TAO Engenharia adquire novas certificações com ajuda do Mobuss Construção

Ter uma comunicação efetiva entre colaboradores do canteiro de obras com o escritório é um desafio na rotina das construtoras. Nesse processo podem ocorrer gargalos e compartilhamento de informações obsoletas. Esse foi um dos motivos que levou a TAO Engenharia a adotar o Mobuss Construção.

A construtora, que é localizada no norte do Mato Grosso, atua no segmento de construção, agronegócio e locações. Foca mais precisamente na construção de armazéns e obras industriais, além de atender outros serviços. 

Fernanda Cenedese, que é Analista de Processos & Qualidade da empresa, informou que usavam todos os registros manuais, mas aconteciam perdas e extravios no meio de tantos documentos de arquivo físico. “Com o sistema, ficou muito mais fácil a organização de informações, e conseguimos padronizar a nossa comunicação.”

Para saber mais sobre como a TAO Engenharia otimizou seus processos, obteve mais controle das atividades no canteiro e adquiriu novas certificações, continue lendo!

Mobilidade nas obras

Com auxílio do Mobuss Construção, a TAO ganhou outro benefício, a mobilidade. A partir do uso de tablets no canteiro, a empresa otimizou o processo de auditorias e conseguiu fazer a certificação da ISO 9001 e do SiAC PBQP-h

“No início, tivemos um pouco de resistência na obra com o uso dos tablets, mas foi questão de adaptação e treinamento. Tudo foi auditado dentro do sistema, e o auditor achou algo extremamente inovador a parte de verificações de serviços e fichas de verificação de material”,  afirma Fernanda. 

Aloisio Arbegaus, o Diretor do Mobuss Construção, comentou sobre a importância da criação de uma cultura tecnológica na empresa. “Usualmente é sempre uma fronteira a ser atravessada. Isso é natural na implantação de um sistema. Mas em sistemas móveis como é o caso do Mobuss Construção, esse processo é algo mais intuitivo do que em desktops.” 

Acesso às informações do canteiro

Desde o início de um projeto construtivo, muitas informações são geradas e podem ser utilizadas em análises para a otimização da qualidade, produtividade e segurança da obra.

Segundo Leandro Pereira, Orçamentista da TAO, sobre a  apropriação de custos, a equipe antes trabalhava com indicadores padrão de mercado e índices da construção civil, que servem como base, porém não são adaptáveis à realidade das empresas. “Com o módulo de apropriação, hoje conseguimos aferir isso no canteiro de obras, dando mais precisão à questão dos indicadores”.

Além disso, é possível analisar as informações no painel de qualidade e tomar decisões mais assertivas. “Nós conseguimos acompanhar quando é gerada uma não conformidade em tempo real. Já começamos a tratar a causa raiz, entre outros cálculos para que não se repita em nossas obras”, complementa Fernanda.

Aloisio afirma que com o uso de mobilidade é possível obter informação organizada e online. “A tecnologia permite acesso à informação para a tomada de decisão com iniciativa rápida sobre uma não conformidade, entendendo quem são os responsáveis para resolver brevemente”.

Facilidade de integração

Leandro conta que foi necessário algumas alterações no sistema. Nesse contexto, vale ressaltar que cada empresa possui processos diferentes e, por isso, é fundamental contar com softwares que ofereçam possibilidades de integração com outras plataformas e possam ser customizados.

“Saímos de uma planilha que tinha o perfil da empresa para um sistema que tem suas particularidades, então precisei de alguns ajustes da minha parte. Fizemos uma pequena modificação, que irá facilitar nossa vida dentro de campo”, completa.

Ele estima que o investimento feito no sistema representa menos de 1% do custo total da obra. A TAO Engenharia implantou os módulos Apropriação, Qualidade, Gestão de Documentos e Segurança.

Quer conhecer mais sobre os benefícios que o Mobuss Construção pode trazer para a sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita com nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção