipe, além da tomada de decisão mais rapidamente.

Isso representa economia de tempo e aumento da competitividade. Se antes eram necessárias duas reuniões, uma com os operários e outra com a gerência em um escritório, agora é possível gerar relatórios que podem ser acompanhados via sistema. Os funcionários podem mandar fotos, vídeos, dados, gerando subsídios de análise e gestão de processos.

Segurança

É muito difícil administrar tanta gente entrando e saindo de uma construção. Dispositivos móveis integrados com soluções de controle da segurança podem armazenar informações, dados e fotos para uma rápida identificação das pessoas autorizadas. Algumas soluções, inclusive, têm a funcionalidade de controlar se os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram entregues e manter um registro de ciência dos funcionários, garantindo assim, a segurança do colaborador e da empresa perante possíveis acidentes de trabalho.

O futuro da construção civil

Em um mercado que opera com números tão grandes, manter-se atualizado e em posse de tecnologia é fundamental para a sobrevivência. Um trabalho desorganizado e que foge dos prazos estabelecidos onera o projeto e pode até mesmo trazer um desgaste para a imagem corporativa. A competitividade é cada vez maior e as margens de lucro e os prazos estão cada vez mais apertados. Portanto, cada esforço para aumentar a produtividade e reduzir o desperdício conta para o resultado final.

É impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo ou até mesmo preso a um escritório sem informações do que está acontecendo na construção. É nesse cenário que a tecnologia pode auxiliar os gestores. A mobilidade é o futuro desse mercado, permitindo aos engenheiros gerenciar cada vez mais projetos em períodos cada vez menores!

Já utiliza alguma solução de mobilidade na sua empresa? E dispositivos móveis para gerir os processos? Quer acompanhar mais dicas e novidades? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *